Connect with us

ELEIÇÕES

Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (21)

Publicado em

Os eleitores não poderão ser presos a partir desta terça-feira (22). A proibição está na legislação eleitoral e é aplicada cinco dias antes do segundo turno das eleições, que será realizado no próximo domingo (27).

Brasília (DF), 22/06/2023 - Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

TSE – A regra exclui prisões em flagrante ou casos de prisões determinadas a partir de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

A restrição seguirá válida até 29 de outubro, dois dias após a votação.

No próximo domingo, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. Não há segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.

Justificativa

Os eleitores que não puderem comparecer ao pleito deverão fazer a justificativa de ausência na votação. Assim como ocorreu no primeiro turno, não há possibilidade de voto em trânsito no segundo.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo E-título, da Justiça Eleitoral, ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito.

O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android até sábado (26), véspera da eleição.

Comentários Facebook

ELEIÇÕES

Abílio Brunini derrota Lúdio Cabral e é eleito o próximo prefeito de Cuiabá

Published

on

Em primeira entrevista coletiva como prefeito eleito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) falou de superação pessoal ao comentar sobre a vitória nas urnas. O novo prefeito afirmou que, além de derrotar seu adversário político, sentiu que “venceu ele mesmo”, em uma referência à sua evolução desde a última disputa municipal em 2020, quando foi derrotado no segundo turno.

“Eu venci eu mesmo em 2020, porque me tornei mais maduro e mostrei que podia ser uma pessoa diferente”, disse Abílio, refletindo sobre sua trajetória política nos últimos anos. Ele ressaltou que sua evolução pessoal e política o preparou para a nova fase. “O bem sempre vence o mal”, afirmou.

Com a responsabilidade de administrar uma cidade marcada por operações policiais, Brunini também pediu a ajuda da população cuiabana para “resgatar” Cuiabá. “Peço a Deus sabedoria para saber lidar com tudo nessas circunstâncias, e que o povo de Cuiabá nos ajude a conseguir resgatar nossa cidade”, declarou.

Em tom de gratidão e emoção, Abílio comentou sobre o momento que vive ao lado da família. “Estou orando a Deus o tempo todo, agradecendo por essa vitória. Ainda é um momento de muita gratidão. Eu abracei e dei um beijo na minha esposa, estava sozinho com meus filhos e minha esposa, e ainda não sei como me expressar”, disse ele.

Abílio Brunini também afirmou que, a partir de agora, a equipe vai começar a traçar os próximos passos de seu mandato. “Vou conversar com nossa equipe e planejar o que vamos fazer daqui para frente”, concluiu.

Da assessoria

Comentários Facebook
Continue Reading

ELEIÇÕES

Corpo de Bombeiros intensifica ações de prevenção no 2º turno das eleições em Cuiabá

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) intensifica as ações de prevenção realizadas neste domingo (27.10), durante o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá, com a mobilização extraordinária de 86 militares, além do efetivo que já está em serviço regular na Capital, para a “Operação Eleições 2024 – 2º Turno”.

O objetivo é garantir serviços de prevenção e combate a incêndios, além de salvamento e atendimento pré-hospitalar nos locais de votação, para minimizar qualquer situação de risco que possa envolver os eleitores.

Ao todo, 445.070 pessoas estão aptas a votar neste segundo turno, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nas quatro Zonas Eleitorais na Capital que abrangem 158 locais de votação e 1.363 seções eleitorais. A eleição acontece das 7h às 16h, mas a operação começou às 6h e seguirá até o término da apuração dos votos.

Segundo o tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da operação e do 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), a meta é seguir o mesmo padrão de atendimento ao cidadão observado no primeiro turno e garantir um processo eleitoral tranquilo e sem incidentes.

Para isso, os bombeiros estão posicionados nos principais locais de votação, que reúnem os maiores contingentes de eleitores, como a Arena Pantanal, a Escola Estadual Dom Pedro II Presidente Médici, a Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, a Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi e entre outros.

As equipes se revezarão durante os períodos matutino e vespertino, assegurando uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação de emergência. Após a apuração dos votos, os militares serão deslocados para áreas com grande movimentação de público.

“Com essa atuação reforçada, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso de promover um ambiente seguro e tranquilo, para que a população possa exercer seu direito ao voto com confiança e tranquilidade”, afirmou o tenente-coronel.

Além dos bombeiros militares, a operação de segurança das eleições conta com a participação das Polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, do Ministério Público e da Defesa Civil Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262