Connect with us

Política

Lúdio cobra organização do sistema de saúde para enfrentar epidemia de chikungunya

Publicado em

Com o maior número de casos e de mortes por chikungunya do Brasil, Mato Grosso vive uma epidemia sem precedentes da doença. Em audiência pública realizada na segunda-feira (28), o deputado estadual e médico Lúdio Cabral (PT) cobrou preparação do sistema de saúde para lidar com a epidemia de chikungunya e outras arboviroses como dengue e zika, que pode se agravar nos próximos meses quando diminuírem as chuvas.

Somente em 2025, foram notificados 34 mil casos da doença em Mato Grosso, quase metade dos 77 mil casos registrados no Brasil, e 47 óbitos, 72% do total de 65 óbitos do país. A capital Cuiabá tem o maior número de casos e mortes por chikungunya no estado, com 9.729 casos notificados e 26 óbitos em 2025. A Secretaria de Saúde de Cuiabá foi convidada, mas não enviou nenhum representante à audiência pública.

“É necessário estabelecer medidas emergenciais para enfrentar esse cenário de epidemia. As equipes de saúde têm que ter condições de identificar risco de agravamento e complicação. Tem que ter também suporte estrutural de medicamentos e insumos para o manejo adequado, mas o ponto de partida é um bom diagnóstico. Temos que tensionar e cobrar estado e municípios para que haja tempo na agenda dos profissionais para a capacitação. O Hospital Julio Muller montou um programa para treinar remotamente todas as equipes de saúde e fazer o manejo clínico adequado de dengue, zika e chikungunya, mas tem que ter participação e é preciso mobilização dos municípios para isso”, disse o deputado.

Lúdio destacou ainda a importância de prevenir a transmissão, combatendo o mosquito aedes aegipty, vetor dessas arboviroses. “Essas doenças só existem porque há um transmissor: o mosquito. Então, o controle efetivo passa pela eliminação dos focos de proliferação dos mosquitos. Um trabalho que tem que ser integrado entre as secretarias de saúde, meio ambiente, serviços urbanos, coleta de lixo, educação para que o combate ao mosquito seja eficaz, para que a incidência de casos caia e a gente possa evitar todo esse drama que estamos vivendo”, continuou.

João Pedro de Rocha Nogueira, consultor de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde (SES), citou as dificuldades da rede de atendimento. “Os municípios não estão preparados para a alta demanda de arboviroses. Na maioria dos óbitos, o paciente passou por vários serviços de saúde e não foi ouvido. Todos os municípios de Mato Grosso têm plano de contingência, mas há dificuldade para colocar em prática. Não basta capacitar os profissionais, é preciso rede de saúde organizada”, afirmou.

Alessandra Carreira Rodrigues, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, destacou a necessidade de envolver a população e outras secretarias na prevenção e no combate ao mosquito aedes aegipty. “A série histórica mostra que Várzea Grande sempre tem alto risco de epidemia porque o índice de imóveis infestados com o mosquito é muito alto. Precisamos envolver a sociedade como um todo nesse combate”, disse.

O médico reumatologista Luiz Guedes, que atende no Hospital Universitário Julio Muller, elencou as dificuldades de tratar os pacientes crônicos de chikungunya, que passam meses com dores nas articulações. “É um desafio clínico imenso porque as condutas não estão definidas. A medicina está aprendendo a lidar com essa doença. Menos de 1% dos casos de chikungunya evoluem para formas muito graves, mas como estamos em epidemia, é um número muito alto de pacientes”, disse, destacando ainda que a epidemia real é maior porque muitos casos não são notificados.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Deputado Valdir Barranco se licencia por 121 dias e Henrique Lopes assume mandato na ALMT

Published

on

A partir desta quarta-feira (14), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) entra em licença de 121 dias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em seu lugar, assume o suplente Henrique Lopes (PT), presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Lopes retorna à Casa de Leis após quase cinco anos. Em 2020, ele já havia assumido o mandato de forma temporária, ao substituir o próprio Barranco, que se licenciou para disputar a eleição suplementar ao Senado.

A licença de Barranco faz parte de um rodízio acordado dentro da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia. Ao longo de cinco meses, o mandato será ocupado, em ciclos de 30 dias, por suplentes do partido: Henrique Lopes, Professora Graciele, Professora Edna Sampaio, a indígena Eliene Xunakalo e Altir Peruzzo.

Henrique Lopes é o primeiro a ser contemplado pela medida nesta legislatura, que também conta com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O objetivo do rodízio é ampliar a participação de lideranças do partido nos debates legislativos e na construção de políticas públicas para o povo mato-grossense.

“É uma honra retornar à Assembleia Legislativa e, mais uma vez, representar os trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado. Vamos seguir na defesa da educação pública, dos direitos sociais e da democracia. Esse rodízio demonstra o compromisso coletivo do PT com a pluralidade e a renovação política”, afirmou Henrique Lopes.

Valdir Barranco justificou sua saída temporária pelo envolvimento direto na organização do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, marcado para 6 de julho, quando deixará a presidência estadual do partido após oito anos no cargo. Ele também pretende aproveitar o período para cuidar da saúde e tratar de sequelas da covid-19, que o manteve hospitalizado por 81 dias em 2021.

“É um momento importante para o nosso partido, e quero estar totalmente dedicado e focado ao PED. Além disso, preciso cuidar da minha saúde com mais atenção e dedicação, que, devido à correria do dia a dia, não estava conseguindo. Fico tranquilo ao passar o mandato a companheiros e companheiras comprometidos com o nosso projeto coletivo”, finalizou Barranco.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política

Deputados aprovam em 1ª votação projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos em MT

Published

on

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram por unanimidade, em sessão ordinária, o Projeto de Lei n° 527/2025, “que altera dispositivos da Lei n° 10.315, de 15 de setembro de 2015, que cria o Cadastro Estadual de Pedófilos do Estado de Mato Grosso, e da Lei n° 10.915, de 1º de julho de 2019, que determina a veiculação na internet de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher praticado contra a mulher no Estado”.
O artigo 1º do PL aprovado altera o caput e os incisos I, II, III e IV, todos do artigo 3º da Lei 10.315. O artigo 3º passa a vigorar com a seguinte redação: “O Cadastro Estadual de Pedófilos do Estado de Mato Grosso será de acesso público e conterá a relação de pessoas condenadas, com sentença transitado em julgado, por crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código Penal Brasileiro e em legislações penais específicas, quando praticados contra crianças e ou adolescentes”.
O artigo 2º altera os incisos I e II do artigo 4º da Lei 10.315, de 15 de setembro de 2015, que fica com a seguinte redação: “qualquer pessoa poderá acessar o Cadastro Estadual de Pedófilos do Estado de Mato Grosso, cujos dados serão de acesso público a partir da condenação em sentença transitada em julgado até o término do cumprimento da pena”.
Na Lei 10.915, de 1º de julho de 2019, as alterações são no caput, o parágrafo único, que fica remunerado para parágrafo 1º, bem como alterados os incisos I e II, todos do artigo 1º da referida lei. Com isso, o artigo 1º passa a vigorar: “fica criado o Cadastro Estadual de Condenados por Crime de Violência contra a Mulher praticado no Estado de Mato Grosso, destinado a registrar pessoas condenadas criminalmente com sentença transitada em julgado, por qualquer dos crimes de violência praticados contra a mulher no Estado”.
No artigo 6º do PL 527/2025, a alteração no caput e acrescidos os parágrafos 1º e 2º ao artigo 2º da Lei 10.915, de julho de 2019. O artigo 2º fica com esta nova redação: “A Secretaria de Estado de Segurança Pública regulamentará a criação, a atualização e o acesso ao Cadastro Estadual de Condenados por Crime de Violência contra a Mulher no Estado de Mato Grosso”. O parágrafo 1º cita que “aos indivíduos com nome inscrito neste cadastro, fica vedada a investidura em cargos públicos da Administração Pública direta, indireta, autarquias e fundações no âmbito do Estado de Mato Grosso”.
O parágrafo 2º diz que “para retirada do nome do referido cadastro, o interessado deverá apresentar requerimento dirigido ao secretário de Estado de Segurança Pública, comprovando o cumprimento da pena, a qual será realizada a confirmação pelo órgão competente das informações constantes do requerimento e retirado seu nome dos cadastros, num prazo máximo de 60 (sessenta dias)”.
Em justificativa ao PL, o Executivo argumenta que “a presente proposta se faz necessária para adequação da norma, tendo como parâmetro o entendimento constante no Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade — ADI n° 6.620 — que validou a criação dos cadastros, desde que a disponibilização, em sítio eletrônico, se restrinja às condenações transitadas em julgado.
“Nesta esteira, além da necessidade de conferir interpretação conforme a Constituição Federal, as alterações propostas visam também otimizar a implantação dos Cadastros Estaduais (Pedófilos e Condenador por Violência contra a Mulher) pelo Poder Executivo Estadual, no âmbito da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, observa ainda na justificativa.
Em relação ao Cadastro Estadual de Pedófilos, o Executivo cita que “a alteração permitirá o acesso público dos dados do réu a partir de condenação em sentença transitada em julgado, com ampliação do rol dos crimes, vez que no texto anterior constava apenas Código Penal Brasileiro, e com a nova redação, constará previstos os crimes contra a dignidade sexual previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e na legislação penal extravagante, além do previsto no Código Penal Brasileiro, quando praticados contra a criança e ou adolescente”.

O projeto foi aprovado em primeira votação no dia 7 de maio e já passou por três sessões e pode ser aprovado em segunda votação já na sessão plenária desta quarta-feira (14).

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262