Connect with us

MATO GROSSO

“Entrega da ponte do Atalaia representa superação de desafios de gestão e engenharia”, afirma secretário

Publicado em

A entrega da ponte Sarita Baracat, a nova ponte sobre o Rio Cuiabá que liga a Capital e Várzea Grande entre os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago, representou um desafio de engenharia e de gestão para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Desde o início da atual gestão, uma série de medidas precisou ser tomada para garantir a entrega da obra.

A construção da ponte foi inicialmente licitada e contratada em 2013. Apesar disso, nenhuma ordem de serviço foi emitida até 2018, quando a obra foi iniciada. No entanto, a obra começou sem ter certeza de como seriam os seus acessos.

“Quando assumimos o Governo em 2019, a obra da Ponte do Atalaia estava com cerca de 30% de conclusão. Suas estacas já estavam fincadas, mas ninguém sabia como seria possível chegar na ponte. Ela se transformaria em uma estrutura suspensa no ar, sem ligação a lugar nenhum”, explica o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.

Seguindo a determinação do governador Mauro Mendes, de que todas as obras iniciadas deveriam ser concluídas e que nenhuma obra deveria ficar paralisada, a equipe da Sinfra começou a trabalhar nos projetos para criar os acessos.

“Essa ponte começou a ser construída em uma região de difícil acesso. Todo o entorno da ponte era um banhado, com muitas áreas alagadas”, continua o secretário. “O projeto precisou contemplar um grande trabalho para estabilizar o solo, com uma camada grande de pedras”, explicou.

Além disso, a Sinfra precisou elaborar todos os projetos de desapropriação, outro desafio, uma vez que muitos dos terrenos no caminho do acesso não tinham documentação. O caminho de acesso envolve 3,29 km de prolongamento entre a Avenida P, no Parque Atalaia, e Avenida São Gonçalo, no Parque do Lago.

Outras questões precisaram ser superadas durante a execução das obras. Desde a dificuldade em encontrar material para fazer a base do terreno, passando por uma estação de tratamento de esgoto, cujas adutoras ficam ao lado da ponte no lado de Várzea Grande.

A Sinfra também está melhorando outras ruas que dão acesso a ponte. “Tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande, houve rompimento de emissários de esgoto nas pistas antigas, que não são de nossa responsabilidade, mas a Sinfra-MT está trabalhando para resolver esses problemas”.

A obra foi entregue na última sexta-feira (25.04), incluindo a ponte, o acesso e ainda toda a iluminação do trajeto. O investimento total foi de R$ 79,2 milhões. “Foi um desafio que precisamos superar para cumprir a determinação do governador Mauro Mendes. Agora a Ponte do Atalaia vai trazer mais mobilidade para todos os moradores da região, criando mais um acesso entre os dois municípios”, finalizou o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

CGE lança Painel Correição em Dados para fortalecer a transparência e o controle social

Published

on

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso disponibilizou, nesta segunda-feira (12.5), o Painel Correição, uma ferramenta digital interativa que disponibiliza, de forma clara e acessível, dados consolidados sobre processos disciplinares concluídos envolvendo servidores públicos e sanções aplicadas a empresas com base na Lei Anticorrupção. A iniciativa integra os esforços do órgão em ampliar a transparência pública e fortalecer os mecanismos de controle social.

Voltado tanto ao setor público quanto ao setor privado, o painel apresenta informações gerenciais sobre processos concluídos entre os anos de 2023 e 2024. No caso dos servidores públicos, estão disponíveis dados sobre o quantitativo de agentes processados, penalidades aplicadas e tempo médio de duração dos processos disciplinares. Já em relação ao setor privado, o painel detalha os acordos e as sanções aplicadas a empresas e demais entes com fundamento na Lei Anticorrupção.

Um dos destaques da ferramenta é a possibilidade de aplicação de filtros personalizáveis, que permitem ao usuário segmentar a análise por período, órgão de origem e tipo de penalidade. Essa funcionalidade facilita o acesso a relatórios específicos e atende a diferentes perfis de interesse, desde gestores públicos até cidadãos e pesquisadores.

Segundo o secretário adjunto de Corregedoria Geral, Renan Zattar, o painel representa mais um avanço na construção de uma administração pública mais íntegra e acessível. “O objetivo do Painel Correição é tornar essas informações mais acessíveis e permitir que a população acompanhe de perto como o Estado responde a irregularidades”, afirma.

O painel está disponível no portal da CGE e é atualizado com base nos processos finalizados por comissões processantes. A versão atual não inclui processos em andamento ou registros anteriores a 2023, mas há previsão de expansão futura. Para acessar o painel clique AQUI

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Sine Estadual disponibiliza mais de 2,1 mil vagas de trabalho nesta semana

Published

on

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulgou 2.154 vagas de trabalho disponíveis para esta semana em Mato Grosso.

As oportunidades abrangem diversas áreas de atuação e estão distribuídas entre os 36 postos de atendimento do Sine, instalados em 32 municípios de Mato Grosso.

Em Cuiabá e Várzea Grande, são 349 empregos disponíveis em funções como auxiliar de linha de produção (100), ajudante de obras (21), auxiliar de logística (20), auxiliar de limpeza (16), pintor de obras (15), operador de caixa (13), servente de obras (13), pedreiro (11), repositor de mercadorias (8), atendente de lanchonete (5), carpinteiro (5), desossador (5), magarefe (5), abatedor (4), empacotador à mão (4), frentista (4), entre outras.

Há também, a disponibilidade de 9 oportunidades de trabalho exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD). As funções são auxiliar de limpeza (2), frentista (2), lubrificador de móveis (2), operador de caixa (2) e oficial de manutenção (1).

No município de Primavera do Leste, estão disponíveis 137 vagas de trabalho, nas funções de auxiliar de linha de produção (42), soldador (22), ajudante de obras (21), eletricista (20), coletor de lixo (10), carregador e descarregador de caminhões (4), atendente balconista (3), auxiliar mecânico de ar condicionado (2), auxiliar administrativo (1), auxiliar de cozinha (1), auxiliar de mecânico de autos (1), consultor de vendas (1), cozinheiro de restaurante (1), desenhista projetista mecânico (1), desenhista técnico mecânico (1), eletricista de manutenção em geral (1), estoquista (1), mecânico de automóvel (1), sinaleiro (1), supervisor de vendas comercial (1) e torneiro mecânico (1).

Em Nova Mutum, são 110 vagas disponíveis, nas ocupações de operador de processo de produção (50), auxiliar de linha de produção (10), pedreiro (9), safrista (8), assistente administrativo (4), carpinteiro (4), vendedor de plano de saúde (4), carregador (3), mecânico de manutenção de máquinas em geral (2), reparador técnico (2), técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (2), auxiliar de limpeza (1), caseiro (1), coletor ambiental (1), entregador de bebidas (1), mestre de obras (1), montador de estruturas metálicas (1), motorista de caminhão guincho pesado com munk (1), operador de máquinas de construção civil e mineração (1), servente de limpeza (1), servente de obras (1), técnico de refrigeração (1) e técnico de suporte de TI (1).

A lista detalhada e completa das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine Estadual realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.

Na Região Metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 17h30.

Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262