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Cuiabá

Obras no terminal rodoviário de Cuiabá estão 55% executadas

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A reforma do Terminal Rodoviário de Cuiabá está com 55% das obras executadas. Já foram realizadas a instalação de novos banheiros, localizados no setor de desembarque, uma das principais reclamações dos passageiros. O Terminal também tem uma nova área de espera e plataformas de embarque, todas com acessibilidade e novos bebedouros.

A rodoviária também conta agora com internet wi-fi, carrinhos de bagagem e telefone para atendimento. Entre as melhorias executadas também estão o muro de cercamento, correção de infiltrações e pintura, melhorias no telhado, instalação de monitoramento por câmeras e novas salas administrativas. Também foram corrigidos problemas no asfalto do estacionamento e das pistas de embarque.

Conforme o secretário adjunto de Logística e Concessões da Sinfra-MT, Joelson Matoso, mais de um milhão de passageiros passam pelo Terminal de Cuiabá todo ano, com uma média de 200 mil pessoas nos meses de dezembro e janeiro, durante as férias escolares e as festas de fim de ano, e a reforma vai oferecer um serviço de melhor qualidade para todos.

“Com essa reforma, esse grande volume de pessoas que vêm de ônibus para a capital terá mais conforto em um terminal mais moderno, com serviços amplos e uma estrutura adequada”, afirma.

A reforma foi permitida pela concessão realizada pelo Governo do Estado.

Segundo Selmo Marques, gerente da Sinart – empresa que assumiu a concessão do Terminal, a previsão é de um investimento de R$ 32 milhões. A concessão prevê a construção de novos espaços para serviços comerciais, praça de alimentação e novos guichês de venda de passagens. Logo será instalado um novo elevador, o que vai contribuir com a acessibilidade dos usuários do Terminal.

Ainda segundo Selmo, o número de passageiros no fim deste ano pode até aumentar, devido a alta no preço das passagens aéreas. Para este feriado de Finados, a expectativa é de 20 mil pessoas passando pela Rodoviária, número 15% maior do que em 2021.

As obras de reforma começaram em junho de 2021 e devem ser finalizadas no segundo semestre de 2024.

O Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Vieira de Sá foi inaugurado em 1979 e tem 23.373,07 m² de área construída. Com um projeto considerado arrojado e moderno para época, com grandes vãos livres e ampla circulação de ar. Anualmente, 106,5 mil ônibus e 1,3 milhão de passageiros passam pelo local.

Esta é a primeira grande reforma realizada no terminal rodoviário, com investimentos possibilitados pela concessão realizada pela Sinfra-MT.

Fonte: Governo MT – MT

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Cuiabá

Estudantes apresentam trabalhos e participam de oficinas com temáticas do movimento afro-brasileiro

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Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Profª. Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito da Guia participaram neste sábado (2), das atividades de socialização do Projeto Minha Cor, Minha Raça. Foram oficinas, jogos e apresentação dos trabalhos com a participação da comunidade escolar.

A professora de História, Juliana Bezerra, responsável pelo projeto que envolve todos os profissionais da unidade explicou que o objetivo é trabalhar o movimento afro, oportunizando aos estudantes e à comunidade escolar, reconhecer a ancestralidade do povo brasileiro. “Por meio das ações propostas, pretendemos alcançar o reconhecimento e o respeito dos estudantes, rompendo a barreira do preconceito”, explicou Juliana Bezerra.

O evento contou com oficinas de pintura corporal africana, confecção de bonecas negras, as aboyomi, que significa ‘o melhor de mim para ti’, oficina de trança, pintura em tela, jogos africanos como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, entre outros, oficina de dança e palco.

Ensino da cultura afro-brasileira

Com foco nas disciplinas de História, Arte e Língua Portuguesa o estudo da cultura afro-brasileira é realizado de maneira interdisciplinar, pelas unidades educacionais da rede pública, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As unidades educacionais desenvolvem projetos e ações dentro dessa temática, de acordo com seus Projetos Políticos Pedagógicos e, a Secretaria Municipal de Educação oferece seminários sobre o tema para os profissionais e orientações pedagógicas para as unidades que solicitam.

Unidade educacional

A EMEBC Profª. Benedita Xavier Rodrigues atende 411 estudantes da Pré-Escola até o 4º Ano do Ensino do Fundamental, do Distrito de Nossa Senhora da Guia e comunidades Lajinha, Santa Luzia, Pai André, Rio Azul, Fazendinha, Terra Vermelha, Vila Boa Esperança, Machado e Condomínio Águas Claras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Censo Previdenciário de servidores da Prefeitura de Cuiabá é prorrogado

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Foi prorrogado até o dia 29 deste mês o período para que servidores efetivos ativos, aposentados, pensionista e dependentes participem do Censo Previdenciário 2023. A medida é regulamentada Portaria SMGE Nº 1785/2023, publicado na Gazeta Municipal do dia 1 de dezembro.

O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão, por meio do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-Prev).

O Censo Previdenciário teve início no dia 9 de outubro. O servidor que não participar do Censo corre o risco de ter sua remuneração suspensa, conforme o Decreto Municipal n.º 9.806 de 28.09.2023

Os pólos de atendimento permanecem sendo: Cuiabanco (Prédio da Antiga Energisa – Rua Barão de Melgaço, n.º 3.678 – Centro, esquina com a Rua Campo Grande), na sede do Conselho Municipal de Educação (CME) – Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, ao lado da Secretaria Municipal de Educação e Cuiabá-PREV (Rua São Benedito, n.º 645 – Bairro Lixeira).

“Nossa gestão é parceira do servidor público e, tudo que for preciso fazer em benefício dessas pessoas, estamos prontos para colocar em prática. O censo é uma ferramenta de aprimoramento. Por isso, é fundamental a participação de todos, para que possamos continuar aperfeiçoando as ações voltadas à previdência”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A realização do censo atende à Lei Federal nº 10.887/2004, que determina a execução do recenseamento previdenciário a cada cinco anos. “Todo esse processo é informatizado. Isso facilita o armazenamento dos dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores. Dessa forma, podemos reunir e, sempre que necessário, acessar com maior facilidade essas informações, impactando diretamente no atendimento das necessidades de cada um”, enfatiza a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.

O secretário-adjunto de Previdência Social, Fernando de Oliveira, destaca que o Cuiabá-Prev também está disponibilizando uma central de atendimento, via 0800-800-3400. Por meio de ligação ou WhatsApp, o servidor pode tirar todas as dúvidas relacionadas a todas as etapas do processo de recadastramento previdenciário.

“Nossa expectativa é de que mais de 16 mil pessoas participem desse processo. Então, montamos um planejamento para facilitar o envolvimento do servidor. Criamos uma central de atendimento, polos em locais estratégicos, e datas que possibilitam a participação de todos, com conforto e celeridade”, pontua Fernando de Oliveira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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