Connect with us

Mato Grosso

Nova Transpantaneira vai interligar Região Norte ao Pantanal

Publicado em

Com 90 km, nova Transpantaneira vai interligar Região Norte ao Pantanal e impulsionar turismo de MT

Em uma concentração de esforços para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região pantaneira, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Sérgio Ricardo e representantes de diversas instituições percorreram os 90 km da futura estrada “Transpantaneirinha”, durante o Projeto Estradeiro realizado no último no sábado (28).

TCE – A ação conjunta, promovida na estrada histórica que liga Várzea Grande a Barão de Melgaço, passando por Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, busca viabilizar projeto para reestruturação do trecho, que dá acesso à 11 antigas usinas de cana de açúcar.O trajeto foi sugerido pelo conselheiro, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, que vem atuando para solucionar o caos vivido pelo município e pelo avanço de toda a região.

“Nos reunimos em busca de soluções para ligar toda essa região com pontes, viabilizando o turismo desde a usina de Itaici e criando um roteiro que auxilie o desenvolvimento da economia dessa região, com geração de empregos, de possibilidades e de qualificação, para que o turismo, que gera sete em cada dez empregos no mundo, possa gerar emprego também aqui em Mato Grosso, que tem uma natureza exuberante. Somos o único lugar do planeta que tem Cerrado, Pantanal e Amazônia”, disse.

O conselheiro reforçou que o Tribunal vem discutindo o desenvolvimento de todo o estado, o fim das desigualdades regionais e a vocação econômica dos municípios. “A proposta é ir a campo, buscar soluções, auxiliar, orientar políticas públicas que desenvolvam o estado e que diminuam as desigualdades grandiosas que existem entre os 141 municípios. Um grande problema que estado e prefeituras têm é a produção de projetos. O estado tem condições, existem recursos federais e estaduais, mas o que faltam são os projetos, como nesse caso. Então, o primeiro passo é correr atrás para que todos se unam. O Tribunal vai auxiliar e estar junto, tanto que propomos essa viagem.”

A expedição contou com autoridades como o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que falou sobre o potencial do estado. “Estamos conhecendo o potencial que tem nessa região. A indústria do Turismo é o próximo grande passo para Mato Grosso e estamos conversando e planejando formas para melhorar essa infraestrutura, tanto do ponto de vista do transporte terrestre, quanto com relação ao sinal de internet. Tem muitas riquezas naturais aqui, mas falta infraestrutura. Então, é isso que nós estamos olhando, para planejar o que que o estado pode e deve fazer para melhorar essa região.”

O titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, destacou a importância da união institucional.  “Acredito que essa posição do Tribunal é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. A licitação da Orla foi deserta várias vezes porque os empresários veem dificuldade de tocar uma obra dessa pela logística. Estamos falando de um espaço de muita história, uma rota que passa por 11 usinas açucareiras e que tem relevância turística, cultural e econômica.”

Já o deputado Carlos Avalone chamou a atenção para a atuação do conselheiro em prol do meio ambiente. “Sérgio Ricardo tem uma história com o Pantanal, com o Rio Cuiabá e com o meio ambiente. Sua atuação, por meio do Tribunal de Contas, vai ser fantástica e esse grupo que está aqui trabalhando junto, vai conseguir viabilizar essa mudança. Não está faltando dinheiro, mas estão faltando bons projetos e colocar isso como prioridade.”

De acordo com o secretário adjunto de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, “a presença do TCE-MT na construção de projetos que possam trazer desenvolvimento através do Turismo, traz transformação social e desenvolvimento ambiental para as cidades de Mato Grosso”.

Na ocasião, a prefeita de Barão de Melgaço, Margarete Gonçalves, destacou a importância do fomento ao turismo. “Isso vai trazer para o nosso Pantanal o turismo de sustentabilidade, é um momento importante para todo o bioma. Essa infraestrutura vai garantir a chegada até a nossa orla, inclusive, essa estrada era utilizada pelo município de Barão no passado, então agora estamos resgatando essa estrada.”

No mesmo sentido se pronunciou a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães. “Quero parabenizar a todos pela disposição de vir conhecer a realidade dos municípios, porque não é só Santo Antônio que precisa dessa ação, os municípios de Livramento e Barão de Melgaço também precisam dessa transformação. Tenho certeza de que hoje é o primeiro passo e que isso vai se estender e que vai realmente sair do papel e vai acontecer”, disse.

O Estradeiro é realizado pela Instância de Governança Regional – Pantanal Mato-grossense em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). Um dos principais objetivos da iniciativa, que reúne representantes de diferentes setores, é conhecer a realidade local e estimular o turismo no município, único do estado localizado integralmente no Pantanal.

Clique aqui e confira galeria de fotos.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Setasc sorteia ingressos para crianças com espectro autista verem último jogo do Cuiabá em 2023

Published

on

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc) abre nesta segunda-feira (04.12) inscrições para sorteio que leva pessoas com Transtorno do Espectro Autista ao camarote da Arena Pantanal, para acompanhar o Cuiabá Esporte Clube na partida contra o Athletico Paranaense.

O último jogo do Dourado no Brasileirão de 2023 está marcado para esta quarta-feira (06), às 20h30, e é válido pela 38ª rodada da Série A.

A ação executada pela Setasc por meio do programa SER Família Inclusivo foi idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, em parceria com o Dourado e a senadora Margareth Buzetti.

A inscrição para o sorteio é direcionada a portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) e pode ser feita através do formulário disponibilizado pela Setasc. Para preenchê-lo, basta acessar aqui.

O formulário ficará disponível até a manhã desta terça-feira (05) e o sorteio será realizado no mesmo dia.

A Setasc disponibiliza apenas o ingresso aos sorteados, não se responsabilizando pelo transporte de cada contemplado. Portanto, a orientação é que apenas quem realmente tiver interesse e disponibilidade para estar presente no camarote da Arena no dia do jogo (caso sorteado) deve preencher o formulário.

Como o camarote é disponibilizado pelo Cuiabá Esporte Clube, não é permitida a entrada de pessoas vestindo camisetas de outros times ou seleções.

Carteira de Identificação do Autista

A Setasc emite a CIA de forma gratuita. No documento constará informações específicas e qualificadas da pessoa com o espectro autista, além de contato de emergência e dados referentes ao representante legal/ cuidador.

O cadastro da CIA, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo é de 30 dias.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 98421-4080/ (65) 3613-5711 ou no site da Setasc.

*Sob supervisão de Daniele Danchura

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Projeto Caminhos do Morro promove 3ª edição do Dia Especial Turismo Rural

Published

on

O Projeto Caminhos do Morro promove a terceira edição do Dia Especial Turismo Rural, no próximo sábado (09.12), na Comunidade Morrinho, em Santo Antônio de Leverger. A iniciativa é coordenada pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer) e Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinho (Aprumo), com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

Com assistência técnica da Empaer, o evento terá uma programação diversificada, incluindo passeio a cavalo.

Os participantes sairão da sede da Aprumo para o percurso ao redor do morro de Santo Antônio.

O evento é gratuito, com abertura programada para as 7h, com café da manhã e apresentação cultural. Durante todo o dia irão acontecer as feiras da agricultura familiar e gastronômica, além da exposição de carros antigos e a novidade, a corrida “Desafio no morro – 5 km.

Sobre o projeto

A iniciativa nasceu em 2020 com o objetivo de inserir a Comunidade Morrinho na cadeia produtiva do turismo rural. Foi observada pela equipe da Empaer a potencialidade da região, de acordo com o que cada propriedade tinha a oferecer.

De resultado, algumas iniciativas foram consolidadas com geração de emprego e renda e melhora a qualidade de vida com a promoção do desenvolvimento sustentável.

No decorrer do projeto, foram promovidos encontros, cursos de capacitação, visitas técnicas e dias de campo.

Serviço
Dia Especial Turismo Rural
Onde: Comunidade Morrinho, Santo Antônio do Leverger
Quando: Sábado (08.12)

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana