Connect with us

MATO GROSSO

Mato Grosso assina Pacto Estadual de Inovação e cria inédita Governança do Ecossistema Inovador

Publicado em

Mato Grosso é o primeiro Estado do Brasil a ter um pacto pela inovação e uma governança com objetivo de se transformar em referência nacional de ecossistema inovador. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (31) pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec.

O Pacto Estadual pela Inovação é um documento assinado por instituições, inclusive a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, no sentido de reunir esforços e potencializar as ações do governo de Mato Grosso e ecossistema inovador. Já a criação da Governança Estadual se deu através da portaria 167/2024/SECITECI/MT, que regulamenta como deve ser apoiado o Pacto.

Segundo Allan, o Pacto e a Governança podem fazer de Mato Grosso protagonista na tecnologia, inovação e empreendedorismo. Isso porque o poder público, universidades, empresas e sociedade civil serão convidados a reunir esforços e criar ambiente que estimule ainda mais ideias transformadoras.

A Governança será responsável por apoiar o Pacto Estadual de Inovação, sendo um instrumento de mobilização das entidades que se comprometem com ações estratégicas para transformar Mato Grosso em referência em inovação no Brasil.

“Podemos ter agora um panorama do Estado inteiro sobre aquilo que nossas empresas podem render de empreendimentos, inovação e crescimento, mas teremos também um olhar para o Brasil e fora do país”, afirmou Allan.

A assinatura dos documentos ocorreu durante o Sebrae Hacking, realizado nesta quarta e quinta-feira (30 e 31.10), em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. O diretor técnico do Sebrae em Mato Grosso, André Schelini, também assinou o Pacto e ressaltou a importância dos esforços da Seciteci e Governo do Estado. “Parabéns ao Governo, parabéns secretário Allan Kardec, ecossistema, prefeituras envolvidas e empreendedores que permitiram esse momento”, disse.

De acordo com a portaria 167/2024/SECITECI/MT, a Governança contará com um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; um representante do Parque Tecnológico de Mato Grosso; um representante do Sebrae de Mato Grosso; e quatro membros de 13 ecossistemas de inovação do Estado (Alta Floresta, Baixada Cuiabana, Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juína, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Sorriso).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza rescaldo após fogo em depósito do Atacadão em Lucas do Verde

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) na quarta-feira (9.7), foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio na Avenida Universitária em Lucas do Rio Verde (a 331km de Cuiabá).

Ao chegarem no local, a equipe da 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (13ª CIBM) constatou que o foco do incêndio ocorreu no compartimento de papelão do estabelecimento. As chamas foram controladas antes da chegada dos bombeiros, graças à atuação rápida da brigada de incêndio da edificação.

Durante a ocorrência, duas pessoas precisaram de atendimento por apresentarem mal-estar devido à inalação de fumaça. Ambas foram avaliadas no local, mas recusaram encaminhamento ao hospital.

A equipe realizou o rescaldo no local, garantindo que não houvesse reignição e eliminando qualquer risco remanescente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Governador, vice e prefeito articulam novas obras para Cuiabá

Published

on

O governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta articularam a viabilização de novas obras para Cuiabá durante reunião com o prefeito Abílio Brunini, nesta quinta-feira (10.7).

Na reunião, que também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, Mauro destacou que somente de obras em andamento, o Estado tem mais de R$ 3 bilhões investidos na Capital.

“O prefeito Abilio apresentou uma série de novas demandas sobre a ótica da prioridade dele como gestor municipal. Eu, Pivetta, Fábio, discutimos e alinhamos uma metodologia de trabalho. O prefeito vai elaborar alguns projetos e nós vamos desenvolver dentro do governo novas ações. Nós queremos estabelecer novas cooperações, novos programas de interação e naquilo que o Estado puder continuar ajudando, com certeza nós vamos continuar ajudando a cidade de Cuiabá, como temos o dever de ajudar todos os municípios”, relatou Mauro Mendes.

De acordo com o governador, boa parte das obras são para a melhoria da Infraestrutura e Mobilidade Urbana em Cuiabá.

“Falamos das obras de viadutos, das parcerias pra gente terminar pelo menos uma parte do Contorno Leste, do CPA até a MT-251, a duplicação da avenida do CPA, do final ali da Polícia Militar até o Contorno Leste. Também tratamos dos viadutos que poderão ser construídos em algumas posições para melhorar o trânsito da cidade, além de soluções para a Saúde”

Além dessas obras, conforme o prefeito Abilio, também foram tratadas novas parcerias para levar asfalto aos bairros de Cuiabá.

“Falamos sobre a possível criação de uma usina de asfalto em Cuiabá para o nosso município, para a gente fazer com mais celeridade tanto o tapa-buraco com produção nossa, quanto a pavimentação dos bairros que também estão muito tempo aguardando. A gente lembra que alguns dos bairros de Cuiabá conseguiram esse avanço através do governo do Estado. 11 deles estão sendo pavimentados e acho que essa é uma marca do Mauro em relação a muitos bairros, como por exemplo o Pedra 90 e o Renascer, que foram bairros que só conseguiram asfalto na gestão dele”, completou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262