Connect with us

MEIO AMBIENTE

Integrante de delegação britânica destaca tecnologia utilizada para combate ao desmatamento ilegal em MT

Publicado em

Uma equipe do governo do Reino Unido esteve nesta quinta-feira (10.4), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Para a representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, integrante da comitiva, a tecnologia utilizada pelo estado tem feito a diferença nesse enfrentamento.

“Vocês estão com uma tecnologia de ponta que ajuda a combater todas essas questões e isso traz muito valor ao trabalho de vocês. Então, parabéns, é uma grande contribuição o que estão fazendo para o combate ao desmatamento”, reconheceu Ruth Davis.

O secretário executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, destacou que a média de multas aplicadas por crimes ambientais nos últimos cinco anos em Mato Grosso foi de mais de R$ 2 bilhões. “Em 2019, o apoio do Reino Unido foi essencial, mas desde então tivemos avanços consideráveis de aporte financeiro e cooperações técnicas que contribuíram para o aprimoramento das ações realizadas visando o controle dos recursos naturais e a produção sustentável”, ressaltou.

Durante a reunião com a equipe do Reino Unido, a Sema apresentou o novo sistema, denominado Sigalerta, que está em desenvolvimento. A plataforma reúne um arcabouço de imagens geoespaciais gratuitas e privadas que possibilitará a fiscalização, gestão, integração, refinamento e validação dos alertas de desmatamento.

O tenente coronel Rafael Marcondes, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), apresentou detalhes sobre o Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que está sendo executado este ano. Enfatizou que, além dos investimentos, o grande diferencial de atuação em Mato Grosso é a integração de diversos agentes, inclusive do setor privado, nesse enfrentamento.

Além do combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, foram discutidas também as políticas de REDD+ e mudanças climáticas, salvaguardas ambientais e gestão de riscos.

Agenda

A visita da comitiva do governo Reino Unido a Cuiabá encerra-se nesta sexta-feira (11.4). O grupo veio à Capital Mato-grossense acompanhar de perto a execução do Programa REM MT.

O governo britânico é um dos financiadores internacionais do Programa REM MT, assim como o governo alemão, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). Além da representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, também integram a comitiva a chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley, a gerente internacional de Finanças Climáticas, Louise Hill, e a gerente do Programa REM no Departamento de Segurança Energética e Net Zero, Svenja Bunje.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MEIO AMBIENTE

Mutirão de conciliação ambiental desperta interesse de outros estados

Published

on

Uma comitiva de procuradores de estados, formada por representantes dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pará, veio a Cuiabá conhecer o modelo de mutirão de conciliação ambiental desenvolvido em Mato Grosso, que já está em sua sexta edição. A visita técnica foi promovida pelo Grupo Nacional “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, subgrupo do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg).

“A meu ver, a grande inovação do mutirão de conciliação ambiental de Mato Grosso é essa articulação entre os órgãos, contemplando todas as esferas, tanto de reparação do dano, civil, penal, administrativa. É uma organização sensacional e com certeza vamos replicá-la em nosso Estado”, ressaltou a coordenadora do grupo e procuradora do Estado de São Paulo, Amanda de Moraes Modotti.

A procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, Senise Freire Chacha, também elogiou a iniciativa. “Viemos aqui aprender para poder agir de uma forma também eficiente como a de vocês no nosso Estado. A ideia é pegar esse modelo para implementar lá. É uma forma bastante organizada e otimizada, onde várias instituições se integram, se articulam. Não é só bom para a pessoa jurídica e física, mas também para a coletividade, para o estado como um todo”, afirmou.

Tátilla Brito Pamplona, procuradora do Estado do Pará há 19 anos, adiantou que pretende sugerir ajustes na legislação paraense para implementação do modelo de Mato Grosso. “No Pará, fazemos a conciliação ambiental só em nível administrativo de Semas. O modelo de Mato Grosso, integrando a área administrativa com a esfera cível, criminal, Ministério Público e Judiciário é um modelo único”, destacou.

Em Mato Grosso, o mutirão de conciliação ambiental é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual (MPMT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça (TJMT) e Procuradoria-Geral do Estado.

Nesta 6ª edição do mutirão de conciliação ambiental 300 processos serão analisados. A Sema também está realizando atendimento ao público que tenha interesse em participar dos próximos mutirões. O evento começou na terça-feira (22) e se estenderá até a próxima semana, dia 29.

O atendimento ocorre no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, nos períodos matutino e vespertino.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MEIO AMBIENTE

Polícia Civil apura conduta de ex-servidor contratado temporariamente após denúncia da Sema

Published

on

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, cumpriu, nesta terça-feira (22.4), um mandado de busca e apreensão domiciliar, decorrente de investigação iniciada após denúncia feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sema).

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente apura a conduta de um ex-servidor público, que foi contratado temporariamente pela Sema e já exonerado, na prática de delitos contra a administração pública ambiental.

A investigação trata-se inicialmente dos crimes de corrupção passiva; obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais e falsidade ideológica.

A ação para cumprimento da ordem judicial de busca e apreensão decretada pelo juízo do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Comarca de Cuiabá, contou com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Foram apreendidos os aparelhos de celular e notebook do suspeito, que serão analisados e periciados.

Denúncia

Em dezembro de 2024, a Sema acionou a Dema para apurar as informações e suspeitas de que o ex-servidor temporário estava adentrando clandestinamente na secretaria para subtrair processos e documentos que tramitavam no órgão público estadual.

Os indícios colhidos pelos policiais civis apontam que, após exonerado, o investigado ludibriava os ex-colegas de trabalho se passando ainda como servidor da ativa, e entrava na Sema fora do horário de expediente.

O suspeito subtraía os processos administrativos, levava para fora do órgão público, realizava as modificações e alterações de seu interesse e de terceiros, bem como depois devolvia para Sema.

Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, as diligências continuam visando a conclusão do inquérito e possível indiciamento do investigado pelos atos cometidos.

Operação Gatuno

No nome faz remete aquele que comete furtos, visando o ganho de dinheiro ilegal em prejuízo de outrem.

O trabalho operacional foi deflagrado nesta terça-feira, 22 de abril, data em que se comemora o Dia da Terra, objetivando a preservação do meio ambiente por meio das investigações de combate aos ilícitos penais cometidos pelo ser humano em detrimento do meio ambiente mato-grossense.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262