Policiais militares da Força Tática do 16º Batalhão e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam, na madrugada desta terça-feira (26.11), 41 tabletes de entorpecentes, entre maconha e pasta base de cocaína, e prenderam três homens suspeitos por tráfico ilícito de drogas, na MT-020, no município de Canarana (649 km de Cuiabá).
As equipes foram informadas sobre dois veículos que estariam supostamente carregados com grande quantidade de entorpecentes. Após a denúncia, os militares realizaram um bloqueio na rodovia entre o distrito de São José do Couto e o município.
Em certo momento, os militares abordaram condutores de dois carros, sendo um Ônix e outro Ford Fiesta, com as mesmas características apresentadas na denúncia. As placas dos carros continham sinais de adulteração.
Durante checagem e busca veicular, os policiais apreenderam, no porta-malas do Fiesta, 32 tabletes de maconha e nove de pasta base de cocaína. Já o outro carro tinha função de batedor.
À PM, os suspeitos confessaram que recolheram a droga no município de Rondonópolis e tinham como destino uma fazenda na zona rural de Canarana. Além disso, os suspeitos ressaltaram que receberiam R$ 7 mil pelo transporte.
Dois dos suspeitos apresentavam sinais de embriaguez ao volante. O trio e todo material apreendido foram encaminhados à delegacia para registro de boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, nessa quinta-feira (05.12), uma mulher de 44 anos que estava desaparecida há seis dias em uma região de mata no assentamento Poguba, em Jaciara (143,6 km de Cuiabá). A mulher, que possui esquizofrenia, foi encontrada com vida.
A equipe da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9ª CIBM) foi acionada no dia 29 de novembro, por volta das 16h30, pelo marido da vítima, que relatou que sua esposa estava desaparecida desde às 07h30 daquele dia, em uma área de mata.
Imediatamente, a equipe se deslocou para o assentamento, onde realizou o reconhecimento da área e levantou informações sobre o caso. Foi apurado que a vítima possui histórico de fugas e desaparecimentos devido à sua doença. Em 2023, ela já havia desaparecido na mesma região de mata por quatro dias e foi localizada pela equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães da 9ª CIBM.
Com as informações obtidas, as equipes de busca iniciaram as operações para localizar a vítima. Inicialmente, dois binômios (militar e cão) foram empenhados para auxiliar nas buscas e realizar uma varredura nas áreas de mata mais próximas à residência. As cadelas Meg e Mel, treinadas para técnicas específicas de busca, ampliaram gradativamente a área a ser vasculhada.
Durante os dias de buscas, foram utilizados drones e também solicitado apoio do Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que realizou voos sobre a área indicada pelos bombeiros, levando em consideração as características geográficas do local, como barracos abandonados e a presença significativa de urubus.
Sem sucesso nas buscas aéreas, a equipe decidiu retomar a busca terrestre com a cadela Mera, treinada para detectar odores específicos. Ela indicou, com grande interesse, uma área de mata, onde a equipe intensificou os esforços de busca. A vítima foi encontrada a aproximadamente 800 metros do local onde o cão havia sinalizado.
A vítima estava bastante debilitada, com sinais evidentes de desidratação, ferimentos por todo o corpo, como abrasões, picadas de insetos e perfurações aparentando ser causadas por espinhos. Além disso, ela demonstrava sinais de fome e medo, e chamava por seu filho.
Após o resgate da vítima, os bombeiros prestaram os primeiros atendimentos pré-hospitalares e, em seguida, a mulher foi encaminhada ao Hospital Municipal de Jaciara. Não há informações sobre seu estado de saúde atual.
Toda a topografia e limpeza para a estruturação de uma trilha alternativa no Morro de Santo Antônio já foram realizadas. O trabalho foi feito pela MT Par e era necessário para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) pudesse executar a elaboração do projeto executivo para implantação de uma trilha de pedra, entre as trilhas já existentes no morro, que serão mantidas.
Uma licença ambiental foi obtida, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para que os serviços de topografia e limpeza fossem realizados.
A trilha de pedra vai garantir acessibilidade aos turistas, em especial aqueles que fazem o turismo religioso, e contará com decks contemplativos e áreas de descanso, praças e monumento alusivo à Guerra do Paraguai no topo do morro. Além disso, também estão previstos estacionamento, guarita, lanchonete e praça no pé do morro.
Somente após a apresentação do projeto executivo é que será licitada a contratação da empresa que fará os trabalhos de execução da trilha.
Paralelamente, a Sinfra está asfaltando o acesso de 4 quilômetros, do entroncamento da MT-040 até o pé do morro. As obras já tiveram início, com investimento de R$ 4,7 milhões, e também serão feitas a sinalização, drenagem e construção de um estacionamento.