Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT assina termo para construção de centro do SER Família com atendimento a crianças com autismo

Publicado em

O município de Barra do Garças foi palco de um importante avanço na área de políticas públicas voltadas à infância e à inclusão social nesta sexta-feira (09.5). Em cerimônia realizada com autoridades locais e estaduais, foi assinado o termo de autorização para ampliação do convênio do Programa SER Família Criança, que inclui a construção de uma nova unidade de atendimento especializada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do SER Família Inclusivo.

O novo centro especializado será implementado com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com foco no fortalecimento da rede de apoio às crianças com TEA e suas famílias.

Com a assinatura, a segunda unidade do Programa SER Família Criança no contraturno em Mato Grosso, que atenderá crianças em situação de vulnerabilidade social fora do horário escolar, também passará a oferecer atendimento especializado para crianças com TEA, promovendo o desenvolvimento educacional, social e emocional.

Segundo a primeira-dama Virginia Mendes, desde o início do Programa SER Família, o compromisso do Governo de Mato Grosso, tem sido cuidar das pessoas com atenção, dignidade e amor.

“Esta nova unidade em Barra do Garças é um passo importante na inclusão das nossas crianças com autismo, que merecem um espaço apropriado, com profissionais preparados e acolhimento de qualidade. Temos escutado as mães, os cuidadores e as famílias, e é com base nessas vozes que construímos políticas públicas mais humanas. Estou muito feliz em ver mais esse projeto se tornando realidade, porque cada criança merece oportunidade, respeito e apoio para se desenvolver plenamente”, afirmou.

Durante a cerimônia, o secretário adjunto do Escritório Diretivo de Projetos Estratégicos, Klebson Gomes Haagsma, destacou o papel fundamental do programa na transformação da realidade das crianças e de suas famílias. Segundo ele, as obras já estão em andamento e representam um marco para o município.


Foto: João Reis | Setasc-MT

“As futuras instalações do SER Família Criança, que nós visitamos hoje, estão com a construção em fase avançada e, em breve, serão entregues ao município. Será uma unidade extremamente importante, que trará muitos benefícios à sociedade de Barra do Garças”, afirmou Haagsma.

Ele também ressaltou o simbolismo da autorização para a construção do anexo voltado ao atendimento de crianças autistas.

“Quando a primeira-dama Virginia Mendes criou o SER Família, ela trouxe consigo o ‘R’ de respeito, para demonstrar o compromisso que o Estado de Mato Grosso tem com as crianças, os adolescentes e todas as pessoas que precisam de um atendimento diferenciado. A assinatura deste termo, que autoriza a construção desse anexo para crianças com autismo, é a concretização desse cuidado com quem mais precisa”, declarou o secretário.

Haagsma concluiu reafirmando, ao lado do prefeito Adilson Gonçalves, o compromisso do governo estadual com o projeto e com a ampliação de políticas públicas voltadas à inclusão.


Foto: João Reis | Setasc-MT

Emocionado, o prefeito também ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu à primeira-dama Virginia Mendes pelo empenho e sensibilidade com a causa das crianças atípicas.

“O novo espaço representa um grande passo rumo à inclusão. Com esse olhar diferenciado e um local apropriado, vamos desenvolver um trabalho de excelência, integrando saúde, educação e, acima de tudo, acolhendo as mães das nossas crianças atípicas. São vocês que estão na ponta, que serão nossas norteadoras nas políticas públicas voltadas à inclusão dessas crianças que são tão importantes para nós”, afirmou Adilson Gonçalves.

Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi; o secretário de Estado Esporte, Cultura e Lazer (Secel), David Moura; o chefe da Casa Militar do Governo, tenente-coronel Fernando Turbino; o vereador de Barra do Garças, Adilson Tavares; o secretário de Meio Ambiente, Bleine Danilo; o coordenador da Defesa Civil de Barra, Igor Cardoso; o procurador do município de Barra, Hebert Penza; a ex-primeira-dama de Barra e ex-secretária de Saúde e Assistência Social, Laura Beatriz; entre outras autoridades.

Primeira unidade em Poconé

A primeira unidade do Programa SER Família Criança foi inaugurada no município de Poconé, em 2023, servindo como modelo para a expansão da iniciativa em outras regiões do estado. Com foco no contraturno escolar e no acolhimento de 509 crianças entre 4 a 12 anos, em situação de vulnerabilidade social, o espaço reúne atividades pedagógicas, acompanhamento psicossocial e suporte às famílias.

Agora, com a construção da segunda unidade em Barra do Garças, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a proteção da infância e a inclusão social em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Gefron aprende 1,4 tonelada de droga e gera prejuízo de R$ 30 milhões às facções criminosas em uma semana

Published

on

Em uma semana, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu cerca de 1,4 tonelada de cocaína na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia com ações do programa Tolerância Zero. As apreensões provocaram prejuízo estimado em quase R$ 30 milhões às facções criminosas.

As apreensões foram resultado de quatro ações realizadas entre os dias 6 e 12 de junho, em quatro municípios diferentes, localizados na região da faixa de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.

No dia 6, cerca de 215 quilos de entorpecentes foram apreendidos em uma residência utilizada como depósito de droga em Mirassol D’Oeste (a 300 km de Cuiabá). No dia 10, outra equipe localizou 557 quilos de cloridrato de cocaína enterrados em uma mata em Jauru (425 km de Cuiabá).

Já no dia 12 foram registradas duas ocorrências, sendo que uma equipe localizou 482 quilos de cocaína, próximos a uma pista clandestina em Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá) e outra equipe atuando em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá) apreendeu 136 quilos que estavam sendo transportados a pé.

Do total de drogas, foram apreendidos 679 quilos de cloridrato de cocaína, 666 quilos de pasta base de cocaína, além de 45 quilos de maconha.

Durante as ocorrências, quatro veículos foram apreendidos e sete suspeitos foram presos dando apoio ao transporte da droga.

O secretário de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que ações das forças de segurança estão direcionadas ao enfrentamento das facções criminosas a fim de reprimir a criminalidade com o Programa Tolerância Zero e que o Gefron tem papel fundamental nesse combate.

“Todos os resultados alcançados de apreensão de entorpecente representam um estrangulamento financeiro as facções criminosas e demonstram o compromisso e o engajamento das forças de segurança e do governo de Mato Grosso em promover cada vez mais segurança a nossa população”, ponderou.

Para o coordenador do Gefron, tenente coronel PM Manuel Bugalho Neto, é fundamental o combate ao tráfico de drogas na região de fronteira, reprimindo a entrada de entorpecente no Brasil por terras mato-grossenses e lembrou que o programa Tolerância Zero vem fortalecendo e ampliando as ações, gerando mais resultados.

“Esse é o resultado da atuação conjunta das forças de segurança estadual e federal que foram ampliadas e fortalecidas com os investimentos que vêm sendo feitos a partir do programa Tolerância Zero. É um grande golpe às facções criminosas gerado também graças aos esforços dos operadores de fronteira que atuam noite e dia na região de fronteira”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Sema promove 1º workshop sobre segurança de barragens em Tangará da Serra

Published

on

O primeiro workshop estadual sobre segurança das barragens ocorrerá presencialmente nesta terça-feira (17.6), na Unemat de Tangará da Serra. O evento faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape).

Destinado a profissionais da área, estudantes, empreendedores e demais interessados no assunto, o objetivo principal é ampliar o conhecimento técnico dos participantes e fomentar a divulgação de informações sobre o tema.

As inscrições foram prorrogadas até a data do evento e podem ser feitas por meio deste link.

A oportunidade conta com uma programação completa que inclui tópicos como segurança, classificação, fiscalização e legislação das barragens, finalizada por meio de uma mesa redonda com especialistas convidados da área.

“Começamos essa parceria com as universidades, pois, observando o número de profissionais que trabalham na área aqui no Mato Grosso, vimos a necessidade de aumentar essa quantia, então, buscamos trazer os graduandos também para os eventos. O público-alvo são desde estudantes a empreendedores, donos de barragens e responsáveis técnicos”, destaca o gerente de Segurança de Barragens da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires.

A iniciativa surgiu em razão da importância de eventos dessa natureza para a qualificação de profissionais e para o esclarecimento de dúvidas de empreendedores do setor.

Após o sucesso das duas primeiras edições do Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, a Sema promove a realização destes workshops como parte da preparação para a 3ª edição do simpósio, que será realizada em outubro de 2025, em Cuiabá.

As cidades-sede dos eventos foram definidas com base em critérios técnicos, como a quantidade de barragens classificadas e a proximidade entre os municípios abrangidos por cada regional.

A regional de Tangará da Serra, que engloba 16 municípios, possui 57 barragens classificadas; a regional de Sinop, que abrange 19 municípios, possui 173 barragens e a regional de Barra do Garças, da qual o município de Água Boa faz parte, abrange também 19 municípios e tem ao todo 58 barragens classificadas.

Os eventos são presenciais, gratuitos e terão o mesmo conteúdo programático em todas as três localidades, com o intuito de ampliar o alcance da iniciativa e não ser necessário a participação em mais de uma edição. O objetivo é promover capacitação técnica e fortalecer a cultura da segurança de barragens no estado de Mato Grosso.

Para a Gerência de Segurança de Barragens da Sema a proposta do workshop é continuar fomentando a disseminação de informações concernentes à segurança de barragens no estado, constituindo-se como uma oportunidade ímpar para entabular um diálogo significativo com a comunidade, empreendedores e responsáveis técnicos.

Os encontros fornecerão certificação aos participantes que atingirem no mínimo 75% de presença.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262