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Saúde

Norte-americano atendido na ala Covid-19 de Hospital Regional destaca qualidade dos serviços prestados

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O norte-americano Isaiah Clinton James ficou internado na UTI Covid-19 do Hospital Regional de Sinop por 19 dias em junho de 2021. Após um ano, ele visitou o hospital para prestar uma homenagem aos profissionais da unidade, em agradecimento pela sua cura e pelo atendimento que recebeu ao longo da internação.

Em 2021, o empresário norte-americano, de 42 anos, e a sua esposa haviam recém mudado dos Estados Unidos para Sinop, em maio de 2021, quando ele contraiu a Covid-19. James foi diagnosticado com a doença no Hospital Regional de Sinop, onde ficou internado de 09 a 28 de junho.

Acompanhado da família brasileira e do irmão norte-americano, que veio dos Estados Unidos especialmente para visitá-lo e participar da homenagem, Isaiah James foi recebido pelos profissionais de saúde, especialmente os médicos e enfermeiros que cuidaram dele durante o tratamento.

“Somos gratos por tudo. Sabemos da dificuldade que é ter um plano de saúde privado ou condição financeira de pagar por um tratamento de saúde, ainda mais por uma doença tão grave e de emergência e com um tempo tão longo de internação. O Sistema Único de Saúde (SUS) e a equipe de profissionais do hospital fizeram um grande trabalho e salvaram a minha vida”, disse Isaiah.

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Irmão de Isaiah, David também destacou o atendimento prestado pelo Hospital Regional. “A nossa família só tem a agradecer pelo bom atendimento que o meu irmão recebeu do hospital e do SUS. Quando Isaiah foi diagnosticado com Covid-19 no Brasil, ficamos muito preocupados. No entanto, nossas preocupações foram rapidamente resolvidas quando recebemos a informação de que tanto os médicos, os enfermeiros e administradores estavam cuidando dele. Eles não eram apenas profissionais, eles foram além”, avaliou.

Durante a homenagem, o ex-paciente também encontrou o médico Thiago Ferreira, que tratou de sua saúde e acompanhou toda a sua recuperação; ele reconheceu o esforço e a dedicação de todos os trabalhadores envolvidos no combate à Covid-19 no Hospital Regional de Sinop.

“Planejamos viajar até Sinop para agradecer pessoalmente a cada um dos funcionários por salvar a minha vida. Cada um deles terá um lugar especial em nossos corações. O SUS é um grande exemplo do que o sistema público de Saúde pode fazer e serve de exemplo para os Estados Unidos, que têm somente planos privados de saúde. A saúde deve ser um direito para todo o cidadão”, acrescentou Isaiah.

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Para o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, o reconhecimento do ex-paciente e familiares é algo muito positivo para a equipe. “Nós sabemos o quanto cada servidor se dedica para levar um SUS cada dia melhor à nossa população. Quando nossos pacientes e seus familiares reconhecem isso, a equipe se sente motivada a continuar se dedicando. Essa aprovação também serve para nos mostrar que estamos no caminho certo”.

A secretária Executiva de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Deisi Bocalon, pontuou que a homenagem reforça a qualidade do serviço que foi prestado. “Uma pessoa dos Estados Unidos, que é um país desenvolvido, vem agradecer o atendimento que foi prestado pelo SUS na ala Covid-19 do Hospital Regional de Sinop, só engradece o serviço e a qualidade; o desejo da SES é de que essa qualidade melhore dia após dia”, concluiu.

Fonte: GOV MT

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Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada a partir deste sábado no país

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A campanha contra a gripe será ampliada a partir deste sábado (25) para a população a partir de 6 meses de idade, em todo o país, enquanto durarem os estoques da vacina. A mobilização busca prevenir complicações decorrentes da doença e diminuir óbitos e pressão sobre o sistema de saúde.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, no Rio de Janeiro

©Tomás Silva

Da ABr – Quem faz parte do público-alvo e ainda não se imunizou, também poderá se vacinar. Para receber a vacina da gripe, basta ir a qualquer posto de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem cerca de 38 mil salas de vacinas espalhadas por todo país e o Ministério da Saúde já distribuiu 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para estados e Distrito Federal.

Até o momento, a mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal.

 “Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos no nosso país. Temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicação, graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação do Brasil. Ano passado, tivemos casos em várias regiões do País por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa cepa e as passadas. Precisamos combater essas doenças”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele fez um apelo à população para que  à população para que ajude a aumentar os índices de imunização contra a doença no Brasil.

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Vacinação

Idosos acima de 60 anos;
Trabalhadores da saúde;
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Pessoas com comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.

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Saúde

Ações dos núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde de MT são destaques nacionais

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Os Núcleos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (NATS) de Mato Grosso, mantidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e pelo Hospital Universitário Júlio Muller, tiveram experiências selecionadas e apresentadas no evento da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) e na Organização Pan Americana de Saúde (Opas), realizado nesta semana em Brasília.

As ações de sucesso foram compartilhadas no evento após a seleção das seis melhores experiências em âmbito nacional, da qual participaram 88 núcleos existentes no Brasil. O Núcleo de Avaliação de Tecnologia da SES-MT existe desde 2014, sendo o primeiro instituído no Estado; o segundo núcleo foi criado pelo Hospital Universitário Júlio Muller, em 2016.

Desde 2015, o núcleo da SES-MT atua em parceria com o do Hospital, por meio de convênio de cooperação técnica. A parceria proporciona para a SES-MT a obtenção de base de dados que são necessários para o trabalho do núcleo estadual. Essa atuação conjunta, por meio de convênio entre as instituições estadual e federal, foi destaque como experiência de sucesso, com reconhecimento nacional.

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A trajetória do NATS da SES-MT foi partilhada como um “caso de sucesso” e o convênio firmado com Hospital Universitário Júlio Muller foi selecionado como estratégia de colaboração e atuação exitosa no quadro “As experiências da Rebrats: compartilhar e evoluir”.

“Ter nossa história em destaque e as estratégias que usamos para vencer barreiras e escassez de recursos como modelo a ser partilhado é gratificante. Indica que estamos no caminho certo”, comemorou Kelli Nakata, presidente do NATS da SES-MT.

Para o coordenador do NATS do Hospital Universitário Júlio Muller, Helder Cássio de Oliveira, “ter boas parcerias é muito importante para impulsionar estratégia de crescimento de organizações. Ganham ambas as partes por poderem fazer juntos, o que seria difícil fazer sozinhos”.

A Rebrats foi oficialmente criada em 2011 e exerce um papel importante na promoção e difusão da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, atuando como um elo entre pesquisa, política e gestão por meio de estudos que colaboram com o processo de incorporação, monitoramento e desincorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS).

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Os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde representam uma ferramenta valiosa nos processos decisórios de incorporação, monitoramento e mudança de tecnologias, uma vez que fornecem informações de benefícios e riscos para saúde, além de consequências econômicas e sociais da utilização de tecnologias em saúde.

O NATS da SES-MT está aberto para realizar avaliações de tecnologias em saúde para qualquer unidade da pasta. “A equipe auxilia na tomada de decisão dos gestores para adotar novas tecnologias no sistema de saúde, realizando análise técnica da eficácia, do impacto no orçamento, da segurança do produto ou serviço e do custo efetividade, além de demonstrar se algum produto ou conduta tornou-se obsoleta, por meio de avaliação”, concluiu a gestora Kelli Nakata.

Fonte: GOV MT

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