Connect with us

Cuiabá

Limpurb realiza plantio de 400 árvores nativas em nova via da cidade

Published

on

Mais 400 árvores nativas foram plantadas nesse sábado (21) ao longo da avenida que está em construção na região Leste de Cuiabá. A ação foi realizada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb),  em parceria com o projeto Verde Novo,  realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso por intermédio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevê a arborização de todas as regiões resgatando o título de ‘Cidade Verde’.

Com uma extensão de 2 km, ao todo a via irá receber mil mudas de árvores nativas, ao longo da semana. A obra está prevista para ser entregue no dia 6 de junho.

As secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável e Obras Públicas também estão envolvidas no projeto. 

“É um projeto extremamente importante para nossa cidade, não só pelo embelezamento, mas, principalmente pelo clima, extremamente quente. As pessoas até brincam que Cuiabá tem um sol para cada pessoa, então temos também que plantar uma árvore para cada cidadão. Todas as pequenas, médias e grandes obras receberão mudas de árvores, a fim de devolver o título que nos foi tirado, que é da capital mais arborizada do Brasil, a nossa linda e amada cidade verde”, disse o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos, Júnior Leite.

Leia mais:  Área tomada por lixo é transformada em novo complexo esportivo para moradores do bairro Planalto

A via está em fase final de obra e será um corredor de mobilidade urbana responsável por ligar a Avenida B (fundos do Tia Nair) e a Rua Martin Pescador, no Residencial Maria de Lourdes.

“O prefeito Emanuel Pinheiro nos passou a determinação de que isso seja feito o quanto antes, principalmente nessas pequenas e médias obras que estão previstas para serem entregues nos próximos dias. Agora, além da pavimentação, reordenamento, mobilidade, iluminação em Led, esses locais contarão com arborização adequada para que sejam entregues obras definitivamente completas”, acrescentou Júnior leite.

Estão sendo plantadas uma diversidade de mudas, entre Ipês amarelos, rosas, brancos e roxos, bem como pata de vaca, dentre outras.

O ambientalista e coordenador de arborização urbana da Limpurb, Abel Nascimento, explica que, as espécies plantas são resistentes ao sol, devido ao clima quente da capital. “Precisamos mudar nossos comportamentos e hábitos para que nosso meio ambiente seja preservado e possamos viver em harmonia com a natureza”, completa Abel.

O assessor do Juizado Volante de Cuiabá e coordenador do projeto Verde Novo, Sérgio Rezende, lembra que o projeto só existe em razão de um termo de cooperação técnica firmado com a Prefeitura de Cuiabá. “Somos sempre parceiros do município em projetos que pretendem melhorar a qualidade de vida, aumentar os níveis da umidade relativa do ar, tentar reduzir um pouco mais a temperatura a fim de transformar a cidade mais agradável por meio da arborização urbana”, destacou Sérgio.

Leia mais:  Fecomércio-MT se manifesta contrária à criação da taxa de lixo em Cuiabá

Além dos trabalhadores da Limpurb, 40 (quarenta) servidores do IBGE contribuíram com a ação de plantio das mudas. “Essa foi a forma que nós do IBGE encontramos para agradecer a gestão municipal, sempre disposta a nos atender e fornecer as informações necessárias para elaboração do censo demográfico, que além da contagem da população atual, será feito o mapeamento da arborização em toda cidade”, agradeceu a chefe da unidade estadual do IBGE, Milani Chaves.

Desde 2017, a gestão Emanuel Pinheiro desenvolve um planejamento contínuo de arborização dos espaços públicos da cidade. Neste período, mais de 145 mil mudas foram plantadas ou entregues à população, em parceria com o Projeto Verde Novo, coordenado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). Além disso, Cuiabá tem retomado o título de Cidade Verde por meio da arborização das mais de 150 praças construídas nos últimos quatro anos.

Comentários Facebook

Cuiabá

Novos pontos de testagem para Covid-19 começam a funcionar nesta terça (05)

Published

on

Os quatro novos pontos de testagem de Covid-19 anunciados pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última live, realizada no dia 28 de junho, começarão a funcionar a partir da próxima terça-feira (05), às 7h. A mudança foi necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde faça os últimos ajustes nos locais.

“Com o grande aumento na procura por testes em toda a rede de saúde municipal, tantos as unidades básicas de saúde, quanto as UPAs e Policlínicas começaram a ficar lotadas. Para amenizar essa situação decidimos abrir alguns centros de saúde bucal como locais de testagem, ampliando a oferta para a população. Na segunda-feira vamos terminar de entregar os insumos e EPIs nos novos locais temporários de testagem e realizar um rápido treinamento com as equipes, para começarmos com força total na terça-feira”, explicou Edemir Xavier, secretário adjunto de Atenção Básica.

Os locais escolhidos para serem os novos pontos temporários de testagem são: Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológicas do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III. A partir de terça-feira (05) essas unidades vão funcionar nos dias de semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade. 

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de Professor e TDI

“Serão colocados dois médicos por unidade, para atenderem os pacientes que testarem positivo e aqueles que estiverem com sintomas gripais. A ideia é desafogar a demanda, que está muito grande nas UBS, UPAs e Policlínicas”, comentou o secretário adjunto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sugestão de Pauta: Prefeito entrega novas vans e motocicletas para ações da Limpurb na segunda-feira (4)

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entrega na segunda-feira (4),  12 vans para transporte de operadores de limpeza pública e 12 motocicletas para fiscalização dos serviços ligados à Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A solenidade será realizada, às 8h, na Praça Alencastro.

A iniciativa faz parte do trabalho de renovação da frota de veículos utilizados para o deslocamento dos servidores até os locais atendidos pela Limpurb. Esse processo foi iniciado em abril deste ano com a entrega de cinco novos ônibus. As vans são equipadas com assentos confortáveis, ar-condicionado, e espaço separado para acomodação das ferramentas.

Já as motocicletas são empregadas na fiscalização diária de serviços como a limpeza urbana da cidade, coleta de lixo domiciliar e manutenção na iluminação pública. Todos os veículos possuem a nova identidade visual da Limpurb, que permite ao cidadão a fácil identificação e acompanhamento do uso dos automóveis.

SERVIÇO

Assunto: Entrega de vans e motocicletas para ações da Limpurb

Leia mais:  Quase 500 pessoas participam do 2º Encontro Municipal de Cuiabá contra a LGBTQIfobia 

Local: Praça Alencastro

Horário: 8h

Data: 4 de julho, segunda-feira

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana