Connect with us

Mato Grosso

Governo de MT publica decreto que autoriza teletrabalho para determinados servidores

Publicado em

O Governo de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (21.06), no Diário Oficial, o Decreto n. 1.413/22, que regulamenta a modalidade de teletrabalho para servidores que tenham filho, cônjuge ou ascendente de primeiro grau com deficiência e que lhes sejam dependentes.

“Sabemos que os servidores nessa situação precisam de um tratamento diferenciado para que possam cumprir sua jornada e, ao mesmo tempo, zelar pela saúde e qualidade de vida de filhos ou dependentes com alguma deficiência, e esse decreto vem para trazer esse benefício”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo.

Conforme a publicação, o trabalho de forma remota tem prazo de um ano, sendo permitida a renovação do período. O servidor pode optar por uma das duas formas de teletrabalho autorizadas: o modelo híbrido, que prevê atividade presencial em dois dias na semana ou por quatro horas diárias, com o restante da carga horária executada de forma remota; ou integral, cumprindo toda a sua jornada de trabalho de forma remota, tendo que comparecer ao órgão para atividade presencial apenas em dois dias por mês.

Para tanto, é necessário o cumprimento de alguns requisitos, sendo eles: a comprovação da elegibilidade para o trabalho remoto, atestada pela perícia médica do Governo do Estado; a autorização da autoridade máxima do órgão ou entidade publicada no Diário Oficial; e a formalização do termo de adesão e apresentação do plano de trabalho individual.

Ainda de acordo com o decreto, os servidores que tenham filho, cônjuge ou ascendente em primeiro grau com deficiência e que sejam dependentes também terão direito à redução de 25% da produtividade exigida aos demais servidores que desempenham atividades presenciais.

O decreto dispõe que o servidor elegível poderá ser desligado do teletrabalho ou ter o direito suspenso nos seguintes casos: se dependente passar a frequentar uma unidade de ensino em tempo integral; se o dependente estiver sob cuidados de um abrigo ou moradia de terceiros; se o dependente estiver em uma unidade hospitalar que não permita o acompanhamento integral; e em qualquer outra situação em que o servidor deixe de prestar os cuidados ao dependente.

As únicas vedações ao teletrabalho ocorrem nos casos em que: não seja possível aplicar métodos objetivos de mensuração da produtividade da atividade e do servidor; e para quem atua em cargos que exijam a presença física do servidor.

Uma instrução normativa deverá ser expedida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para regulamentação dos procedimentos relativos ao teletrabalho, no prazo de 15 dias.

Benefício aos servidores

Em março deste ano, o Governo de Mato Grosso encaminhou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei Complementar que previa a redução da jornada desses servidores em 25%. Entretanto, após as modificações feitas no Legislativo, foi vetado pelo Executivo por inconstitucionalidade.

Após as análises da Procuradoria Geral do Estado, em conjunto com a Seplag, foi possível estabelecer o benefício de forma ainda mais eficaz, garantindo que os servidores com dependentes deficientes possam optar pela adoção de 100% da jornada de trabalho em regime remoto.

“Atendemos a demanda desses servidores, pois as pessoas com deficiência precisam de cuidados especiais, exigindo de seus pais ou responsáveis uma assistência direta para acompanhamento no processo de habilitação ou reabilitação. Agora, com esse benefício, os servidores poderão se dedicar ao acompanhamento desses dependentes, sem deixar de cumprir com o serviço público”, comentou o secretário da Seplag, Basílio Bezerra.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Aura Apoena promove iniciativas que favorecem ambiente diverso e saudável para as mulheres*

Published

on

No mês de março, unidade da Aura Minerals no estado do Mato Grosso reforça programação especial com o objetivo de valorizar e estimular talentos femininos

A Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com atuação nas Américas, que está presente também em Mato Grosso com a unidade Aura Apoena, realizou durante todo este mês de março, uma série de ações com foco nas mulheres. As iniciativas reforçam o olhar amplo e cuidadoso da empresa com seus colaboradores, comunidade e meio ambiente. Momentos de trocas de experiências, palestras e uma caminhada fizeram parte da programação da empresa no município de Pontes e Lacerda (MT), com o objetivo de valorizar e impulsionar ainda mais os talentos femininos.

“Nossa atenção para as colaboradoras não acontece apenas em março. O acolhimento e valorização da presença das mulheres na Aura é uma demanda constante. A companhia atua para que o nosso ambiente possa atender os anseios e necessidades das profissionais, permitindo que elas trabalhem em um ambiente inclusivo e saudável”, afirma a gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Comunidades da Aura Apoena, Roberta Rodrigues.
Diálogos femininos
Umas das iniciativas da empresa é o Papo de Mina, evento já tradicional na unidade, onde as colaboradoras participam de palestras com mulheres líderes em suas áreas de atuação, para troca de experiências e conhecimento. No Dia Internacional da Mulher, o Papo de Mina teve como convidada a escritora Lucelena Ferreira, especialista em gênero e liderança pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisadora incentivou as mulheres a assumirem, cada vez mais, o protagonismo nas suas carreiras, independente da área de atuação.
Acolhimento
Para tornar o ambiente receptivo e seguro para mulheres em todas as etapas da vida, a Aura Apoena possui uma sala dedicada à coleta de leite materno, com estrutura completa e privacidade. O espaço serve de apoio às colaboradoras próprias e parceiras que retornam da licença maternidade ainda lactantes e precisam coletar e armazenar corretamente o leite materno durante o expediente.
Além disso, a unidade passou a disponibilizar absorventes para todas as colaboradoras que necessitem retirar o item no período menstrual. A equipe de Medicina do Trabalho também vem incentivando a realização de check-ups de saúde completos, incluindo exames ginecológicos, e outros procedimentos em caráter preventivo.
Caminhada pela saúde
Para encerrar as comemorações especiais, a empresa realizou a I Caminhada Mês da Mulher Aura Apoena no dia 23 de março. Na ocasião, colaboradoras e convidadas da imprensa se reuniram no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda para um momento de estímulo ao autocuidado, saúde e bem-estar.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Detran-MT realiza ações educativas para prevenção de acidentes durante o Carnaval

Published

on

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realiza até o dia 16 de fevereiro uma campanha educativa para orientar os foliões sobre a importância da segurança ao dirigir. A ação com o tema “Carnaval 2024: a paz no trânsito começa por você!” será realizada em Cuiabá, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

A campanha teve início no sábado (03.02) no evento “Feijofolia”, em Chapada dos Guimarães, e, nessa quarta-feira (07.02), ocorreu um pit stop educacional na guarita principal do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os educadores do Detran-MT orientaram os servidores sobre os cuidados no trânsito durante as festividades de Carnaval e distribuíram materiais de apoio, tais como lixo car, leque e chaveiro em cordão (motociclistas), contendo frases que reforçam as dicas.

Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Nunes da Cunha Carnevale, a proposta da ação foi fazer um alerta aos servidores do TCE sobre os cuidados no trânsito, principalmente nesse período de Carnaval.

“Devemos redobrar os cuidados e atenção ao utilizar o trânsito neste período, em especial quanto ao uso do cinto de segurança inclusive no banco traseiro, o transporte correto de crianças por meio de dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, utilizar a seta para sinalizar sua intenção, não utilizar o celular quando estiver na direção e não dirigir após ingestão de álcool”, destacou.

A iniciativa executada pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito faz parte das Campanhas Sazonais de Educação para o Trânsito e tem por objetivo a redução de sinistros e mortes no trânsito.

Confira a programação:

Quinta-feira (08.02)
14h – Abordagem Educativa aos servidores e usuários na Sede do Detran em Cuiabá

Sexta-feira (09.02)
18h – Abordagem educativa na Praça da Mandioca em Cuiabá

Sábado (10.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo no Posto do Batalhão de Trânsito na MT-251 (estrada para Chapada dos Guimarães)
20h às 22h – Abordagem educativa na Praça 8 de Abril (Choppão)

15h às 17h – Pit Stop Educativo na MT 040 (Santo Antônio do Leverger – Centro)
17h30 às 20h30 – Abordagem educativa no Centro em Santo Antônio do Leverger

Domingo (11.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo na MT 060 (Nossa Senhora do Livramento)
18h às 21h – Abordagem educativa na cidade de Nossa Senhora do Livramento

18h às 22h – Abordagem educativa – em Cuiabá

Segunda-feira (12.02)
16h às 20h – Município de Acorizal – Pit Stop Educativo no Centro de Eventos Evans Monteiro (ACORIFOLIA)

19h às 22h – Abordagem educativa no Parque de exposições ACRIMAT em Cuiabá (Bloco Mexe o doce)

Terça-feira (13.02)
19h – Abordagem Educativa na Praça 8 de Abril (Frente ao Restaurante Choppão)

Sexta-feira (16.02)
14h – Abordagem educativa no Shopping Popular

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana