Connect with us

GERAL

Feriado de Corpus Christi movimenta os principais aeroportos do país

Published

on

O feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16), deve impulsionar o movimento nos aeroportos de todo o país, segundo projeções de concessionárias e da Infraero, que administra 17 terminais públicos.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional do Galeão estima uma movimentação de 76.125 mil passageiros nos próximos quatro dias, o que representa aumento de 280% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os dias 15 e 20 de junho, estão previstos um total de 455 voos no maior terminal fluminense.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o maior da América do Sul, informou que estão previstos 519 mil passageiros em voos nacionais e internacionais, entre os dias 15 e 20 de junho. Os destinos nacionais mais procurados são Porto Alegre, Recife e Curitiba. Dentre os destinos internacionais mais buscados, estão Buenos Aires, Madrid e Miami.

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, estima que cerca de 165 mil passageiros passem pelo terminal brasiliense de 15 a 20 de junho. A expectativa é que o movimento deste feriado seja 20% superior ao mesmo feriado estendido de 2021. A movimentação aérea prevista para o período é de 1.341 pousos e decolagens.

Para atender a demanda, seis voos extras foram adicionados à malha aérea do Distrito Federal. Os dias com maior concentração de voos serão nesta quarta-feira (17), e na segunda-feira (20). A concessionária calcula que nestes dias de maior movimento circulem pelo terminal brasiliense uma média diária de 33 mil passageiros. Os maiores fluxos estão concentrados nos horários entre 7h e 10h e das 19h às 22h.

Leia mais:  Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 70 milhões

Os voos nacionais mais procurados partindo de Brasília são para: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. As rotas diretas da capital federal para o exterior também devem movimentar a área internacional do aeroporto neste feriado. Os destinos operados diretos de Brasília são para Miami, Orlando, Lisboa, Panamá, Cancun e Buenos Aires.

Um total de 7,3 mil pessoas devem viajar para o exterior neste feriadão. A concessionária orienta os passageiros a chegarem no aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência e lembra que vem mantendo todas as medidas sanitárias contra a covid-19, incluindo o uso obrigatório de máscaras em salas de embarque e nas aeronaves, por determinação em vigor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cerca de 150 mil pessoas são esperadas de 15 a 20 de junho, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins. O número é 66% superior à movimentação registrada no ano passado, que foi de 90 mil passageiros.

Segundo a concessionária BH Airport, que administra o principal terminal de Minas Gerais, a Azul Linhas Aéreas planeja 48 voos extras nos próximos cinco dias, incluindo Guarulhos, Viracopos e Congonhas, em São Paulo; Cabo Frio, no Rio de Janeiro; Porto Seguro, Salvador e Guanambi, na Bahia; Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia e Ipatinga, em Minas; Vitória, no Espírito Santo; Maceió, em Alagoas; e Natal, no Rio Grande do Norte. O planejamento da Gol inclui 11 voos extras para Congonhas, Porto Seguro, Maceió e Natal.  

“As projeções sinalizam o aumento na variação do número de voos entre 2021 e 2022, demonstrando um cenário favorável para a retomada após o momento crítico da pandemia”, avalia o diretor de Operações e Infraestrutura da BH Airport, Herlichy Bastos. “Considerando a movimentação histórica registrada este ano, o número de passageiros nas partidas internacionais tem sido superior aos das chegadas”, acrescenta.

Leia mais:  Inmet alerta para frente fria no Sul e Sudeste, neste fim de semana

Infraero

Os 17 aeroportos administrados pela estatal Infraero devem receber 625.204 passageiros, no período de 15 a 20 de junho. O número é 137% maior que o movimento do ano passado, quando 263.279 pessoas embarcaram e desembarcaram nestes terminais, entre os dias 2 e 7 de junho, momento em que a segunda onda de covid-19 ainda se abatia sobre o país. Estão previstos também 4.595 pousos e decolagens no período, 112% a mais que os 2.169 voos realizados em 2021.

A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas e comparou o estimado para 2022 com o mesmo feriado de 2021. No Aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, estão previstos mais de 1,4 mil voos e circulação de 187.101 passageiros.

Já no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, também administrado pela Infraero, são esperados 2.206 voos e uma movimentação de mais de 321 mil passageiros. Este é o segundo terminal mais movimentado do país, atrás apenas de Guarulhos.   

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser consultadas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook

GERAL

Capital paulista abre inscrições para festival de acessibilidade

Published

on

A prefeitura da capital paulista abriu inscrições de propostas artísticas para a terceira edição do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência. Podem se inscrever, individualmente ou em grupo, artistas com deficiência de diversas áreas. Em 2022, o festival será realizado na segunda quinzena de setembro, no formato presencial.

Entre as linguagens artísticas aceitas no festival estão artes visuais, cinema, circo, dança, fotografia, literatura, moda, música e teatro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 pela internet.

“[O festival] tem como objetivo promover acessibilidade comunicacional em teatros e equipamentos municipais de cultura, oferecendo, além de acessibilidade arquitetônica, recursos de Libras, audiodescrição e legenda para munícipes com deficiência”, destaca comunicado da prefeitura.

A primeira edição, que aconteceu em setembro de 2019, contou com espetáculos espalhados por mais de 20 equipamentos culturais da cidade como Itaú Cultural, Sesc, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte de São Paulo (Masp), e Casa das Rosas.

Edição: Kelly Oliveira

Leia mais:  Falhas e vandalismo levam a problemas no transporte por trens em SP
Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

GERAL

Mostra 3M de Arte leva ao Parque Ibirapuera exposições ao ar livre

Published

on

Começa neste sábado (25), a 11ª da Mostra 3M de Arte com produções expostas ao ar livre no Parque Ibirapuera. Rincon Sapiência, Maria Thereza Alves e a dupla Denise Ferreira da Silva e Arjuna Neuman foram os artistas convidados para apresentar instalações com a temática “Cor, Calor, Valor”, que expressem arte, história e pertencimento. A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 24 de julho. A curadoria é de Camilla Rocha Campos e João Simões.

A dupla Denise Ferreira da Silva e Arjuna Neuman apresenta a obra Conjurando, uma instalação que fica às margens do lago do parque. Elas exibem uma embarcação virada com uma vela de mais de 25 m², confrontando com a paisagem local que possui o Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret. A obra foi feita em parceria com as coletivas Periferia Segue Sangrando, de São Paulo, e Mulheres de Pedra, do Rio de Janeiro.

Rincón Sapiência, por sua vez, traz a escultura Ori, Defesas & Espadas. A obra foi montada perto do planetário e tem a forma de uma pirâmide de três faces mascaradas: destruidora, criadora e preservadora. A proposta é trazer o símbolo forte de representação histórica, com espadas-de-são-jorge ao topo, significando a proteção da mente e conexão com a espiritualidade, aponta a organização.

Leia mais:  Galeão lança campanha sobre riscos de soltura de balões para aviação

A quarta convidada é Maria Thereza Alves que, a partir da vegetação do parque, “ aborda a necessidade de entender a nomenclatura original desta flora, que carrega o nome de cientistas homens europeus em forma de homenagem, mas cresce em territórios indígenas, negligenciados pela sociedade”, diz o texto de divulgação. Foram colocadas 26 grandes placas mostrando os nomes das plantas em guarani. 

Além dos convidados, dois artistas foram selecionados por meio de edital. A instalação de DUDX hasteou 13 bandeiras da comunidade LGBTQIA+ nos arredores da Praça da Paz. A proposta é tornar o local um espaço de acolhimento e debate sobre identidade de gênero e sexualidade livre.

O baiano Augusto Leal propõe reflexões sobre as relações de poder da sociedade e a operação do racismo no Brasil com a obra O Jogo!. Foram colocadas 24 traves de gol em madeira, com diferentes tonalidades, do branco ao preto. “Representa como o mito da meritocracia justifica a violência de corpos negros”, aponta a organização.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Leia mais:  Falhas e vandalismo levam a problemas no transporte por trens em SP
Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262