conecte-se conosco


Cuiabá

VLT: “Ninguém tem essa autoridade e legitimidade sozinho”, defende Emanuel Pinheiro

Publicado

Com foco em dialogar sobre a escolha do melhor modal para Cuiabá, o gestor criou o Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

NAIARA LEONOR

 

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro tornou a defender que a população seja ouvida em decisão quanto ao novo modal de transporte público para Cuiabá e Várzea Grande. Para Pinheiro, a decisão estadual foi tecnocrata e o melhor caminho é a convocação de um plebiscito, para que os próprios usuários do transporte coletivo decidam o que mais atende as demandas diárias da capital.

“Vamos ser democráticos, vamos ser responsáveis, corretos com a população. Quer mudar? Vamos mudar, mas não sem ouvir a população de Cuiabá e Várzea Grande, ninguém tem essa autoridade e legitimidade. Nem o Estado sozinho, nem Cuiabá sozinha e nem Várzea Grande sozinha. Então vamos ouvir o povo, que é o maior interessado, ele deve dizer se quer VLT ou BRT, e a decisão popular tirada de um plebiscito eu acato”, disse o prefeito de Cuiabá.

Leia mais:  Mulheres venezuelanas participam de palestra sobre combate a violência doméstica

De acordo com o gestou, o plebiscito está previsto na Constituição de Mato Grosso, mas que por nunca ter sido usado causa estranhamento. A proposta de convocar a população às urnas para decidir sobre o melhor modal de transporte para a capita e sua cidade vizinha, foi apresentada pelo deputado Federal Emanuel Pinheiro Neto e lida pelo prefeito Emanuel Pinheiro em audiência pública no último dia 08 de fevereiro na Assembleia Legislativa de Mato grosso (ALMT). É a Casa de Leis que deve convocar e aprovar a consulta pública. Posteriormente, o chamamento de uma eleição para escolha do modal deve ser organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em um prazo máximo de 90 dias.

“Quando Emanuelzinho lançou a ideia do plebiscito eu abracei de corpo e alma, porque muita gente não sabe, mas ele está previsto na Constituição Estadual, é que Mato Grosso nunca fez plebiscito, por isso que as pessoas estranham, não estão acostumados a dar voz ao povo. Ele funciona como uma campanha eleitoral. O TRE vai normatizar, vai ter uma campanha com horário eleitoral gratuito para os dois modais, a população vai conhecer quando a vantagem e desvantagem de um e de outro por 30 dias, com debates diários, por isso o plebiscito é honesto”, explicou Pinheiro.

Leia mais:  Bairro Araés recebe grande operação de zeladoria urbana por dois dias seguidos

Com foco em dialogar sobre a escolha do melhor modal para Cuiabá, o gestor criou o Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, em 22 de janeiro via decreto municipal. Além de sua comissão técnica permanente, serão convidadas instituições, como FIEMT, Sinduscom-MT, CREA-MT e CAU-MT para colaborar com o debate nas reuniões, que devem ser abertas para participação pública também.

Comentários Facebook

Cuiabá

Primeira-dama comemora vacinação de lactantes após indicação ao prefeito

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A primeira-dama Márcia Pinheiro comemorou o início da vacinação de mulheres lactantes, que estão amamentando bebês até 1 ano de idade. O cadastro para imunização do grupo prioritário começou, nesta terça-feira (22), após indicação do Núcleo de Apoio à Primeira-dama ao prefeito Emanuel Pinheiro.

A inclusão das mulheres lactantes foi um movimento que ganhou força em Salvador, capital da Bahia, e ganhou proporção nacional. Em Cuiabá, os coordenadores buscaram apoio da Câmara de Vereadores que articularam junto ao Núcleo de Apoio à Primeira-dama a imunização prioritária.

“Corremos atrás dos vereadores e fizemos uma carta aberta e tivemos o apoio do vereador Cesinha que abriu espaço para falarmos sobre isso. Conseguimos levar a causa até o prefeito e a primeira-dama. Foi um trabalho formiguinha, começamos mandando e-mail e tudo isso terminou com a inclusão dessas mães”, disse Flávia Liebel, uma das coordenadoras do movimento em prol das lactantes.

Segundo a primeira-dama, as indicações feitas pelo seu núcleo começaram em maio, quando foi pedido ao prefeito a inclusão de alguns grupos na prioridade como as gestantes, puérperas, além dos profissionais garis, catadores de recicláveis e motoristas de ônibus.

Leia mais:  Pinheiro fecha parceria com Sebrae e dá início a criação do Cuiabanco com envio de PL à Câmara Municipal

“O prefeito que tem sido sensível e atendido a nossa sugestão porque precisamos pensar naquelas pessoas mais vulneráveis nesse momento. A mulher durante a sua gestação e logo após fica mais vulnerável e, por isso, precisamos olhar para elas com mais atenção. Como mulher, como mãe e como primeira-dama me senti na obrigação de buscar essa proteção prioritária para as nossas mães cuiabanas” destacou.

Passo a passo para se cadastrar

  • – Entre no site vacina.cuiaba.mt.gov.br
  • – Clique em pré cadastro
  • – Clique em aceitar e continuar
  • – Selecione o grupo de risco e clique em próximo passo;
  • – Escolha a unidade onde deseja receber a vacina e clique em próximo passo;
  • – Preencha todos os dados que estão marcados com *
  • – Clique em enviar cadastro

Depois do registro, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual. Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática ou um e-mail informando que ela já está confirmada para ir tomar a vacina.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá dá posse a TAE e TMIE-Motoristas nesta sexta-feira (25)

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Bairro Araés recebe grande operação de zeladoria urbana por dois dias seguidos

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá inicia nesta sexta-feira (25) uma grande operação de zeladoria no bairro Araés. Por meio do programa Mutirão da Limpeza, coordenado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o Município levará para comunidade diversas atividades que melhoram o visual da comunidade e garantem mais qualidade de vida aos milhares de moradores.

As equipes começam a atuar no Araés a partir das 7h30 desta sexta-feira (25) e segue, no primeiro dia, até às 17h. No sábado (26), os servidores retomam os trabalhos às 7h e finalizam às 11h. Nos dois dias, serão executados serviços de varrição das ruas, pintura de meio-fio, podas de árvores, roçagem, capinação, manutenção na iluminação pública, e eliminação dos pontos identificados de descarte irregular de lixo.

Além disso, os caminhões do Cata-treco também percorrem as ruas dos bairros, permitindo aos moradores o descarte de materiais inservíveis, de forma segura e dentro da lei. Essa atividade é considerada fundamental para evitar que objetos sem mais utilidade, como sofás, geladeiras, fogões e pneus sejam descartados em áreas impróprias e formem bolsões de lixo que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

Leia mais:  Formação online do programa 'A União Faz a Vida' reúne professores de escolas de Cuiabá

“Para essa edição, serão disponibilizados mais de 250 servidores, que atuarão por dois dias, visando atender o bairro por completo. Teremos equipes em todas as vias, praças e outros equipamentos públicos. Já fizemos ações pontuais, mas como é uma comunidade de grande extensão, verificamos a necessidade de retornar com uma programação maior”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.

SERVIÇO

Assunto: Programa Mutirão da Limpeza

Local: Bairro Araés

Data: 25 e 26 de junho, sexta-feira e sábado 

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262