Connect with us

GERAL

Hoje é Dia: semana tem Dia dos Namorados e Corpus Christi

Published

on

O Dia dos Namorados é a comemoração que abre a segunda semana de junho: no Brasil, o dia dedicado aos apaixonados é celebrado, desde 1948, em 12 de junho. Como o Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, explicou, a origem da data é comercial: ela surge a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, pensada em movimentar o comércio justamente em um período de desaquecimento do setor. Sem falar também que a data escolhida é véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho), que tem fama de casamenteiro. Entenda um pouco mais da história do Dia dos Namorados no Brasil:

E para falar de amor, resgatamos dois episódios de programas da TV Brasil que contam histórias sobre o sentimento e relacionamentos amorosos: em 2019, o Caminhos da Reportagem discutiu o amor em tempos de aplicativo, e como os flertes e olhares estão dando lugar às curtidas de fotos, mensagens instantâneas e ao “dar match”:

Já o Programa Especial, em 2014, contou histórias de amor de pessoas com algum tipo de deficiência, e como elas experimentam a sexualidade.

O 12 de junho também chama a atenção de todo o mundo para o combate ao trabalho infantil. A Agência Brasil trouxe dados de relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Unicef indicando que, pela primeira vez em 20 anos, o número de crianças vítimas de trabalho infantil aumentou – eram 160 milhões no ano passado. Os impactos físicos e psicológicos nas crianças e adolescentes submetidos a esta prática foi o tema desta entrevista que foi ao ar ano passado no Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia. Ouça:

Em 13 de junho, mas de 2012, começava, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. Parte da cobertura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ainda está disponível no hotsite sobre a cúpula, cujo documento final foi adotado por 190 países.

Na semana, completam-se 50 anos da morte da atriz Leila Diniz (saiba mais na matéria da Agência Brasil). Pioneira no movimento que reivindicava a liberdade feminina, ela morreu em 14 de junho de 1972, aos 27 anos, vítima de um desastre aéreo. O De Lá Pra Cá, que dedicou um episódio à ela há dez anos, recorda que “a morte trágica e prematura causou comoção nacional e serviu para transformá-la em mito”. Assista:

Em um dia 14 de junho também aconteceu o fim da Guerra das Malvinas, travada entre a Argentina e o Reino Unido pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland) e encerrada em 1982. O programa Todas as Vozes, da Rádio MEC, recuperou a edição extraordinária, veiculada durante a transmissão de uma partida entre Flamengo e Grêmio pela Rádio Globo, anunciando a rendição argentina às tropas britânicas. A notícia foi lida pelo locutor Arildes Cardoso:

Leia mais:  Caminhos da Reportagem trata da vida dos venezuelanos no Brasil

Neste ano, o Acre celebra 60 anos de elevação à categoria de estado. A lei que transformou o então território nacional em estado foi sancionada em 15 de junho de 1962, pelo então presidente João Goulart. Em 2021, o Tarde Nacional, da Rádio Nacional da Amazônia, trouxe o historiador e arqueólogo no Acre, Marcos Vinícius Neves, para falar sobre a história do estado:

Se vivo fosse, o escritor paraibano Ariano Suassuna faria 95 anos nesta quinta-feira (16). O talento do autor de livros como O auto da compadecida e A pena e a lei, que faleceu em 2014, é reverenciado neste episódio do Recordar é TV, da TV Brasil: no programa Os Mágicos, exibido pela antiga TVE em 1979, Suassuna conta histórias de sua infância e juventude, da inspiração para escrever O auto da compadecida e literatura:

Quinta-feira (17) também é dia sagrado para os católicos – é o Corpus Christi, que, em alguns estados e municípios, é considerado feriado – na maior parte do país, costuma-se decretar ponto facultativo no dia. O Corpus Christi (“corpo de Cristo”, na tradução do latim) é celebrado 60 dias após a Páscoa, rememora, de acordo com o catolicismo, a instituição da eucaristia pela transformação do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo. As celebrações são conhecidas pelos famosos tapetes coloridos, por onde passam as procissões com a hóstia consagrada.

E no dia 17, serão 60 anos da conquista do bicampeonato mundial da Seleção brasileira, no Chile. O capitão Mauro Ramos ergueu a Taça Jules Rimet após a vitória do Brasil por 3 a 1 em cima da Tchecoslováquia (gols de Amarildo, Zito e Vavá, para o Brasil, e Masoput, para a Tchecoslováquia). O De Lá Pra Cá, da TV Brasil, trouxe histórias desta conquista, liderada pelo genial Garrincha. Assista a primeira parte do programa (clique para assistir a segunda e a terceira parte do episódio):

No sábado (18), o beatle Paul McCartney faz 80 anos, bem como são lembrados o Dia Nacional da Imigração Japonesa e o Dia do Orgulho Artista.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

12 a 18 de junho de 2022
12

Presidente José Sarney anuncia o lançamento do Plano Bresser, que congela os aluguéis e os salários (35 anos)

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil – instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho

Dia dos Namorados – comemoração extraoficial do Brasil desde 1948, que surgiu a partir de uma campanha publicitária encomendada pela extinta rede de lojas de departamentos Exposição Clipper, de São Paulo

13

Nascimento do compositor e regente paulista Antônio Lago (135 anos)

Início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 (10 anos)

Dia de Santo Antônio

14

Morte da atriz fluminense Leila Diniz (50 anos)

Nascimento da atriz fluminense Camila Pitanga (45 anos)

Termina a Guerra das Malvinas, com rendição dos argentinos (40 anos)

Leia mais:  Uma aposta acerta as seis dezenas da Mega-Sena em São Paulo

Dia Mundial do Doador de Sangue

15

Morte do instrumentista Artur de Souza Nascimento, o Tute (65 anos)

Acre é elevado á categoria de estado (60 anos)

Início da II Conferência de Paz, em Haia, na Holanda (115 anos) – Rui Barbosa, que chefiou a delegação brasileira, contestou a igualdade baseada na força e sustentou, no âmbito do direito internacional público, a igualdade dos Estados

Benjamin Franklin inventa o para-raios (270 anos)

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – comemoração instituída em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção de Abusos contra Idosos, que conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde

16

Nascimento do escritor paraibano Ariano Suassuna (95 anos)

Dia de Corpus Christi – data móvel

Bloomsday – instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado a um personagem de um livro

Dia Mundial da Tartaruga Marinha

17

Nascimento do estilista paulista Clodovil Hernandes (85 anos)

Nascimento da médica, educadora e política alagoana Lily Lages (115 anos) – primeira mulher titular de uma cátedra de medicina no Brasil e primeira deputada de Alagoas

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o segundo título mundial no Chile (60 anos)

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação – data instituída pela Resolução A/RES/49/115, de 30 de janeiro de 1995, da Assembleia Geral da ONU para marcar a data da adoção da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, estabelecida na cidade francesa de Paris, em 17 de junho de 1994

18

Nascimento do cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico Paul McCartney (80 anos)

Nascimento do baterista fluminense Fê Lemos (60 anos) – fundador das bandas Aborto Elétrico e Capital Inicial

Nascimento do cantor paulista Sérgio Ricardo (90 anos)

Nascimento da cantora paulista Celly Campello (80 anos)

Nascimento compositor, cineasta e cantor paulista Sérgio Ricardo (90 anos)

Dia Nacional da Imigração Japonesa – comemorado por brasileiros, conforme lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005, para marcar a data da chegada ao Brasil do navio japonês Kasato-Maru, que aportou na cidade brasileira de Santos em 18 de junho de 1908

Dia Nacional do Tambor de Crioula

Dia do Orgulho Autista – comemorado para marcar a data da criação da Aspies for Freedom (Aspies pela Liberdade, em tradução do inglês), constituída em 18 de junho de 2004 e que se converteu na primeira instituição mundial a utilizar o termo “orgulho” relacionado ao autismo, com o fim de educar o público em geral sobre as questões relacionadas com o autismo

Dia Nacional do Químico

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook

GERAL

Morre, no Rio, aos 88 anos, autor da Lei Rouanet

Published

on

O ex-ministro da Cultura, Sergio Paulo Rouanet morreu hoje (3) no Rio, aos 88 anos. Ele foi o criador, juntamente com sua mulher, a filósofa de origem alemã Barbara Freitag, da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

A morte foi comunicada pelo Instituto Rouanet,  em nota: “É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, na manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o fim da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O Instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”.

A Lei Rouanet, como ficou conhecida, permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte dos recursos que iriam para o pagamento do Imposto de Renda ao financiamento de obras artísticas. 

Iluminista

Sergio Rouanet ocupava, há cerca de 30 anos, a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Na avaliação do ex-presidente da ABL, o professor e poeta Marco Lucchesi, Rouanet foi um dos grandes pensadores do Brasil. “Era um homem de fato de múltiplos talentos. Um grande filósofo, um grande ensaísta, atento às questões da cultura, da política, da poética, atento ao diálogo entre os povos. Podia voar tranquilamente de Kant a Zeca Pagodinho, por exemplo, de cujas músicas gostava”, disse Lucchesi à Agência Brasil.

Leia mais:  Parada do Orgulho LGBTQIA+ volta às ruas de Brasília

Segundo Lucchesi, o imortal Sergio Rouanet tinha sensibilidade musical importante, que ficava um pouco esquecida, dentro de obra tão vasta e variada como a dele. “Gostava da ópera de Mozart, de música popular brasileira (MPB). Uma figura, sob qualquer aspecto, admirável, não só sob o ponto de vista intelectual, stricto sensu (em sentido limitado), mas da grande humanidade. Realmente, uma adesão profunda à razão, à humanidade, ele que vinha de estudos iluministas muito importantes, que contribuíram para ampliar o alcance da filosofia no Brasil.

O ex-presidente da ABL disse que, se pudesse resumir a importância de Sergio Rouanet em uma única frase, pegaria o início de uma ária da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, que “ele amava, e que diz tudo a respeito dele: “Os raios de sol expulsam a noite”. “Acho que essa é a grande metáfora da obra de Mozart que explica o trabalho de Rouanet: a iluminação, a vontade de clarear, fazer uma nova abertura de processo, de compreensão. Uma saudade imensa de Sergio Paulo. Imensa”, concluiu Lucchesi.

Leia mais:  Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas hoje e amanhã

Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi eleito para a ABL em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa.

Ainda não há informações sobre velório. O acadêmico deixa a esposa e três filhos: Marcelo, Luiz Paulo e Adriana.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

GERAL

Alagoas tem 50 municípios em emergência por causa das chuvas

Published

on

O estado de Alagoas reconheceu a situação emergencial em mais 15 municípios devido às chuvas que caem na região. Com a medida, o estado está com cerca de 50 municípios em situação anormal desde maio, quando houve o aumento dos estragos causados pelas enchentes e o número de desabrigados. 

O decreto publicado ontem (2) declara a emergência pelo período de 180 dias nos municípios alagoanos de Atalaia, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Limoeiro de Anadia, Murici, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Santana do Mundaú, São José da Laje, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa. 

Antes da medida, a situação emergencial foi decretada em pelo menos 35 municípios. 

De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Os rios Paraíba e Mundaú transbordaram e subiram dois metros de altura. As BRs 104 e 101, que seguem em direção a Sergipe e Pernambuco, foram interditadas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de julho terá chuvas acima da média no leste do Nordeste e no norte da região Nordeste. Os volumes previstos devem ficar acima dos 140 mm.

Leia mais:  Caminhos da Reportagem trata da vida dos venezuelanos no Brasil

Uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada neste sábado (2) para prestar apoio aos municípios atingidos pelas chuvas

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana