conecte-se conosco


Cuiabá

Parceria visa colaborar nos pareceres dos projetos na área da Saúde

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

Buscando contribuir para aprimoramento dos projetos de leis que tramitam na Câmara Municipal de Cuiabá, a Secretaria de Gestão de Pessoal e a Coordenadoria das Comissões firmaram uma parceria para que as matérias relacionadas à Saúde tenham manifestação do Núcleo de Assistência Social.

A secretária de Gestão de Pessoal, Bárbara Helena de Noronha Pinheiro, explica que o núcleo faz parte da pasta e tem servidores da área de Saúde que poderão colaborar nos pareceres emitidos pelos membros da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.

“Com essa parceria damos um passo para melhora dos trabalhos da Casa. Os nossos servidores são qualificadíssimos e farão as manifestações necessárias, conforme a demanda. Essa medida ajuda os vereadores e, consequentemente, atende aos anseios da população cuiabana”, disse.&nbsp

A coordenadora das Comissões Permanentes, Fabiana Orlandi, ressaltou a importância da parceria e comentou que a medida vai auxiliar na produção de pareceres muito mais embasados, dando mais segurança aos parlamentares em seus votos.

“Nós temos uma equipe de pessoas focadas na área jurídica, que não tem o nível de conhecimento tão específico dessa área como os servidores da área da Saúde da Casa. Antes de produzir o parecer, nós vamos ter uma nota, uma recomendação técnica, dizendo que se aquilo que está sendo proposto ou já existe e não é do nosso conhecimento, ou se tem protocolo de como fazer já definido pelo SUS, isso vai melhorar muito o parecer final que a comissão tem que proferir”, disse.

Secom Câmara

Leia mais:  Projeto de lei para otimizar gerenciamento de medicações e insumos será apresentado à Câmara Municipal

Comentários Facebook

Cuiabá

Aberto cadastro para pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades e gestantes

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

A Prefeitura de Cuiabá abriu nesta quinta-feira (13), o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19, para pessoas com idades entre 40 e 44 anos com comorbidades, e para gestantes e puérperas sem comorbidades, acima de 18 anos. O anúncio da abertura de cadastro para a imunização desses novos grupos foi feito ainda na noite de ontem (12), porém devido a necessidade de realizar novas adequações, foi aberto de fato, somente hoje.

O agendamento desse novo grupo será feito mediante o término da vacinação dos grupos que já estão sendo vacinados e com a chegada de novas remessas de imunizantes que forem disponibilizados para a Capital.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual, que deverá ser consultada regularmente para saber quando será o dia agendado para tomarem a vacina.

Lembrando que neste momento, estão sendo vacinados os idosos com 60 anos e mais, forças de segurança, segunda dose dos trabalhadores da saúde, e pessoas em vulnerabilidade, bem como as gestantes e puérperas com comorbidades, adultos com Síndrome de Down e pessoas de 45 a 59 anos com comorbidades.

Leia mais:  Jornal Nacional aponta que apenas Cuiabá e outras quatro capitais possuem doses de Coronavac para serem utilizadas

ATENÇÃO: As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (40 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com comorbidades, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 45 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível. No dia da vacinação a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, juntamente com o laudo impresso OU a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. Também é necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Gestão prepara programação para homenagear o dia do Assistente Social e do Pedagogo

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, 15 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência preparou uma programação especial para celebração.

Como forma de homenagear e valorizar os profissionais que atuam nas unidades do município de Cuiabá, serão realizadas palestras educativas, sorteios de brindes. O evento, segundo as medidas de biossegurança contra a disseminação do novo coronavirus, será realizado no auditório da Assistência Social. As atividades serão divididas em  turnos (matutino e vespertino), para evitar a aglomeração de pessoas.

O Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. Se dedica a lutar pelos direitos humanos, por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis. “Nada mais justo que valorizar uma profissão tão importante como essa”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Foi nesse dia que ocorreu a regulamentação do Serviço Social como profissão, sendo hoje um setor inscrito na história do Brasil há 80 anos. A área foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Houve a reconstrução dos seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.

Leia mais:  Aberto cadastro para pessoas de 40 a 44 anos com comorbidades e gestantes

Além do dia do Assistente Social, as atividades serão também para homenagear aos pedagogos,  cuja data comemorativa é  20 de maio. O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído pela Lei nº 13.083/2015 para atender ao desejo de trazer maior reconhecimento e valorização ao trabalho de grande importância que esse profissional desempenha na sociedade brasileira.

“Por conta da importância desses profissionais é que procuramos relembrar a datas comemorativas por meio de homenagens. São áreas que vêm passando por transformações ao longo dos anos, para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária”, finalizou.  

Atividades comemorativas estão programadas durante todo o mês de maio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262