Connect with us

CIDADES

Governo assina ordem de serviço para construção de ponte no rio Teles Pires de 561 metros

Publicado em

O Governo de Mato Grosso assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção de uma ponte de 561 metros de extensão sobre o Rio Teles Pires, na rodovia MT-479, no município de Itaúba. A obra foi licitada por R$ 43 milhões e será executada pelo Consórcio CIBE-Engeponte, formado pelas empresas CIBE Engenharia e Engeponte Construções.

Com a nova estrutura, a travessia, que atualmente é feita por meio de balsa, será substituída por uma ponte de concreto que trará ganhos significativos para a logística regional. A obra irá facilitar o escoamento da produção agropecuária da região, uma das mais produtivas do estado.

A ponte de Itaúba será a quarta com mais de 500 metros de extensão construída pela atual gestão. Antes de 2019, Mato Grosso não possuía nenhuma ponte deste porte. As outras três estruturas entregues ou em construção são:

Ponte sobre o Rio Juruena, na MT-208, com 1.360 metros;
Ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, em Novo Mundo, com 691 metros;
Ponte sobre o Rio Teles Pires, na MT-325, em Alta Floresta, com 550 metros.

Ao todo, o Governo do Estado já construiu e entregou mais de 200 pontes de concreto, substituindo antigas estruturas de madeira e balsas.

 

 

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

CIDADES

SES capacita profissionais da Regional de Cáceres para manejo de arboviroses

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza uma capacitação para o correto manejo clínico dos casos de arboviroses no Escritório Regional de Saúde de Cáceres, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25.4). Além da capacitação, a equipe da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde realiza atividades específicas de epidemiologia no município.

As ações fazem parte do enfrentamento ao aumento de casos e óbitos por dengue e chikungunya em Mato Grosso e foram solicitadas pelo município de Cáceres, em uma das reuniões do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR), coordenado pela SES.

Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, representam um grande desafio para a saúde pública no Brasil, principalmente para Mato Grosso, onde a sazonalidade e o aumento de casos exigem respostas rápidas e eficazes.

“Um manejo clínico eficaz é decisivo para reduzir as taxas de mortalidade e promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A identificação precoce dos sinais de alerta, a garantia de uma hidratação adequada e o monitoramento contínuo são ações chave para prevenir complicações sérias e óbitos”.

Na quinta-feira, será realizada uma visita técnica aos postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional de Cáceres para verificar o funcionamento e a rotina dos serviços prestados à população.

Além disso, o enfermeiro Gustavo de Souza, da Coordenadoria de Atenção Secundária da SES, dará uma capacitação para a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres.

“Vamos analisar questões relacionadas à organização dos serviços, tanto o espaço físico quanto os materiais, manejo clínico, classificação de risco, fluxo dos pacientes nos diferentes níveis de atenção. Basicamente, conhecer a realidade do serviço para que a capacitação seja efetiva e dentro da realidade daqueles profissionais”, acrescentou.

Já na sexta-feira, haverá outra capacitação, que será voltada aos médicos e enfermeiros dos municípios da Região de Saúde: Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

As capacitações vão abordar as notas técnicas produzidas pela SES em parceria com o Ministério da Saúde, que contêm as recomendações para a organização do processo de trabalho na atenção primária e secundária para o enfrentamento às arboviroses em Mato Grosso. A expectativa é de capacitar cerca de 30 profissionais em cada uma das turmas.

Três representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso (Cievs-MT) viajaram para Cáceres para realizar as atividades, que contam ainda com o apoio do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.

De acordo com o Painel de Arboviroses da SES (http://sieges.saude.mt.gov.br/dashboard/51), Mato Grosso registrou 25.225 casos e 43 óbitos confirmados por chikungunya em 2025, além de 14.760 casos e 12 óbitos para dengue. Em Cáceres, foram registrados 979 casos por chikungunya e 1.344 casos e dois óbitos confirmados por dengue neste ano.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Bombeiros combatem incêndio em comércio de Alto Araguaia

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, no fim da tarde de segunda-feira (22.4), um incêndio em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Major Carlos Hugueney no município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Núcleo de Bombeiros Militar (1º NBM) foi acionada por volta das 18h20 e se deslocou rapidamente até o local. Ao chegarem, os militares constataram que o fogo estava concentrado em um cômodo nos fundos do imóvel. De acordo com os proprietários, o ambiente era decorado com palha, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.

Para acessar o local, foi necessário arrombar uma das portas. O combate ao fogo teve início imediatamente, com a utilização de água para resfriamento e abafamento do cômodo. Após a extinção do fogo, os bombeiros militares realizaram o rescaldo para evitar a reignição das chamas.

Além dos bombeiros militares, a Polícia Militar apoiou a operação realizando o isolamento da área e o controle do perímetro. Não houve registro de vítimas, e os danos foram apenas materiais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262