Connect with us

JUSTIÇA

Penas de quatro réus condenados por ‘salve’ somam 328 anos

Publicado em

Quatro integrantes da facção criminosa Comando Vermelho foram condenados pelo Tribunal do Júri da comarca de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) por dois homicídios tentados triplamente qualificados, três homicídios tentados duplamente qualificados e por integrar organização criminosa.

por ANA LUÍZA

Dois deles ainda foram condenados também por furto qualificado. As penas atribuídas aos réus totalizam 328 anos de reclusão.

Eles foram julgados no dia 10 de abril (quinta-feira), por promover um “salve” da facção. Atuou no júri a promotora de Justiça substituta Ana Flávia de Assis Ribeiro.

A pena de Fábio Júnior da Silva Rodrigues foi fixada em 80 anos, um mês e 15 dias de reclusão; de Lucas de Souza Aguiar em 79 anos e nove meses; de Dayane Souza de Oliveira em 86 anos, sete meses e 20 dias; e de Carlos Daniel dos Anjos Castorino Lopes em 82 anos.

A sentença estabeleceu que eles iniciassem o cumprimento das penas em regime fechado, bem como que fosse mantida a prisão dos réus.Os réus foram condenados pelos homicídios tentados de Ademir Chaves Araújo, Júlio César Ribeiro, Rubens José Ribeiro, Victória Santos Rodrigues e Maria Cecília. Fábio Júnior e Dayane também responderam por furto qualificado.

Uma quinta ré, Kamila Castro Souza, foi julgada somente por integrar organização criminosa armada e condenada a seis anos de reclusão em regime semiaberto.

De acordo com a denúncia da 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Rondonópolis, os crimes aconteceram em junho de 2023. Os réus, junto com terceiros não identificados, tentaram matar as vítimas após Ademir não ter reconhecido um indivíduo que a facção tentava encontrar. Ele, a esposa, os filhos e o amigo Rubens foram perseguidos, mas conseguiram escapar. Ademir ainda teve o aparelho celular subtraído.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook

JUSTIÇA

Gaeco combate grupo que articulava invasão de terras em Cuiabá

Published

on

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta sexta-feira (18), uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de planejar e executar a posse de uma terra pública localizada nas proximidades da AMBEV e do Haras Twin Brother. Foram autorizadas 11 ordens judiciais. A investigação teve início a partir de diversas denúncias anônimas encaminhadas à Ouvidoria do MPMT. Apurou-se que o grupo criminoso, com autorização da facção Comando Vermelho e auxílio de servidores públicos, estaria coordenando uma ação orquestrada para a ocupação ilegal da referida área.O Gaeco identificou e qualificou alguns dos supostos líderes da organização. As investigações revelaram que a área seria dividida em ruas e lotes, cada qual sob a responsabilidade de um integrante do grupo, incumbido de criar e administrar canais de comunicação específicos — principalmente por meio de aplicativos de mensagens — para organizar a ocupação e repassar informações sobre datas, locais e valores cobrados dos futuros invasores.Diante dos elementos colhidos, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso deflagrou a operação com base em indícios da prática, em tese, dos crimes de integrar organização criminosa (Lei nº 12.850/2013), esbulho possessório (art. 161, II, do Código Penal), corrupção passiva e ativa (art. 317 do Código Penal).As investigações seguem em curso, e outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das diligências, após os procedimentos iniciais autorizados pela juíza Edna Ederli Coutinho do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo).O Gaeco é uma força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. A operação contou com o apoio de 200 policiais militares.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

JUSTIÇA

Ministério Público funciona em regime de plantão durante feriado

Published

on

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso funcionará em regime de plantão de hoje (17) até segunda-feira (21), durante o feriado e o fim de semana.
A escala de plantão e os telefones de contato podem ser consultados aqui.O expediente interno e o atendimento ao público retornam ao horário normal a partir de terça-feira (22).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262