conecte-se conosco


Cuiabá

Enfermeiros das unidades básicas de saúde passam por capacitação sobre manejo no tratamento de feridas

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Cerca de 150 enfermeiros da rede de atenção primária à Saúde de Cuiabá realizaram curso de manejo de feridas e curativos, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao longo desta semana, no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho), da Câmara de Cuiabá. Para evitar aglomerações, os profissionais foram divididos em quatro turmas, cada uma sendo capacitada entre os dias 14 e 17 de setembro. 

O coordenador de programas especiais da SMS, Márcio Frederico, explica que o objetivo desse curso é levar para os profissionais mais informações sobre o manejo de feridas, identificação da etiologia da ferida, saber o momento da troca, os encaminhamentos necessários e garantir segurança ao enfermeiro quanto à utilização da melhor estratégia, pois o enfermeiro é o detentor da prescrição e conhecimento. “Futuramente, pretendemos estruturar um Centro de Referência na Atenção Primária para trabalhar a questão das feridas.  Queremos não só melhorar a assistência e sim alcançar maior descentralização desse serviço, para que o paciente receba o tratamento na sua área, não precisando se deslocar para lugares distantes. Esse empenho é o  começo, trazendo o conhecimento entre os nossos profissionais enfermeiros”, afirma. 

Leia mais:  Semob altera velocidade na avenida Dom Bosco para 40 km/h; monitoramento eletrônico começará a emitir notificações no dia 5

De acordo com Camila Carazzato, enfermeira da empresa Convatec, licitada para oferecer a capacitação, o conhecimento obtido proporciona aos profissionais da saúde fazer uma melhor avaliação da ferida e utilizar da melhor maneira os produtos (medicamentos e insumos), obtendo uma cicatrização mais rápida e garantindo melhor custo-benefício. “Os pacientes sofrem com lesões crônicas e temos diferentes tipos (pé diabético, úlcera venosa, úlcera arterial, lesão por pressão, entre outros). Esses pacientes acabam procurando o centro de saúde para uma avaliação e um tratamento. Então, o enfermeiro precisa estar preparado tecnicamente com as melhores condutas e, por isso, a gente traz a literatura mais avançada do mundo inteiro para que eles saibam como avaliar e definir o melhor tratamento, que envolve a utilização correta do produto para o melhor custo-benefício”, detalha. 

A enfermeira dermatológica Raquel Reis, que atua na rede municipal, conta que atualmente a Policlínica do Coxipó é uma referência para tratamento de feridas, com uma equipe multidisciplinar. Segundo ela, a unidade chega a atender quase 400 pessoas

por mês somente para tratamento de lesões crônicas, como pé diabético, por exemplo. Com o curso, ela explica que o serviço estará disponível de forma aprimorada em todas as unidades básicas de saúde. “A ideia é ter o tratamento correto em todas as unidades. O secretário-adjunto Dr. Xavier está muito preocupado com isso e acreditando que vai dar tudo certo para oferecer o melhor tratamento em toda a rede”, diz.

Leia mais:  Câmara realiza ação em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Comentários Facebook

Cuiabá

Novos estagiários são recepcionados na Câmara

Publicado


Na presidência da Casa, os estudantes assinaram o termo de compromisso de estágio

Oito estagiários aprovados no último processo seletivo foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (18), na Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), pelo secretário de Ações Institucionais, Leonardo Pio Arnuti, e pelo chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Danilo Monlevade.

“Para nós é muito gratificante receber esses jovens que vieram para contribuir conosco, com certeza, vamos aprender com eles e eles vão aprender com os nossos servidores, com secretários e os vereadores”, destacou o presidente da Casa.
Os estudantes foram aprovados na última seletiva realizada pela Câmara e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nesta segunda, eles assinaram o termo de compromisso de estágio.
O estudante de jornalismo, Matheus Fin, foi designado para a Secretaria de Comunicação da Câmara. “É muito gratificante ter conseguido essa vaga, poder entender mais sobre a Casa de Leis e também aprender mais sobre a área que estou estudando”, disse.
Já o estudante Maicon Douglas, que faz o curso técnico em Meio Ambiente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), ingressou na Secretaria de Ações Institucionais. “Espero colocar em prática tudo aquilo que aprendi no meu curso e espero contribuir mais para a população cuiabana e para a Câmara também”, frisou.

Secom Câmara

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA: Prefeito Emanuel Pinheiro entrega obra de revitalização da Biblioteca Pública de Nossa Senhora da Guia

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca 49 candidatos aprovados; Veja a listagem

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá publica nesta segunda-feira (18) os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários da Secretaria Municipal de Educação, para os cargos de Professor Pedagogo, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial (AEE), Professores de Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). No total estão sendo convocados 49 aprovados.

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na próxima quarta-feira (20) para admissões e contratações, conforme especificado nos editais.

Os convocados devem ler atentamente os editais, que trazem todas as informações, inclusive sobre os documentos que devem ser entregues. É importante lembrar que, de acordo com os editais, o candidato deve apresentar toda a documentação exigida. A idoneidade dos documentos apresentados é de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente por quaisquer declarações falsas, irregularidades ou ilegalidades que eventualmente forem constatadas.

Leia mais:  Sine Municipal oferta 454 vagas nesta segunda-feira; Confira a lista de oportunidades

O candidato que não comparecer no dia e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, serão chamados os classificados na sequência.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva, Nº 005/2020/GS/SME.

Os candidatos aprovados irão atuar em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, suprindo vagas em substituição, de profissionais efetivos.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária da Prefeitura de Cuiabá ofereceu 1.924 vagas, além da formação de cadastro de reserva. A Prefeitura de Cuiabá já convocou 1.700 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para diversos cargos.

Confira anexo os editais de convocação.

Serviço:

Convocação de candidatos do Processo Seletivo Simplificado

Data: quarta-feira (20), conforme convocação nos Editais

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262