Connect with us

ELEIÇÕES

Equipe do TRE-MT participa de curso para formação de Brigada de Incêndio

Publicado em

Cerca de 30 pessoas participam de um curso para formação da Brigada de Incêndio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Iniciada na manhã desta quarta-feira (21.05), a capacitação une aulas teóricas e práticas, que totalizarão, ao final, 24 horas de aulas. O curso terá continuidade nos dias 22, 23, 26, 27 e 28 de maio, sempre das 8h às 12h, visando evitar sobrecarga dos(as) participantes e permitir a conciliação com as atividades regulares do Tribunal. 

A chefe da Seção de Infraestrutura e Gestão Mobiliária, Gilvana Martins de Souza, Santiago, explica que a formação de brigadistas é uma exigência de segurança para a conquista do alvará concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT). “Mas, além disso, é algo importante para aprendermos e aplicarmos nas nossas vidas, no nosso dia a dia. Então, vamos preparar os brigadistas, compor a Brigada de Incêndio e depois, vai ser feita a atualização, uma vez por ano. A gente procurou pegar três pessoas por andar e explicamos a cada setor a importância do curso, e hoje contamos com essas 30 pessoas voluntárias”.

A Brigada de Incêndio será formada por servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do TRE-MT. O coordenador de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Sandro Gonçalves Delgado, agradeceu aos participantes por terem se voluntariado. “Agradecemos pelo espírito de cidadania e colaboração de todos, pois a partir de agora, graças a vocês teremos um ambiente mais seguro para servidores, magistrados, terceirizados e sociedade de um modo geral, pelos conhecimentos que serão adquiridos. E também agradecemos à equipe do CBM-MT, pela disponibilidade”.

A primeira aula foi ministrada pelo Sargento BM J. Gonçalves, com apoio do soldado BM Lauro Victor, ambos do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Segundo o sargento, o curso é um ganho para a vida dos participantes, além do Tribunal. “Estou cansado de ver pessoas perdendo a vida por falta de informação, de conhecimento. É importante sabermos atuar em situações como incêndios e ocorrências emergenciais de saúde”, destacou. 

Para Luciano de Amorim Amaral, líder da seção de transporte, a iniciativa do Tribunal demonstra “uma visão antecipada e cuidadosa, pensando no bem-estar de todos, não só dos servidores efetivos, mas também dos contratados, terceirizados, prestadores de serviços e até mesmo dos eleitores que procuram nossa casa em busca de  atendimento”, explicou. Amaral destacou, também, que a capacitação traz mais segurança e “nos dá mais conforto ao saber que estamos em um ambiente que prioriza a segurança física e material de todos”. 

Conteúdo programático

O conteúdo programático do curso inclui os aspectos legais; teoria do fogo; prevenção contra incêndio e pânico; técnica e tática de combate a incêndio; equipamento de operação manual; equipamentos de sistema fixo e operação automática; procedimentos iniciais de primeiros socorros; vias aéreas; reanimação cardiopulmonar; estado de choque; hemorragias; fraturas; ferimentos; queimaduras; emergências climáticas; movimentação, remoção e transporte de vítimas; e pessoas com mobilidade reduzida.

Jornalista: Nara Assis

#DescriçãodaImagem: A fotografia mostra uma sala com várias pessoas de costas e sentadas, enquanto o bombeiro está de pé falando. 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook

ELEIÇÕES

Participe da consulta pública para elaboração das metas nacionais da Justiça Eleitoral

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) convida a sociedade brasileira a participar da consulta pública para a formulação das metas da Justiça Eleitoral para o ano de 2026. A participação pode ser feita até o dia 27 de junho, por meio de formulário online.

Essas metas representam os compromissos dos tribunais eleitorais assumidos, anualmente, com a sociedade e buscam aprimorar os serviços jurisdicionais prestados, com foco em eficiência, transparência, acessibilidade e inovação. A iniciativa faz parte das Metas Nacionais do Poder Judiciário, que integram a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026. As metas são acompanhadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme a Resolução CNJ nº 221/2016.

A participação é simples: basta acessar o formulário on-line da pesquisa ou apontar a câmera do celular para o QR Code que está na imagem acima e opinar sobre as metas nacionais e específicas elencadas.  

Aprovação das metas

As metas e diretrizes estratégicas da Justiça Eleitoral para 2026 serão definidas durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que deve ocorrer em dezembro deste ano, em Florianópolis (SC), com votação e aprovação pelos presidentes dos tribunais eleitorais.

Como parte da preparação para o evento, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 – Referência 2025-2026. A publicação apresenta as bases para a formulação das metas nacionais, detalha as etapas previstas e identifica os responsáveis por cada fase do processo.

Compromisso

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 foi instituída pela Resolução CNJ nº 325, de 29 de junho de 2020, após construção democrática e participativa no âmbito da Rede de Governança Colaborativa, e tem a finalidade de definir as diretrizes nacionais da atuação institucional dos órgãos do Poder Judiciário para o período.

A Estratégia também tem como missão realizar justiça, além de tornar o Judiciário mais ágil e efetivo na garantia dos direitos dos cidadãos, contribuindo para a pacificação social e o desenvolvimento do país, por meio de valores como acessibilidade, inovação, integridade, ética, segurança jurídica, sustentabilidade, entre outros. 

A iniciativa integra as ações previstas no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da ONU – “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”.   

Jornalista: Nara Assis (Com informações do TSE)

#PraTodosVerem: A imagem é um banner institucional do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que divulga uma consulta pública sobre a definição das metas da Justiça Eleitoral para 2026. O banner tem fundo roxo com detalhes em laranja e branco, e informa que a consulta ocorre de 12 a 27 de junho. O texto convida a população a participar e há um QR Code no canto inferior direito para acesso ao formulário. Também estão presentes logotipos do TSE, do projeto “Metas da Justiça Eleitoral 2026” e da campanha “Todos pela Justiça que a gente quer!”.

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

ELEIÇÕES

TRE-MT homenageia juízes eleitorais por iniciativas de aumento biométrico

Published

on

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (11.06), entregar Moção de Aplausos para a juíza da 25º Zona Eleitoral e o juiz da 8º Zona Eleitoral. A proposta foi feita pelo vice-presidente do TRE-MT, desembargador Marcos Machado, em reconhecimento à juízes que promoveram ações para aumento da biometria. 

A decisão ressaltou a atuação da 25º Zona Eleitoral, sediada em Pontes e Lacerda e conduzida pela juíza eleitoral, Djéssica Giseli Küntzer. A Moção de Aplausos elogia a convocação direta do eleitorado a partir do uso de linguagem simples com objetivo de coletar a biometria. Atualmente, a 25º ZE possui 45.647 eleitores e eleitoras aptas ao voto, desse número 83,7% já possui a biometria cadastrada. Além de Pontes e Lacerda, a zona abrange os municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Vale de São Domingos.

O outro juiz a ser homenageado, Daniel de Sousa Campos, é responsável pela 8º Zona Eleitoral. Sediada em Alto Araguaia e com o alcance de 95,4% de biometrias cadastradas, a zona possui 22.544 eleitores e eleitoras aptas ao voto. A homenagem reconhece a promoção de ações direcionadas ao aumento no cadastro biométrico da população, com destaque para o município de Ponte Branca, que alcançou 99% de biometrias coletadas.  Além de Alto Araguaia, a zona abrange também os municípios de  Alto Taquari, Araguainha e Ponte Branca. 

Tomada em votação no plenário, a decisão ocorreu ao final da sessão. Para o desembargador Marcos Machado, essa é uma forma de reconhecer e incentivar mais iniciativas dos Cartórios Eleitorais do estado.  “Precisamos aumentar o número de eleitores com biometria cadastrada e reconhecer esse tipo de iniciativa é um grande passo para valorização do trabalho e fortalecimento do processo democrático no país”, destacou.

O ato também chama atenção para a adoção de iniciativas como essas em outras zonas eleitorais. O desembargador Marcos Machado realçou a importância em elevar o número de biometrias cadastradas no estado. 

Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Nara Assis)

#DescriçãodaImagem: A imagem mostra uma pessoa fazendo o seu cadastro biométrico. 

Fonte: TRE – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262