Connect with us

Saúde

Estado do Rio está em bandeira amarela para covid-19

Published

on

O estado do Rio está em bandeira amarela de risco baixo para covid-19. É o que mostra a 81ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado todas as sextas-feiras pela Secretaria de Estado de Saúde. A análise divulgada hoje (13) indica que as regiões da Baía da Ilha Grande, Centro Sul e Noroeste fluminense se encontram com bandeira verde, de risco muito baixo para a doença. Já as regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Médio Paraíba, Serrana e Norte permaneceram com bandeira amarela, de risco baixo para a covid-19. 

A secretaria informou que esta é uma das últimas edições do mapa de risco, já que a ferramenta de acompanhamento do cenário epidemiológico da doença  está sendo reelaborada para se adequar à atual fase da pandemia.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe disse que no momento em que os números de casos, óbitos e de exames de PCR realizados estão baixos, qualquer variação, por menor que seja, provoca um impacto nos indicadores usados na equação do mapa de risco que não reflete a realidade. 

Leia mais:  Governo de MT já executou 50% da obra do novo Hospital Central

“Se o número de óbitos em determinado município sobe de 1 para 2, gera um aumento de 100% no indicador e uma grande pontuação na fórmula que gera o bandeiramento. O mesmo acontece com a taxa de positividade de exames RT-PCR. Por isso, a área técnica está reformulando a ferramenta de acompanhamento do cenário da covid-19 no estado”, explicou o secretário.

No período analisado, o número de internações caiu 42%, saindo de 24 internações para 14, nas últimas duas semanas. Os óbitos reduziram 71,4%, passando de 14 óbitos para 4 nos últimos 14 dias.

Chieppe disse que nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde vai apresentar um novo sistema, com novos indicadores mais adequados para o atual momento da pandemia. “Vamos aumentar a atenção nos indicadores precoces, como atendimentos de síndrome gripal em UPAs e testagens de antígenos registradas no e-SUS”, esclareceu o secretário.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook

Saúde

Secretaria de Saúde promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, na manhã de quarta-feira (18), das 8h às 12h, um evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na Praça 8 de Abril, no bairro Popular, em Cuiabá. O movimento conta com apoio de trabalhadores, usuários dos serviços de saúde mental assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seus familiares.

As equipes realizarão panfletagem, orientações sobre os serviços de saúde mental e, juntamente com demais parceiros, serão ofertados serviços de  aferição de pressão arterial e glicemia, orientação sobre vacinação, serviço de Consultório na Rua, ações de práticas integrativas – URPICS e Ambulatório de PICS, amostra de artesanatos produzidos nas terapias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço de Residência Terapêutica, dentre outras atividades, totalmente gratuitas, à disposição da população cuiabana, seguindo todos os cuidados sanitários de prevenção ao Covid-19. 

“O movimento caracteriza-se pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, iniciado ao final da década de 70. Esse coletivo lutava pelo fim desse tipo de tratamento, contra o estigma e exclusão de pessoas em sofrimento psíquico e pela instalação de uma rede de atenção à saúde mental de acordo com os princípios e diretrizes do SUS de universalidade, integralidade e equidade”, explicou Darci Bezerra, coordenadora técnica de Saúde Mental da SMS.

Leia mais:  Metade dos pacientes com covid têm sequelas que podem passar de um ano

O evento é aberto ao público em geral. Para maiores informações, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3617-7356 ou e-mail csm.saude@cuiaba.mt.gov.br.      

Serviço

Assunto: Dia Nacional da Luta Antimanicomial 

Data: Quarta-feira (18)

Onde: Praça 8 de Abril, Avenida Getúlio Vargas, bairro Popular, Cuiabá-MT

Horas: 8h às 12h 

Comentários Facebook
Continue Reading

Saúde

Saúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS

Published

on

O Ministério da Saúde informou ter identificado uma tentativa de “acesso indevido” em algumas de suas plataformas e que, “para resguardar as informações” suspendeu alguns acessos e deu início a uma “manutenção corretiva” nas plataformas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI.

De acordo com o ministério, a tentativa de acesso indevido ocorreu ontem (16), e a previsão de retorno das plataformas é para esta terça-feira (17), às 16h.

Em nota, o ministério informou que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nesta segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e, para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada.

“Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, acrescentou o ministério.

O Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta que disponibiliza o conjunto integrado de informações em saúde do país. Por meio de um dispositivo móvel ou acesso web, é possível visualizar histórico clínico dos cidadãos, o que pode abranger desde o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 até a Carteira Nacional de Vacinação Digital, passando por resultados de exames, medicamentos dispensados e outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Leia mais:  Doação de sangue em Rondonópolis passa a ser realizada no Hospital Regional

O e-SUS Notifica é uma ferramenta online de registro de notificação de casos de síndrome gripal leve suspeitos e confirmados de covid-19.

Já o Sistema de Informações do PNI permite que gestores envolvidos no programa avaliem riscos relativos à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado. Possibilita também o controle do estoque de imunos necessários aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262