conecte-se conosco


Cuiabá

Pela primeira vez em quase um ano e meio, Cuiabá não registra óbito por covid-19

Publicado


Luiz Alves

Clique para ampliar

Desde o final de maio de 2020, ou seja, há quase 1 ano e meio, Cuiabá vinha registrando pelo menos uma morte diária por covid-19, seja de residente ou não residente. Essa triste marca foi quebrada nesta sexta-feira (17), quando o painel Covid-19 da capital não registrou óbito pela doença, nem de morador e nem de pacientes oriundos de outras cidades internados na Capital. Os números de 3.455 óbitos de residentes e de 1.054 de não residentes registrado na quinta-feira (16) se manteve na sexta-feira (17). O fato foi comemorado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na noite de sexta. 

“Eu acabo de receber uma grande notícia, que me deixou muito emocionado e eu faço questão de dividir com toda a minha gente: depois de mais de ano, Cuiabá não registrou nenhuma morte por covid-19 nas últimas 24 horas. Isso é fruto de um trabalho sério e comprometido da Prefeitura de Cuiabá, dos nossos profissionais da saúde, do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e também de toda dedicada equipe do Vacina Cuiabá, que trabalha diariamente para vacinar com a menor brevidade possível toda a população cuiabana. Não posso deixar também de registrar que é uma conquista de toda a população cuiabana que se cuidou e nos ajuda muito a evitar a propagação do vírus. Que Deus continue nos abençoando e que essa notícia seja o presságio de grandes e abençoadas notícias de vitória contra a covid-19”, declarou. 

Pandemia ainda não acabou

No entanto, as informações contidas no Informe Epidemiológico nº 24, relativo às semanas epidemiológicas 35 e 36 ( 29 de agosto a 11 de setembro), demonstram que ainda é cedo para uma avaliação positiva. O informe é elaborado tanto pela equipe de Vigilância em Saúde da Capital quanto por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estudo lembra que desde o primeiro óbito por Covid-19 em residentes em Cuiabá, registrado em 15 de abril 2020 até 11 de setembro de 2021, a taxa de letalidade da doença ficou em 3,2%, índice que tem se mantido com pequenas variações desde a semana epidemiológica nº 35 de 2020 (30 de agosto a 05 de setembro) e que permanece mais elevado que o de Mato Grosso (2,6%) e do Brasil (2,8%). 

Leia mais:  Sine Municipal oferta 454 vagas nesta segunda-feira; Confira a lista de oportunidades

O informe ainda traz o retrospecto de óbitos por covid-19 em residentes, mostrando oscilações no ano passado e que, a partir de dezembro de 2020, se observou aumento de mortes, padrão que persistiu nos quatro primeiros meses de 2021, sendo que o número de óbitos semanais no período de 14 de março a 24 de abril de 2021 foi maior do que o quantitativo no pico de mortes do ano de 2020 (28 de junho a 18 de julho de 2020). 

De acordo com o informe, a ocorrência de óbitos nos meses de maio, junho e julho de 2021 tem apresentado tendência de redução, entretanto, no mês de agosto observou-se um aumento no número de óbitos na primeira quinzena e uma redução na segunda quinzena. A tendência de redução permaneceu nas duas primeiras semanas de setembro, mas os pesquisadores fazem o alerta: “Embora evidencie-se certa estabilidade, os quantitativos se mantêm em patamares elevados, as oscilações são frequentes, e ainda é preciso destacar o aumento dos óbitos nas duas primeiras semanas de agosto e das internações nas duas últimas de julho, o que requer o incremento da assistência aos casos graves e, especialmente, o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento prestado aos casos graves da doença, além evidentemente da intensificação da vacinação na capital”, diz trecho do informe. 

Leia mais:  Prefeitura realiza sorteio da edição do Dia das Crianças da Nota Cuiabana 2021; Confira

Prevenção deve ser mantida

Conforme os especialistas, até que a maior parte da população esteja vacinada contra a covid-19, será necessário combinar medidas para enfrentamento da pandemia, não descartando as medidas de prevenção e contenção (distanciamento físico e social, uso de máscaras, higienização, entre outros) visando a redução da taxa de transmissão do vírus, que voltou a aumentar entre o último e o penúltimo informes epidemiológicos. 

A gerente de Vigilância Epidemiológica de Cuiabá, Flávia Guimarães, afirma que, se toda a população se manter engajada no combate ao vírus, usando máscara, lavando as mãos constantemente ou usando álcool 70% na impossibilidade de usar água a sabão, evitando aglomerações e buscando se vacinar, em breve será possível afirmar que a pandemia foi controlada e, aos poucos, retomar a vida normal. “A vacinação tem propiciado a grande diferença que temos observado no quadro pandêmico. É nítido que quanto mais atingimos a cobertura vacinal entre a população, os casos de covid-19 vem diminuindo. Entretanto, ainda não chegamos a uma situação de controle da pandemia, sendo muito preocupante a disseminação da variante Delta, que é altamente transmissível. Por isso, é fundamental lembrar que as vacinas disponíveis apresentam limites em relação ao bloqueio da transmissão do vírus e que a circulação dele está totalmente ligada ao comportamento das pessoas, que precisam se manter vigilantes”, aponta a profissional de saúde. 

Comentários Facebook

Cuiabá

Novos estagiários são recepcionados na Câmara

Publicado


Na presidência da Casa, os estudantes assinaram o termo de compromisso de estágio

Oito estagiários aprovados no último processo seletivo foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (18), na Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), pelo secretário de Ações Institucionais, Leonardo Pio Arnuti, e pelo chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Danilo Monlevade.

“Para nós é muito gratificante receber esses jovens que vieram para contribuir conosco, com certeza, vamos aprender com eles e eles vão aprender com os nossos servidores, com secretários e os vereadores”, destacou o presidente da Casa.
Os estudantes foram aprovados na última seletiva realizada pela Câmara e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nesta segunda, eles assinaram o termo de compromisso de estágio.
O estudante de jornalismo, Matheus Fin, foi designado para a Secretaria de Comunicação da Câmara. “É muito gratificante ter conseguido essa vaga, poder entender mais sobre a Casa de Leis e também aprender mais sobre a área que estou estudando”, disse.
Já o estudante Maicon Douglas, que faz o curso técnico em Meio Ambiente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), ingressou na Secretaria de Ações Institucionais. “Espero colocar em prática tudo aquilo que aprendi no meu curso e espero contribuir mais para a população cuiabana e para a Câmara também”, frisou.

Secom Câmara

Leia mais:  Sine Municipal oferta 454 vagas nesta segunda-feira; Confira a lista de oportunidades

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca 49 candidatos aprovados; Veja a listagem

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá publica nesta segunda-feira (18) os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários da Secretaria Municipal de Educação, para os cargos de Professor Pedagogo, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial (AEE), Professores de Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). No total estão sendo convocados 49 aprovados.

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na próxima quarta-feira (20) para admissões e contratações, conforme especificado nos editais.

Os convocados devem ler atentamente os editais, que trazem todas as informações, inclusive sobre os documentos que devem ser entregues. É importante lembrar que, de acordo com os editais, o candidato deve apresentar toda a documentação exigida. A idoneidade dos documentos apresentados é de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente por quaisquer declarações falsas, irregularidades ou ilegalidades que eventualmente forem constatadas.

Leia mais:  Novos estagiários são recepcionados na Câmara

O candidato que não comparecer no dia e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, serão chamados os classificados na sequência.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva, Nº 005/2020/GS/SME.

Os candidatos aprovados irão atuar em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, suprindo vagas em substituição, de profissionais efetivos.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária da Prefeitura de Cuiabá ofereceu 1.924 vagas, além da formação de cadastro de reserva. A Prefeitura de Cuiabá já convocou 1.700 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para diversos cargos.

Confira anexo os editais de convocação.

Serviço:

Convocação de candidatos do Processo Seletivo Simplificado

Data: quarta-feira (20), conforme convocação nos Editais

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262