Connect with us

Cuiabá

Famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz recebem kits de literacia familiar

Published

on

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência participou na quinta-feira (9), da entrega de kits de literacia familiar para seis famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz e Conta pra Mim, ação piloto.  

A Política Nacional de Alfabetização – PNA, lançada em abril de 2019, inclui entre seus princípios o “reconhecimento da família como um dos agentes do processo de alfabetização” e entre suas ações de implementação a “promoção de práticas de literacia familiar”. A PNA define a literacia familiar como o “conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, as quais a criança vivencia com seus pais ou cuidadores”.   

Em 2020, as equipes do programa Conta pra Mim e do programa Criança Feliz iniciaram as primeiras tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta interministerial, culminando no Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a Secretaria de Alfabetização – Sealf, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI.

Leia mais:  População prestigia primeiro dia da programação do Viva o Feriado em Cuiabá

A secretaria-adjunta da de Assistência Social, Clausi Barbosa, realizou a abertura do evento e falou sobre a importância do desenvolvimento da leitura com as crianças. Reforçou ainda que Cuiabá foi um dos 27 municípios do país a receber os 1.044 kits de literacia familiar, destacando que a capital mato-grossense é considerada referência nas ações desenvolvidas para as famílias cuiabanas.

“Muito antes da criança começar a vida escolar, desde os primeiros meses de vida elas podem ser estimuladas pelos pais a terem o contato com a leitura e a escrita. Nisso a criança estará se desenvolvendo não só no âmbito da alfabetização como também intelectual e pessoal. São pequenos hábitos que podem fazer toda a diferença na vida dessas crianças”, disse a secretária-adjunta.

A coordenadora do Programa Criança Feliz, Michelle Machado, explica sobre importância da atuação do programa para o desenvolvimento integral da criança, bem como o fortalecimento do vínculo familiar.   

“O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal que foi instituído através de um decreto de 2016, tão logo o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a gestão. Então, o programa aplica todo esse trabalho de grande valia aqui na capital e isso e motivo de muito orgulho. O programa visa dar desenvolvimento integral na primeira infância, de 0 aos 3 anos, porque é o momento em que a gente mais vê a criança aprendendo coisas novas e também o fortalecimento de vinculo familiar, com o estreitamento dos laços familiares. Então, esses beneficiários recebem total carinho da família, por conta das atividades que são passadas pelo programa, é um rol muito grande de benefícios”, ressalta a coordenadora.

Leia mais:  Assistência Social segue com ação de mobilização contra o trabalho infantil nesta sexta-feira (24)

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta segunda-feira (27), os editais de convocação de 12 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de Língua Portuguesa, Intérprete e Instrutor de Libras, Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação terça-feira (28), às 14h, conforme especificado nos Editais, para apresentação de documentos e atribuição.  

Os candidatos convocados que não comparecerem no dia e horário previstos ou não entregarem toda a documentação exigida serão eliminados, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Leia mais:  Obra da UPA Leblon entra na fase de acabamento e de instalação de mobiliário

O candidato aprovado atuará em unidade educacional da rede pública municipal de ensino em substituição de servidor efetivo, a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os editais de convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 002/2022/GS/SME, publicado na Gazeta Municipal Suplementar 329, de 25/02/2022.

O certame foi realizado este ano, por meio de avaliação de títulos, de forma emergencial, para preencher 665 vagas nas funções de Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG), Professor de Ensino Fundamental, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial.

Em 12 convocações a Secretaria Municipal de Educação já chamou 499 candidatos aprovados.

Serviço – Convocação Processo Seletivo Simplificado Emergencial – Edital nº 002/2022

Dia: terça-feira (28)

Hora: 14h

– Professor Pedagogo, Professor de Língua Portuguesa, Intérprete e Instrutor de Libras, Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Leia mais:  Sugestão de pauta: Lavagem das escadarias da igreja do Rosário e São Benedito ocorre neste sábado (25)

Confira anexo os Editais de Convocação

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza ação de combate ao trabalho infantil na feira livre do CPA III

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realizou, na noite de sexta feira (24), uma grande mobilização popular de combate ao trabalho infantil na feira livre do bairro CPA III, Região Norte do município. 

A ação de conscientização pertence a ampla programação idealizada pela Gestão Emanuel Pinheiro com a finalidade de exterminar práticas desta natureza na sociedade, bem como alertar a população sobre as consequências devastadoras e irreparáveis ocasionadas nas vítimas. No local foram distribuídos folhetos informativos, banners e orientações sobre o tema, sensibilizando os comerciantes e visitantes sobre a importância de defesa da causa, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). 

A coordenadora do PETI no município, ligada ao Executivo Municipal Rute Merle, afirmou que as iniciativas nesses locais, onde há uma intensa movimentação de pessoas, tiveram início no ano passado e, desde então, passaram a fazer parte do cronograma anual. “Tendo em vista que dentro da agricultura familiar existe um número alto de crianças e adolescentes trabalhando, ainda que seja com seus familiares, porém, não deixa de ser um trabalho que prejudica, principalmente, o desenvolvimento das crianças durante à infância, respectivamente. Somos muito bem recebidos em cada uma das feiras e vamos continuar levando a mensagem e fazendo a nossa parte enquanto representantes do Poder Público”, disse. 

Leia mais:  Câmara de Cuiabá realiza audiência pública para debater a taxa de coleta de lixo

O conselheiro tutelar, Osvir Leite, enfatizou que a presença da equipe em ocasiões como esta é pautada por uma atuação informativa, contribuindo para diminuição dos índices atuais. “Estamos conversando, ouvindo e dialogando de forma passiva, orientando as pessoas para se renderem à essa realidade que ainda persiste nos dias atuais”, completou. 

A moradora Andréia Arruda, elogiou o empenho da Gestão Emanuel Pinheiro em levar o assunto para às ruas da cidade. “Sou contra o trabalho infantil, pois tudo tem seu tempo e hora certa. Tudo que é feito corretamente faz bem para todo mundo”, acrescentou. 

No Brasil, é considerado trabalho infantil toda forma de trabalho exercida por crianças e adolescentes, de ambos os sexos, abaixo da idade mínima legal permitida de 16 anos, exceto perante a condição de admissão em caráter de aprendiz, a partir dos 14 anos completos. 

O encerramento das ações está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (29), nas instalações do Mercado do Porto, com início previsto para às 09 horas. Contudo, os munícipes podem ser um potente agente inibidor de ocorrências desta natureza. Para colaborar é bem simples, ao presenciar casos como este, basta entrar em contato pelo Disque 100 ou pelo telefone: (65) 99206-6741 (Conselho Tutelar Plantão). 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262