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Saúde

Hospital do Câncer passa a atender usuários do MT Saúde

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Os servidores estaduais agora contam com o atendimento do Hospital do Câncer (HCan), referência em tratamento de Câncer no Estado. O contrato de parceria foi assinado nesta quarta-feira (29) pela presidente do Mato Grosso Saúde, Misma Thalita dos Anjos, e diretor-presidente do HCan, Laudemi Nogueira.

O credenciamento, além de expandir a carteira de serviços do MT Saúde, aumenta a gama de atendimentos do hospital e expande os serviços prestados pelo plano de saúde dos servidores públicos.

A presidente do MT Saúde avaliou como positiva a parceria e afirmou que ter o HCan na carta de serviços prestados aos servidores é de suma importância. “A parceria com o HCan nos proporciona oferecer um tratamento de referência no combate ao câncer para todos os servidores públicos”, pontuou.

Na ocasião, Thalita também destacou as próximas ações do MT Saúde e falou sobre os projetos de expansão do plano. “Nossa carteira de serviços está crescendo. Estamos expandindo o plano para o interior do Estado e credenciando novos parceiros, somente este ano já realizamos seis novos credenciamentos”.

Com a nova parceria, o MT Saúde, por meio do Hospital do Câncer, disponibiliza atendimentos como oncologia adulta e pediátrica, hematologia, mastologia, clínica médica, cirurgia geral, gastroenterologia, cirurgia de cabeça e pescoço, urologia, radioterapia, endoscopia digestiva, ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia, ultrassonografia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional, além de UTIs adulta e pediátrica. .

“Será uma satisfação para o HCan ofertar esses serviços. Temos o compromisso de que, assinando o contrato, nós vamos ofertar tudo que está à disposição, com qualidade e comprometimento”, afirmou o diretor-presidente do Hcan.

O Hospital do Câncer é referência em tratamentos oncológicos no Estado. Só em 2022 foram realizados mais 150 mil atendimentos, uma média de 410 por dia. A unidade possui uma ampla estrutura com equipamentos novos e modernos, sobretudo, nas alas pediátricas e radioterápicas – com espaços lúdicos e coloridos e dois aceleradores de partículas, respectivamente. Cada setor do hospital foi construído a partir de doações de outras entidades.

Sobre o MT Saúde

O convênio conta com cerca de 450 prestadores de serviços entre hospitais, clinicas, laboratórios e médicos de diversas especialidades, com um amplo rol de cobertura assistencial e mensalidades com valores abaixo da média de mercado, além de ofertar teleconsulta e pronto atendimento digital 24 horas.

Além do HCan, este ano o MT Saúde credenciou o Instituto de Medicina Nuclear e o Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Centro Oeste, em Cuiabá e Rede Saúde Mais em Primavera do Leste e Alto Araguaia, além do Hospital MaterClin de Rondonópolis.

Fonte: Governo MT – MT

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Secretaria Municipal de Saúde promove capacitação em Saúde Mental para equipes de Atenção Primária

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A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá realiza, na próxima semana, uma capacitação em saúde mental voltada aos profissionais que atuam na Atenção Primária. O evento busca fortalecer o cuidado em saúde mental na rede básica, promovendo a qualificação de equipes multidisciplinares para acolhimento e manejo dos usuários.

A capacitação ocorrerá nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro, no Auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), localizado no Centro Político Administrativo. As atividades acontecerão em período integral, das 7h30 às 17h, com programação diversificada.

O evento contará com palestras que abordarão temas fundamentais para a prática no dia a dia das unidades de saúde. Entre os destaques estão:

– Introdução à Saúde Mental: Apresentação inicial sobre conceitos e práticas em saúde mental.

– Transtornos Mentais Comuns: Discussão sobre condições frequentes no contexto da Atenção Primária.

– Atuação da equipe EMULTI: Enfoque na importância do trabalho interdisciplinar para suporte à saúde mental.

– Apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): Contextualização da rede de atendimento psicossocial do município de Cuiabá.

A capacitação é aberta a todos os servidores da Atenção Primária, incluindo unidades básicas de saúde, Consultórios de Rua e integrantes do Projeto Amor. Para melhor organização, as atividades serão realizadas nos dias 9 e 10 de dezembro para as equipes que atuam nas regiões Norte e Leste, uma equipe do Consultório de Rua e uma do Projeto Amor, enquanto os servidores das regiões Sul, Oeste e Rural, a outra equipe do Consultório de Rua e do Projeto Amor participarão nos dias 11 e 12 de dezembro. 

Os interessados devem realizar a inscrição por meio do formulário disponível neste link .

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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TCE-MT aprova solução para reduzir judicialização na saúde e agilizar atendimento ao usuário do SUS

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Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A solução foi debatida em mesa técnica concluída nesta quinta-feira. Clique aqui para ampliar

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concluiu, nesta quinta-feira (5), mesa técnica que buscava apontar solução para reduzir a judicialização na saúde e garantir celeridade às demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), além de mais controle sobre os recursos públicos. Após mais de um ano de debate, foi  aprovada a criação de um fluxo aprimorado para as Representações Pré-Processuais (RPPs) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Saúde Pública (CEJUSC). 

Conduzida pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano, a mesa técnica foi solicitada pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Mário Kono, e também deve evitar bloqueios judiciais de recursos, otimizando os gastos da gestão pública com essas demandas. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A mesa foi conduzida pela Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), presidida pelo conselheiro Valter Albano.

Na ocasião, Valter Albano chamou a atenção para a complexidade do trabalho e classificou a medida como “o marco zero” no assunto. “Esse é um regramento inicial que será ajustado ao longo do tempo, sempre com o objetivo de melhor atender o cidadão e garantir que cada órgão e poder público cumpra o seu papel”, declarou.

Para tanto, o processamento das RPPs será realizado em conjunto pelo Poder Judiciário, pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/MT). O trabalho será acompanhado pela Comissão Multissetorial de Apoio e Gerenciamento dos Resultados da Mesa Técnica, sob liderança do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que relatou a mesa técnica.

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Relator da mesa técnica, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que também preside a Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, Maluf destacou que a solução aumenta o potencial de investimentos no setor. “O principal objetivo é diminuir as filas de espera para procedimentos eletivos sem a necessidade de judicialização. Além disso, ao evitar bloqueios judiciais, o Estado poderá aplicar recursos com mais eficiência, economizando e beneficiando os cidadãos”, afirmou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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A mesa técnica foi solicitada pelo presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT, desembargador Mário Kono.

Para o desembargador Mário Kono, a medida também trará previsibilidade aos usuários do sistema. “O paciente poderá saber, de forma mais clara, quando será atendido. A solução elimina trâmites burocráticos, garantindo agilidade e eficiência na prestação de serviços. É um avanço que une esforços de diferentes instituições para beneficiar diretamente o usuário do SUS”, afirmou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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Secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo acredita que a iniciativa vai servir de modelo para outros estados.

A expectativa é que a iniciativa sirva de modelo para outros estados, consolidando Mato Grosso como referência na gestão eficiente de demandas de saúde pública. “Essa mesa técnica amplamente discutida e trabalhada reflete um esforço coletivo de pensar no cidadão, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à saúde pública”, pontuou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.  

De acordo com o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, a medida atende a uma necessidade urgente do Estado. “O excesso de demandas judiciais e os bloqueios de recursos financeiros impactavam diretamente o orçamento estadual. Com essa solução, ganhamos em eficiência, gastando melhor e ordenadamente, sempre pensando na qualidade do atendimento à população”, explicou. 

Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
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O procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, também participou ativamente da busca pela solução técnico-jurídica aprovada nesta quinta-feira.

Entre os resultados da mesa técnica também estão a criação de uma tabela de referência para parametrizar valores de procedimentos médicos e a definição de regras mais rigorosas para a cotação de preços e contratos. Soma-se a isso a adoção das melhores práticas e normas do SUS, o que vai assegurar uma análise mais objetiva na resolução dos conflitos recebidos pelo CEJUSC.  

O titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), promotor Milton Mattos, enfatizou a rapidez que o novo fluxo trará ao trabalho. “O cidadão terá uma resposta sobre sua demanda em até cinco dias. Isso respeita a fila de procedimentos eletivos e cria uma base de dados importante para nortear políticas públicas, ajudando o Estado a identificar falhas no sistema de saúde”, concluiu.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT 
E-mail: [email protected]

Fonte: TCE MT – MT

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