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Mato Grosso

Membros da Aprovale conhecem projeto ´Sistema de Unidades Chico Mendes´

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Membros da Associação dos Produtores Rurais do Vale Rio Roosevelt (Aprovale) estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (07), com o primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), para conhecerem o projeto de lei que cria o ´Sistema de Unidades de Proteção Chico Mendes´. A próxima reunião será em audiência pública no dia 7 de novembro, às 9 horas, em Aripuanã. De autoria dos deputados Riva e Dilceu Dal Bosco (DEM), o projeto também será discutido com os governos estadual e federal.
Para o produtor rural e presidente da Aprovale, Edvaldo Lira, o debate ampliado é importante por oportunizar adequações à proposta. “A iniciativa é muito louvável. Agora, vamos apresentar sugestões para a implantação desse projeto”, afirmou. Lira ainda ressaltou que há um grande interesse dos produtores em conhecer a iniciativa, pois o momento requer a utilização de projetos de manejo e exploração da região de forma sustentável, para gerar empregos, benefícios sociais e manter a preservação da região Noroeste. “A nossa posição é pela preservação da área”.
Ao destacar o Sistema Chico Mendes, Lira explicou que a implantação de projetos de manejos e desenvolvimento sustentável sempre esbarrou nas dificuldades impostas pelos próprios órgãos estaduais. “Mas, está havendo uma mudança na conscientização desses órgãos. Por isso, acreditamos que o projeto do deputado Riva caminhará de forma mais acelerada. Temos todo o interesse que a região se desenvolva. E o manejo sustentável é a solução”.
Depois de explanar o objetivo do projeto, que já está em tramitação na AL, Riva disse aos produtores, que a proposta finda a preocupação da criação e ampliação de novas reservas indígenas. Também vai assegurar a atividade econômica da região de forma sustentável. “É um projeto viável tanto econômico, quanto ambientalmente”.
De acordo com o parlamentar, o sistema vai inibir a criação de novas reservas em Mato Grosso. “Todos os dias somos ameaçados com a criação de novos parques, inclusive, nessa área. Com isso, não poderíamos desenvolver nenhuma atividade econômica”.
O produtor rural Ely Corral, um dos fundadores da Aprovale – criada há 27 anos, ressaltou as particularidades dessa região. Segundo ele, apenas 5% da área estão antropizados. “Ali existe 95% de áreas preservadas de florestas”. Para ele é importante ações que fomentem o desenvolvimento sustentável, haja vista que os produtores sempre há 30 anos arcam com a construção de estradas, pontes e balsas sem nenhuma ajuda dos governos.
CHICO MENDES – O Sistema de Unidades de Proteção “Chico Mendes” formará o maior corredor ecológico do mundo. Numa extensão de 2,7 milhões de hectares, localizada nos municípios de Colniza, Rondolândia e Aripuanã.
Além de manter a preservação da fauna e flora, o projeto visa manter Mato Grosso como um estado produtivo e vai abranger as seguintes áreas: Estação Ecológica do Rio Roosevelt, Reserva Extrativista Roosevelt Guariba, Proteção Ambiental Guariba, Proteção Ambiental Entre Rios I e II, Proteção Ambiental Roosevelt Madeirinha, Parque Tucumã, Estação Ecológica do Rio Flor do Prado e a Estação Ecológica Madeirinha.
Essas áreas poderão ser destinadas à regularização de reservas legais, recomposição e ou compensação florestal, manejo florestal sustentável, utilização para pesquisa científica, utilização de reservas extrativistas e turismo ecológico.
Fonte: ITIMARA FIGUEIREDO/Assessoria de Gabinete

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Escola Estadual 21 de abril promove conscientização contra a violência sexual

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Ações sobre o ‘Maio Laranja’ são realizadas durante todo o mês, para reforçar à população o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e dar visibilidade ao tema. Em Juína (733 km de Cuiabá no sentido noroeste), a Escola Estadual 21 de Abril promoveu uma semana de sensibilização sobre o assunto. Entre os dias 10 e 13, os estudantes da unidade escolar participaram de palestras, rodas de conversa e organizaram uma passeata de mobilização da comunidade.

Para ministrar as palestras, a psicóloga Aline Pereira da Silva buscou diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária dos estudantes. O primeiro dia de atividades foi voltado aos alunos do 3° ao 6° ano do Ensino Fundamental, por meio de uma leitura dinâmica do livro “Pipo e Fifi – prevenção de violência sexual na infância”. Foram abordados conceitos básicos do corpo humano e como diferenciar toques de amor de toques abusivos.

Para reforçar as orientações, Aline trouxe bonecos e três tarjas nas cores verde, vermelho e amarelo. Conforme ela apontava para as partes dos corpos dos bonecos, utilizando as tarjas, os alunos respondiam se poderiam ou não serem tocadas.  

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“Tentamos abordar o assunto de forma lúdica com os estudantes do Ensino Fundamental. Foi interativo e eles aprenderam bastante. É imprescindível que as crianças saibam diferenciar onde podem ou não ser tocadas por outras pessoas. É mais uma forma de proteção e prevenção ao abuso”, ressaltou a diretora da unidade escolar, Raquel Queiroz

Com a participação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), no segundo dia, as turmas de 7°, 8° e 9° Ano do Ensino Fundamental foram sensibilizados sobre o conceito de abuso sexual, as formas de exploração sexual e os impactos na saúde mental das vítimas. Ademais, a palestra destacou o Disque 100, número direcionado para denúncias em caso de suspeitas desta violência e quais órgãos governamentais procurar em caso de atendimento.

Já com os estudantes do Ensino Médio, as orientações de prevenção ao abuso sexual foram feitas de formas diferentes. Uma caixinha com perguntas dos estudantes foi montada e dúvidas sobre o assunto foram sanadas, por meio de uma roda de conversa. Após o bate papo, os estudantes confeccionaram cartazes com frases de sensibilização e destaque ao Disque 100.

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A diretora destaca que os estudantes ficaram surpresos com as informações e acrescenta que a ação promovida pela escola poderá mudar a vida de muitas pessoas.

Como objetivo de mobilizar a comunidade, no último dia da programação, os estudantes, acompanhados da gestão escolar, organizaram uma passeata. Segurando flores amarelas artesanais, símbolo da campanha, e os cartazes confeccionados no dia anterior, o grupo percorreu as ruas do bairro Padre Duílio, no qual a escola fica localizada. Ao final do percurso, realizaram uma cerimônia de “plantação das flores” marcando as ações da semana.

Fonte: GOV MT

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Mato Grosso

Escola Estadual implanta clube do xadrez para melhorar aprendizagem dos alunos

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Conhecido pelos vários benefícios a quem o pratica, o xadrez vem conquistando cada vez mais espaço dentro das instituições de ensino, como parte do planejamento pedagógico. Quem também entrou nessa partida, que vai muito além do jogo, foi a Escola Estadual Professora “Julieta Xavier Borges”, no município de Barra do Bugres (165 km de Cuiabá no sentido leste).

O sonho antigo da gestão da unidade escolar se tornou realidade no dia 13 de maio, com a implantação de um Clube do Xadrez. O evento ocorreu na Biblioteca Integradora e contou com a presença do idealizador do projeto, o professor de matemática Jonhy Sylla, que, voluntariamente, coordena o clube, em conjunto com o monitor Joelson da Silva Souza, aluno do 8º ano B.

O Clube do Xadrez é um polo de ensino da modalidade, ligado ao Programa de Massificação do Xadrez no Estado de Mato Grosso, projeto apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa tem apoio do Programa de Ampliação do Acesso ao Esporte e Lazer, do Fundo de Desenvolvimento Desportivo (Funded-MT).

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Há alguns anos, a pedagoga Sônia Reche iniciou, na escola, o projeto de xadrez, quando alunos ensinavam outros alunos, facilitando, desta forma, a implantação do Clube do Xadrez.

Uma história com muitos personagens principais. Um deles é o professor Cleiton Marino Santana, presidente da Federação Mato-Grossense de Xadrez (FMTX) e diretor da Escola da Escola Arena da Educação José Fragelli.

Também foi imprescindível na implantação do projeto, o professor Douglas Manzan, responsável pela adesão da FMTX ao Clube do Xadrez e por se deslocar até a Arena da Educação em buscas dos kits.  

A Federação disponibilizou tabuleiros com peças em tamanho profissional, relógios de marcação de tempo e material didático para as aulas. Alguns dos alunos, que estão participando do projeto, receberam um tabuleiro e jogo de peças para treinar em casa.

No momento, segundo a diretora da escola, Andreia Rodrigues Geres, o Clube do Xadrez conta com 40 inscritos. “Os integrantes do clube, de diversas turmas do fundamental II da unidade, se reunirão semanalmente, com agenda fixa de dia e horário, para estudar as cartilhas, treinar as jogadas, aprimorar os conhecimentos e se preparar para futuros eventos”, disse.

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Andréia observa que este trabalho é de extrema importância nas escolas, pois, além de todos os seus benefícios na educação, ajuda no desenvolvimento das habilidades cognitivas e não-cognitivas dos alunos. “É um ótimo jogo para aprender a conviver em harmonia com os demais colegas e pares”.

Outro destaque é o empenho dos pais ou responsáveis em incentivar seus filhos na participação e comprometimento em mais essa iniciativa da escola. “Já tínhamos o Clube do Livro em plena atividade. A escola parabeniza a todos os envolvidos, que doaram o seu tempo e o conhecimento para proporcionar essa formação integral, propondo benefícios incalculáveis aos estudantes”, concluiu a diretora.

Fonte: GOV MT

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