Connect with us

Cuiabá

Estudantes de dez escolas da rede pública municipal de ensino conhecem o dia a dia das atividades no campo

Publicado em

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, visitaram na terça-feira (24), uma propriedade rural localizada na rodovia Coronel Palmiro Paes de Barros, no município de Santo Antônio do Leverger, a 34 quilômetros de Cuiabá. A visita faz parte das ações do projeto SEMEIA, voltado para estudantes do 1ª ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O projeto, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) vai atender em torno de  2 mil estudantes de 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) da rede pública municipal de Cuiabá.  

Lançado em 2021, devido as restrições impostas pela pandemia, só foi possível realizá-lo este ano. Além de capacitação dos professores, a proposta é que os estudantes participem de atividades teóricas sobre o universo do agro e façam visitas a uma propriedade rural, para conhecerem de perto e na prática, a vivência do campo.

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas. A primeira envolve os professores, que recebem capacitação, via sistema de ensino à distância (EaD) pelo Senar MT. Na segunda etapa o projeto é desenvolvido nas escolas e na terceira, é feita uma avaliação das atividades. Na quarta e última etapa é realizada uma exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes, no desenvolvimento do projeto. Nesse evento prevista para o segundo semestre, o Senar MT irá entregar certificados de reconhecimento às escolas, professores e estudantes.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, explicou que as atividades são desenvolvidas de acordo com o Ano escolar dos estudantes. “Além da interatividade, o projeto proporciona uma vivência prática com a visita dos estudantes a uma propriedade rural, para conhecerem o dia a dia das atividades no campo”, destacou a coordenadora.

Visita

Os estudantes do 1º Ano da EMEB Rita Caldas abriram a etapa de visitas a propriedade rural nesta terça-feira (24).

No período da manhã, após um lanche, eles conheceram os vários espaços da Estância entre eles o curral e o galinheiro, e plantaram mudas. Após o almoço, participaram de uma Oficina de Ervas Aromáticas e depois fizeram um lanche. Os estudantes se encantaram com a experiência e o que mais gostaram foi a visita ao curral e o plantio de mudas.  

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Para cada faixa etária foi organizada uma atividade como a manipulação de ervas aromáticas para os estudantes do 1º Ano e assim as demais oficinas, de temperos naturais para estudantes do 2º Ano, de hortaliças para o 3º Ano, produção de queijo para o 4º Ano e produção de hamburguer para o 5º Ano.

A programação de visitas da escola Rita Caldas prossegue até o dia 31. A próxima escola será a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo a partir do mês de junho.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana