Connect with us

MT

Fase estadual de esportes individuais dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções começa nesta sexta (17)

Published

on

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o município de Várzea Grande, realiza a etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses nos dias 17 e 18 de junho. O evento reúne 1.774 participantes representando 32 municípios e se torna a maior competição escolar de esportes individuais já realizada no Estado.

Disputam os títulos estaduais, nos gêneros masculino e feminino, de atletismo, atletismo adaptado, badminton, karatê, judô, natação, taekwondo e tênis de mesa. Atletas de 12 a 14 anos competem nos Jogos Escolares e, os da faixa etária de 15 a 17 anos, nos Jogos Estudantis. Os campeões de cada modalidade e gênero representarão Mato Grosso nas fases nacionais de sua respectiva competição.

Distribuídas em espaços esportivos de Cuiabá e Várzea Grande, as competições ocorrem simultaneamente durante os dois dias, envolvendo uma organização estruturada de acordo com as regras e regulamentos de cada modalidade. Para isso, a Pasta Estadual conta ainda com o suporte das Federações Mato-grossenses de Atletismo, Badminton, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo e Tênis de mesa.

“Sem dúvida, é o maior evento da história dos esportes individuais nos jogos escolares. Junto com a Prefeitura de Várzea Grande e as Federações Esportivas, estamos tomando todos os cuidados para realizar as competições de forma bem organizada e garantir uma experiência excepcional aos jovens talentos do esporte em Mato Grosso”, enfatiza o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo da Cruz Luz.

Leia mais:  Governo de MT já liberou mais de R$ 5,1 milhões de créditos a pequenos empresários em 2022

Os Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses tiveram início em abril com disputas regionais das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, que estão sendo realizadas em 10 regiões do Estado. Para os esportes individuais, as competições foram divididas em duas partes, sendo que a primeira ocorreu em abril, no município de Sorriso, com ciclismo, ginástica rítmica, vôlei de praia e xadrez.

Agenda das competições individuais

Com 602 atletas inscritos, o atletismo será disputado no COT UFMT, em Cuiabá, na sexta-feira (17.06), das 8h às 21h, e no sábado (18.06), das 8h às 17h30. A modalidade abrange 14 provas diferentes, como corridas de 100 a 3 mil metros rasos, corridas com barreira, lançamentos de peso e dardo, saltos triplo, em distância e em altura.

Na natação, serão 224 atletas competindo em 22 provas, que incluem nados borboleta, costas, peito, livre e medley, além dos revezamentos. As provas acontecem na Piscina Olímpica do Complexo Esportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá, na sexta-feira (17.06), das 14h às 17h30, e no sábado (18.06), das 7h30 às 17h30.

Leia mais:  Escola Estadual Liceu Cuiabano promove aula inaugural do Pré-Enem Digital MT

As partidas de tênis de mesa serão realizadas no sábado (18.06), das 8h às 17h30, no Centro de Treinamento Cláudio Kano, localizado aos fundos do Centro esportivo Dom Aquino, em Cuiabá. Ao todo, 129 estudantes disputam os títulos da modalidade.

Jogado com raquete e uma espécie de peteca, chamada de volante, o badminton será disputado por 89 estudantes. As competições ocorrem no Ginásio Poliesportivo Antônio Sotero, localizado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, na sexta (17.06) e no sábado (18.06), das 8h às 17h30. 

O ginásio Poliesportivo Fiotão, em Várzea Grande, será o palco das competições de judô, karatê e taekwondo, na sexta-feira (17.06) e no sábado (18.06), das 8h30 às 18h. Juntas, as três modalidades reúnem 378 atletas.

Cabe destacar que em todas as modalidades, haverá intervalo para almoço nos horários das 11h30 às 13h30. 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

MT

Governo de MT entrega 1° raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado

Published

on

Na próxima quarta-feira (29.06), às 9 horas, o governador Mauro Mendes e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entregam o raio de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Com essa obra, na qual foram investidos R$ 14,3 milhões, Mato Grosso se torna o primeiro a ter unidade de segurança máxima dentro do sistema penitenciário estadual.

Após a visita na nova unidade, o governador e demais autoridades atenderão a imprensa em entrevista coletiva, no local.

As novas instalações foram erguidas em uma área de 1.855 m2 e dispõem de 54 celas, sendo 46 individuais e 8 duplas, totalizando 62 vagas, além de celas especiais para receber presos com curso superior.

Também está equipada com sistema de vídeo-monitoramento cuja central de controle das imagens e segurança funciona dentro da ala. 

Além da infraestrutura básica para acomodação digna, o novo raio oferece aos reenducandos água refrigerada nas torneiras, mesa de estudos, solário individual, dois parlatórios e sala de atendimento médico e psicológico. Aos policiais penais, alojamento e cozinha.

Leia mais:  Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Desde o início da gestão Mauro Mendes a PCE passa por obras de ampliação e melhorias. Em 2020 eram 870 vagas e hoje está com 2.266. Ao final das obras dessa gestão passará a contar com 3.086.

Credenciamento da imprensa

Os veículos de comunicação devem obrigatoriamente fazer o credenciamento até as 15h de terça-feira (28.06) pelo email imprensa@mt.gov.br, com nome, número do documento de identidade, veículo e função do profissional que fará a cobertura. Os profissionais que não estiverem credenciados não poderão entrar na unidade.

Por questão de segurança, as imagens da visita das autoridades dentro do raio serão fornecidas pela Secom, após o evento.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MT

Empaer promove Encontro de Apicultura em Chapada dos Guimarães

Published

on

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa de Extensão Rural (Empaer) realiza no dia 14 de julho, o Encontro de Apicultura, em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá). O evento tem como objetivo incentivar a cadeia produtiva, além dos produtos apícolas, e agregar valor a vários derivados do ramo.

O encontro será na sede da Associação dos Permacultores da Gleba Monjolo, das 8h30 às 11h, com café da manhã e almoço. Na programação, as palestras irão abordar temas sobre legislação, criação de abelhas, dentre outros.

Na prática, a Empaer vem fomentando junto à agricultura familiar a atividade que pode possibilitar a conservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Sobre a cadeia produtiva

Mato Grosso ocupa o 14º lugar na produção de mel no País, com 466 toneladas por ano. O Estado explora apenas 0,3% do seu potencial apícola. A apicultura é uma atividade que acompanha a humanidade ao longo da sua história. Elas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, a produção de alimentos e a vida humana, assumindo grande importância na manutenção da vida no planeta.

Leia mais:  Seduc participa da 1ª Formação de Professores de Inglês pela EF Education

Serviço

Dia de Campo de Avicultura

Data: 14 de julho, das 8h30 às 11h

Local: Sede da Associação de Pequeno Permacultores da Gleba Monjolo, em Chapada dos Guimarães.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262