conecte-se conosco


GERAL

Hoje é Dia: Chico Anysio e Dia do Hino Nacional são destaques

Publicado


Esta semana é repleta de datas que ajudam a relembrar figuras importantes no cenário cultural brasileiro e celebram símbolos nacionais.

Confira a lista de datas da semana

Confira todas as efemérides de abril de 2021

No dia 12, o nascimento do ator Chico Anysio completa 90 anos. Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho é considerado um dos maiores nomes do humor no Brasil. Um dos seus mais inesquecíveis personagens é o Professor Raimundo (do programa Escolinha do Professor Raimundo). Em 2018, o quadro O Rádio Faz História, do Todas as Vozes (programa da Rádio MEC), relembrou o surgimento do personagem (que se deu nas ondas do rádios). Escute:

Quando Chico Anysio morreu, em 2012, o programa 3 a 1 da TV Brasil fez uma homenagem ao relembrar uma entrevista dele no programa, concedida em 2008. Relembre:

No dia 14, a morte da filósofa francesa Simone de Beauvoir completa 35 anos. Um dos ícones do movimento feminista, Simone de Beauvoir foi tema de uma questão no Enem no ano de 2015. Na época, o programa Caiu no Enem repercutiu a questão:

Dois símbolos (um oficial e outro “extraoficial”) do Brasil são celebrados na semana. O Dia do Hino Nacional Brasileiro é celebrado em 13 de abril. O hino foi composto em 1831 por Francisco Manoel da Silva e recebeu a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. Em 2015, o programa Momento Três (da Nacional FM Brasília) homenageou a música com três versões distintas da original. Escute:

O dia 14 (Dia Mundial do Café) vem com um brinde à bebida que acompanha a manhã de muitos brasileiros. Para além de item indispensável na primeira refeição do dia de algumas pessoas (que aqui no país recebeu o nome de “café da manhã”), o café é importante na economia (como relembra essa matéria da Agência Brasil de 2019) e até fonte de inspiração para canções (como mostrou o essa edição do Momento Três de 2015).

Leia mais:  Órgãos públicos pedem adiamento da nova política do WhatsApp

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados (11 a 17 de abril de 2021)

11 a 17 de abril de 2021
11

Nascimento do cantor, compositor, cronista e músico maranhense de MPB José Ribamar Coelho Santos, conhecido como Zeca Baleiro (55 anos)

Dia Mundial da Doença de Parkinson

12

Nascimento do pedagogo cearense Lauro de Oliveira Lima (100 anos) – conhecido pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do método psicogenético, estruturado a partir da epistemologia genética de Jean Piaget

Nascimento do humorista, ator, radioator, produtor, locutor, roteirista, escritor, dublador, apresentador, compositor e pintor cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido artisticamente como Chico Anysio (90 anos)

Lançamento da Vostok 1, primeira espaçonave tripulada com ser humano (60 anos) – o cosmonauta russo/soviético Yuri Alekseievitch Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar pelo espaço

Início da Guerra Civil Americana, também conhecida como Guerra de Secessão ou Guerra Civil dos Estados Unidos (160 anos)

Ocorre o primeiro lançamento de um ônibus espacial, o modelo norte-americano Columbia, com a missão STS-1 (40 anos)

Inauguração do aeroporto de Congonhas (85 anos)

13

Nascimento do psicanalista francês Jacques-Marie Émile Lacan (120 anos)

Nascimento do dramaturgo, escritor e Nobel de Literatura irlandês Samuel Barclay Beckett (115 anos)

Nascimento do compositor paulista Carlos Henrique Paganetto Roma (85 anos) – conhecido por ter criado a música e letra do hino oficial do Santos Futebol Clube

Dia do Hino Nacional Brasileiro

14

Morte do músico, compositor e saxofonista fluminense Victor Assis Brasil (40 anos) – um dos mais aclamados instrumentistas do jazz brasileiro

Leia mais:  Polícia apreende adolescente que ameaçava ataque a escola em Cabo Frio

Morte da estilista mineira Zuleika de Souza Netto, a Zuzu Angel (45 anos)

Morte da escritora, intelectual, filósofa existencialista, ativista política, feminista e teórica social francesa Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida como Simone de Beauvoir (35 anos)

Morte do filósofo, jurista, político, professor universitário e poeta paulista Miguel Reale (15 anos)

Dia Mundial do Café

15

Morte do poeta fluminense Dante Milano (30 anos)

Morte do cantor e compositor norte-americano Joey Ramone (20 anos)

Dia Mundial do Desenhista – a data foi criada para comemorar o aniversário de Leonardo da Vinci

Dia Nacional do Desarmamento Infantil

Dia Nacional da Conservação do Solo

16

Nascimento do compositor e letrista fluminense Antônio de Pádua Vieira da Costa, o Luís Antônio (100 anos)

Dia Mundial da Voz

17

Nascimento do autor de telenovelas, escritor, dramaturgo, jornalista e publicitário paulista Benedito Ruy Barbosa (90 anos)

Nascimento do produtor, guitarrista, baixista, compositor e cantor baiano Hyldon de Souza Silva, o Hyldon (70 anos)

Dezenove membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra são mortos pela Polícia Militar durante o confronto no Pará, no chamado Massacre de Eldorado dos Carajás (25 anos)

Fim da Guerra dos Trezentos e Trinta e Cinco Anos entre os Países Baixos e as Ilhas Scilly (35 anos)

Dia Internacional dos Hemofílicos

Dia Nacional da Botânica – a data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius

Estreia do programa Quadrante, na Rádio MEC (60 anos)

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook

GERAL

Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28 

Publicado


A Polícia Civil confirmou que subiu para 28 o número de mortos na operação de ontem (6) na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio. O número foi ampliado, depois que três vítimas que deram entrada em hospitais públicos foram levadas hoje (7) para o Instituto Médico Legal (IML).  

Antes o número de mortos era de 25, entre eles o policial civil André Leonardo Frias, 48 anos, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), morto com um tiro na cabeça quando desceu do carro blindado, junto com outros cinco policiais, porque o carro ficou impedido de seguir pela favela por causa de uma barricada colocada pelo tráfico no caminho. 

O disparo que matou o policial partiu de uma espécie de bunker, com furos no muro para passar o cano de armas de guerra, e aconteceu no momento em que a equipe chegava na comunidade, por volta das 6h.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ), manifestou uma grande preocupação com o resultado da operação policial no Jacarezinho. Segundo a entidade, o número de vítimas coloca essa ação policial entre as mais letais da história do estado.

Leia mais:  Governadores pedem a Anvisa nova análise da Sputnik V

A OAB-RJ, disse em nota que operações de enfrentamento ao crime organizado são necessárias, mas devem ser feitas com inteligência e planejamento. “Salientamos que o norte permanente da atuação das forças de segurança deve ser a preservação de vidas, inclusive a dos próprios policiais”, diz a entidade.

A nota diz ainda que, independente das circunstâncias, as forças de segurança devem cumprir suas funções respeitando os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal. “Nunca será aceitável que um braço do Estado opere acima das leis”. A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OAB-RJ está acompanhando o caso.

MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a operação.

“Todas as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis em decorrência dos fatos ocorridos estão sendo tomadas pelo MPRJ, que na data de ontem esteve presente na comunidade, acompanhando os desdobramentos da operação. Cabe destacar ainda que o MPRJ acompanha a perícia nos corpos das pessoas mortas durante a intervenção policial”, informou a nota.

Leia mais:  Frente fria deixa o Rio no sábado, mas ainda pode chover hoje à noite

Os promotores estão recolhendo relatos e outros elementos para subsidiar as investigações. “Dentre esses elementos, foram recebidas comunicações de cidadãos, instituições, associações e coletivos, trazendo relatos, imagens e vídeos da operação, que foram imediatamente levados ao conhecimento da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada da Capital, responsável pelo procedimento investigatório”.

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

GERAL

Marinha: três navios são suspeitos por manchas de óleo no NE em 2019

Publicado


A Marinha informou hoje (7) que três navios são suspeitos pelo derramamento de óleo no litoral brasileiro em 2019. As informações foram divulgadas após a retirada do sigilo do relatório da investigação, que foi entregue à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) em agosto do ano passado. As conclusões são utilizadas pela PF em um inquérito criminal sobre o caso. 

“Com o apoio de instituições técnicas e científicas, públicas e privadas, brasileiras e estrangeiras, três navios foram apontados como principais suspeitos: Navio-Tanque (NT) BOUBOULINA; NT VL NICHIOH (em maio de 2020, o navio alterou seu nome para NT CITY OF TOKYO); e NT AMORE MIO (em março de 2020, o navio alterou seu nome para NT GODAM)”, informou a Marinha. 

Na época dos fatos, as manchas iniciais de óleo apareceram a 700 km da costa brasileira (em águas internacionais) e atingiram mais de 250 praias do Nordeste. 

No comunicado, a Marinha também defendeu investimentos no monitoramento de navios. “Esse evento, inédito e sem precedentes na nossa história, traz ensinamentos, como a necessidade de se investir no aprimoramento do monitoramento dos navios que transitam nas águas jurisdicionais brasileiras e nas suas proximidades, destacando o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz)”. 

Leia mais:  Polícia apreende adolescente que ameaçava ataque a escola em Cabo Frio

Edição: Fábio Massalli

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262