Connect with us

Diversos

Maksuês quer programa de TV como extensão da AL

Publicado em

A população mato-grossense vai ganhar, a partir desta 3ª feira (06), uma fonte complementar de divulgação e um novo espaço para debates de temas diretamente ligados ao seu dia-a-dia. Por sua vez, a Assembléia Legislativa terá em aberto – desde então – um canal para maior aproximação, ainda, com o cidadão.
A garantia foi dada na manhã de hoje (05) pelo deputado Maksuês Leite, virtual presidente da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, já com o apoio declarado das bancadas do PP, PMDB, PSDB, PFL e de outros parlamentares com os quais vem mantendo contatos, segundo informou.
A nova fonte de integração será o programa Comando Geral – cujos enfoques principais serão Segurança Pública e Defesa do Consumidor – a ser exibido diariamente, das 11hs ao meio-dia, pela Rede TV – Canal 5.
“Em minha atividade, não vou ficar preso ao gabinete e ao plenário. O programa será a extensão do meu trabalho parlamentar e uma forma de oportunizar que o cidadão debata com o deputado, na TV, a segurança pública e outros temas que lhe são diretamente inerentes.
Queremos defender o cidadão que paga seus impostos”, frisou Maksuês.
Em sua primeira edição, o “Comando Geral” vai abordar a Segurança Pública como enfoque principal, com reportagem inédita sobre veículos roubados e furtados em Mato Grosso – e negociados na Bolívia, e como ele alimenta o tráfico de drogas existente no estado.
“Vamos mostrar o nascedouro das drogas e seu tráfico, e a influência de ambos na dizimação das nossas famílias”, observou o parlamentar. O programa vai exibir imagens exclusivas que incluem a rota Mato Grosso-Bolívia, cenários, personagens e tramas que envolvem o furto e o roubo de veículos, e o mercado clandestino das drogas.
Em sua equipe, Maksuês terá mais de 20 nomes consagrados – da mídia mato-grossense, como os repórteres Lucky Marlon e Cida Montenegro; o produtor José Motta e o diretor-geral Emílio Moraes, entre outros profissionais da área técnica.
“Vamos levar para o programa os temas debatidos na Assembléia e, nele, o cidadão poderá apresentar sugestões e também cobrar ações do deputado, mesmo não tendo tido a oportunidade de votar nele”, disse o parlamentar se referindo a si próprio.
Das 282 operações especiais realizadas em todo o Brasil pela Polícia Federal, desde 2003, pelo menos 16 abrangeram Mato Grosso, resultando na prisão de mais de 200 pessoas. A PF mantém ainda no estado uma operação permanente na fronteira com a Bolívia (Operação Aliança) para combater o tráfico de armas, drogas e roubo de veículos.
Apesar disso, em 2005, somente na região centro-oeste foram apreendidas cerca de 59 toneladas de maconha e quatro toneladas de cocaína. Desde 2001, quase 17 mil traficantes foram presos em todo o país.
No ano passado, em apenas uma semana o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) realizou – na barreira do Corixá, próximo à divisa com a Bolívia – a apreensão de 800 reais em notas falsas e recuperou duas motos desmontadas que seriam levadas para a Bolívia. Na ocasião, também foram apreendidos um trator, marca PM 165 New Holland, ano 2001, e uma caminhonete Hilux.
Fonte: Fernando Leal/Secretaria de Comunicação – AL / Redação Bastidores

Comentários Facebook

CIDADES

Várzea Grande poderá negativar nomes de devedores de IPTU e Alvará

Published

on

Dia 25 de abril encerra o Alvará e 10 de maio vence o IPTU. Os contribuintes que não pagarem ou negociarem seus débitos serão protestados e terão nomes negativados

A Prefeitura de Várzea Grande se prepara para finalizar dois prazos de cobranças de impostos, o Alvará/2019 e o IPTU 2019 com novidades e avanços.

Da PMVG – O Alvará teve seu vencimento inicial antecipado para janeiro, mas com 20% de desconto, ou seja, o dobro do praticado em anos anteriores que era de 10% e o IPTU, ficou com 15% de desconto. Ambos foram prorrogados, mas a intenção é de a partir de 2020, prestigiar os contribuintes com descontos maiores para aqueles que cumpriram os prazos iniciais.

“O Alvará/2019 se encerra nesta quinta-feira, 25 de abril, com o vencimento da terceira e última parcela, enquanto o IPTU vence de forma definitiva no dia 10 de maio. A partir do encerramento destas datas que foram prorrogadas para demonstrar que o Poder Público municipal estimula toda a possibilidade de entendimento com os contribuintes, inclusive com descontos maior do que a média geral, a Secretaria de Gestão Fazendária e a Procuradoria Municipal irão promover a notificação, protesto, negativação e mandar os nomes dos devedores para as entidades de proteção ao crédito”, disse a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro e a procuradora-geral, Sadora Xavier.

Ambas pontuaram que além de descontos para os pagamentos dos impostos, taxas e contribuições, a administração municipal, prorrogou prazos de vencimentos, tudo para que o contribuinte pudesse planejar suas obrigações para com a cidade de Várzea Grande, lembrando que com estes recursos a Administração Municipal está executando 167 obras com investimentos superiores a R$ 500 milhões.

“O compromisso da prefeita Lucimar Sacre de Campos é aplicar a quase totalidade da arrecadação de impostos em obras e ações de interesse da população”, disse Lucinéia dos Santos Ribeiro, assinalando o Poder Público realiza obras e ações com os recursos que vem da arrecadação de impostos pagos pelos contribuintes.

Já a procuradora de Várzea Grande, Sadora Xavier, a gestão municipal tem sido zelosa na relação com os contribuintes, dando descontos, retirando juros e multas, parcelando ou mesmo prorrogando o vencimento dos impostos, tudo para contemplar e permitir que a população possa planejar seus compromissos e honrar os pagamentos com o Fisco Municipal.

“Para se promover saúde, educação, segurança, obras e social, é necessário que haja recursos e eles vêm da arrecadação de impostos, taxas e contribuições pagos pela população, então se faz preponderante que essas cobranças sejam pagas para fazer frente aos compromissos e as exigências da própria população”, disse Sadora Xavier.

Tanto a secretária de Gestão Fazendária, quanto à procuradora municipal, sinalizaram que assim que os prazos vencerem, tanto do Alvará, do dia de hoje (25), quanto do IPTU no dia 10 de maio, para aqueles que não se manifestaram, haverá notificação, negativação dos nomes nas instituições de controle do crédito como Serasa e até mesmo a execução judicial para que os devedores sejam compelidos a pagar o que devem ao Tesouro de Várzea Grande.

“Vamos utilizar de todos os possíveis instrumentos de proteção ao crédito para resgatar o que é devido a Várzea Grande para que obras e ações que atendam a toda cidade e população, possam ser executadas”, disseram Lucinéia dos Santos Ribeiro e Sadora Xavier.

Decidido a melhorar o desempenho da arrecadação municipal, medidas estão sendo implementadas paulatinamente. Além de ampliar os descontos, como no caso do Alvará que foi elevado para 20% de descontos para aqueles que pagaram em janeiro, 10% em fevereiro ou parcelamento em até 3 vezes sem descontos, está sob análise de uma comissão instituída pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, o IPTU Regressivo que visa ampliar o desconto em 2020 para quem pagou o mesmo neste ano na data inicial, sem prorrogação.

“Também estamos analisando e será em breve definido, que melhorias de obrigação dos proprietários de imóveis, como calçadas e muros, executados e comprovados, representarão mais descontos ainda, como forma de fomentar o interesse dos contribuintes em pagar um dos mais importantes tributos para a administração municipal e que asseguram a execução de obras de necessidade popular”, disse a secretária de Gestão Fazendária.

Comentários Facebook
Continue Reading

Diversos

Para economistas, aumentar impostos não é alternativa

Published

on

A alternativa de aumentar impostos para tentar resolver o grave problema das contas públicas do País não pode ser encarada como uma saída positiva, na avaliação de economistas do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, e do Banco Safra.
Por Douglas Gavras/AE – “A questão fiscal é o grande ‘calcanhar de Aquiles’ da economia brasileira. O debate é se o País vai resolver esse problema no início do ano. Para todo lado que se olha, é possível ver que há muito a ser feito”, ressalta Silvia Matos, do Ibre/FGV.
A declaração foi dada durante o seminário “Perspectivas 2019: Os Desafios para o Planalto”. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 13, e promovido pelo Grupo Estado e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
O Brasil precisa tentar fazer o ajuste fiscal sem aumentar impostos, avalia o economista-chefe do banco Safra, Carlos Kawall. “A carga tributária já é muito elevada e pesa sobre o crescimento da economia. É como se andássemos com uma bola de ferro presa ao pé.”
Ele diz que a transferência de recursos da iniciativa privada ao setor público reduz a capacidade de crescimento da economia. “Tirar dinheiro do setor privado, que é produtivo, e dar na mão do setor público é um grande impeditivo. O teto de gastos é essencial, sou defensor ardoroso e é possível cumpri-la.”
Para Kawall, um aumento da arrecadação a partir do encerramento de isenções e benefícios fiscais históricos é mais fácil falar do que fazer. “Existem benefícios que estão aí há muito tempo e retirá-los não é simples”, diz Kawall.

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262