Connect with us

Cuiabá

HMC é referência em ortopedia e traumatologia para pacientes do SUS

Published

on

O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC) é referencia em ortopedia e traumatologia para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade hospitalar realiza diversos atendimentos, como diagnóstico de doenças ortopédicas e cirurgias de alta complexidade. O atendimento é composto por médicos titulares em todas as suas subespecialidades, além de médicos residentes e das áreas multidisciplinares.

Segundo o gestor do HMC, Paulo Rós, o cuidado com o paciente é desde a entrada no pronto-socorro, com o serviço de diagnóstico (exames de imagem e laboratoriais), internação hospitalar, UTIs, centro cirúrgico e ambulatório. Dados de janeiro a abril de 2022 revelam que o HMC realizou 11.501 atendimentos e 929 cirurgias na especialidade de ortopedia na unidade. 

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o atendimento tão rápido e com tanta eficiência demonstra a importância do hospital à população.

“Nossa estrutura é tão importante, que pacientes do interior buscam o serviço qualificado do HMC. O atendimento humanizado que é oferecido para a nossa gente contempla pacientes da capital, Cuiabá e de outros municípios do estado”, ressaltou o prefeito. 

O balanço referente aos meses de janeiro a abril de 2022 tem como base as entradas no pronto-socorro e os agendamentos de consultas eletivas no ambulatório. De janeiro a abril de 2022 foram 6.094 atendimentos ortopédicos na urgência e emergência e 5.407 consultas ambulatoriais. Os casos envolvendo motos lideraram as entradas nos plantões da urgência e emergência. Foram 152 casos de acidentes de moto. Ainda foram registrados casos de acidente de automóvel (12), atropelamentos (8), quedas (58). Os demais são atendimentos ambulatoriais. 

Leia mais:  Semob notifica por edital proprietários de veículos apreendidos e não retirados há mais de 60 dias

Segundo o médico e diretor-técnico do HMC, Carlos Maranhão, os principais procedimentos cirúrgicos realizados são de fraturas de membros superiores e fixação de fraturas através de fixadores externos ou internos. E as cirurgias mais complexas são de prótese de quadril para fratura de colo de fêmur e reconstrução óssea.  “A maioria dos pacientes atendidos são vítimas de acidentes de moto e quedas e as patologias mais recorrentes são de fraturas de membros superiores e membros inferiores”, ressaltou.

Um dos beneficiados foi o paciente Leandro Fernandes, 42 de anos, morador do Cinturão Verde, região de chácaras do bairro Pedra 90, em Cuiabá. Ele foi prontamente atendido pelo HMC, após dar entrada na urgência e emergência com fratura na perna direita, foi submetido à cirurgia após passar por todos os exames pré-operatórios. “Aqui estou recebendo o melhor atendimento possível e não tenho do que me queixar. Já passei por outras cirurgias, foi feito enxerto e para melhorar a cicatrização, eu estou passando por sessões de oxigenoterapia hiperbárica. Em breve estarei voltando para casa”, relatou o paciente. 

Leia mais:  Sugestão de pauta: Lavagem das escadarias da igreja do Rosário e São Benedito ocorre neste sábado (25)

O gestor do HMC explicou que a unidade hospitalar realiza cirurgias de alta complexidade na área da ortopedia. “A gestão Emanuel Pinheiro entregou um hospital novo e moderno, com equipamentos de ponta como a tomografia e intensificador de imagem dentro do centro cirúrgico”, destacou Rós.

“É importante procurar serviço de referência, onde existem médicos capacitados para direcionarem o tratamento. No HMC dispomos de médicos especialistas em cirurgia de ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, pé, tornozelo e ortopedia pediátrica. Além da equipe multidisciplinar e apoio de profissionais das áreas da cirurgia plástica, fisioterapia e oxigenoterapia hiperbárica, para auxiliar no tratamento da ortopedia de modo geral”, completou o gestor da unidade hospitalar.

O HMC é o único hospital porta aberta para ortopedia em Cuiabá, sendo apenas duas unidades em todo o estado de Mato Grosso, que abrange atendimentos a pacientes da capital e do interior do estado. A equipe da ortopedia é composta por aproximadamente 35 ortopedista, além dos residentes em ortopedia.

Comentários Facebook

Cuiabá

Vacinação contra Influenza para toda a população começa nesta terça-feira (28) em Cuiabá

Published

on

Toda a população acima de 6 meses de idade poderá receber a vacina da Influenza em Cuiabá a partir desta terça-feira (28). O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra gripe no último sábado (25) e a Secretaria Municipal de Saúde vai reabastecer todas as unidades básicas hoje com o imunizante.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, mesmo com a prorrogação da campanha contra Influenza até do dia 24 de junho, a cobertura vacinal continua muito baixa. “Nosso público alvo total da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e conseguimos vacinar 31% desse grupo. A partir desta terça vamos liberar para toda a população e esperamos aumentar bastante a imunização contra a gripe”, disse Valéria.

Dentro dos grupos prioritários, o que teve maior cobertura foi o dos idosos, com 36,8%, seguido por profissionais da saúde, com 29,3% e crianças, com 26,5%. Os demais grupos não chegaram a atingir 20% de cobertura vacinal. “Recebemos para esta campanha pouco mais de 214 mil doses e ainda temos em estoque cerca de 100 mil. Infelizmente acabamos perdendo várias doses pelo fato de abrirmos o frasco e não aparecer mais pessoas para serem imunizadas”, comentou a coordenadora.

Leia mais:  Semob notifica por edital proprietários de veículos apreendidos e não retirados há mais de 60 dias

Todas as unidades básicas de saúde aplicam a vacina contra a Influenza, com exceção daquelas onde é aplicada a vacina de Covid para crianças (UBS Quilombo, UBS Jardim Vitória I, UBS Parque Cuiabá, UBS Pedra 90 I e II e UBS da Guia). A vacina protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá publica, nesta segunda-feira (27), os editais de convocação de 12 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado Emergencial para os cargos de Professor Pedagogo, Professor de Língua Portuguesa, Intérprete e Instrutor de Libras, Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação terça-feira (28), às 14h, conforme especificado nos Editais, para apresentação de documentos e atribuição.  

Os candidatos convocados que não comparecerem no dia e horário previstos ou não entregarem toda a documentação exigida serão eliminados, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, será convocado o classificado na sequência.

Os documentos que devem ser apresentados e entregues (originais e/ou cópias), de acordo com os Editais são: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS ou PASEP, Certificado de Reservista, Conta Corrente no Banco do Brasil (caso houver), comprovante de residência, diploma ou certificado de conclusão de curso, acompanhado do Histórico Escolar (do Ensino Médio), exame admissional e certidões negativas.

Leia mais:  Câmara de Cuiabá realiza audiência pública para debater a taxa de coleta de lixo

O candidato aprovado atuará em unidade educacional da rede pública municipal de ensino em substituição de servidor efetivo, a fim de atender à necessidade temporária de excepcional interesse público.

Os editais de convocação se referem ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária imediata e formação de cadastro de reserva, Nº 002/2022/GS/SME, publicado na Gazeta Municipal Suplementar 329, de 25/02/2022.

O certame foi realizado este ano, por meio de avaliação de títulos, de forma emergencial, para preencher 665 vagas nas funções de Instrutor de Libras, Intérprete de Libras, Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnico em Nutrição Escolar (TNE), Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG), Professor de Ensino Fundamental, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial.

Em 12 convocações a Secretaria Municipal de Educação já chamou 499 candidatos aprovados.

Serviço – Convocação Processo Seletivo Simplificado Emergencial – Edital nº 002/2022

Dia: terça-feira (28)

Hora: 14h

– Professor Pedagogo, Professor de Língua Portuguesa, Intérprete e Instrutor de Libras, Técnico em Nutrição Escolar (TNE) e Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Auxiliar de Serviços Gerais (TMIE-ASG).

Leia mais:  Nota Oficial - Cumprimento de decisão judicial sobre a Comunidade Terapêutica Valentes de Davi

Confira anexo os Editais de Convocação

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262