Um crime de furto mediante abuso de confiança praticado pelo funcionário de uma empresa de transporte de cargas foi esclarecido pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (09.6), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão decretado com base em investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste. A ação resultou na recuperação de parte dos objetos furtados, além da apreensão das caixas originais de outros aparelhos eletrônicos subtraídos no mesmo crime.
O funcionário, de 28 anos, alvo do mandado de busca, teria se aproveitado da sua função para subtrair os bens e responderá em inquérito policial pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança.
As investigações iniciaram após o registro de boletim de ocorrência do furto ocorrido na empresa do ramo de transporte de cargas fracionadas, sendo comunicado o desaparecimento de um volume contendo um tablet e quatro aparelhos celulares, com um valor total de R$ 5.160. O furto ocorreu no terminal da empresa e foi flagrado por imagens de videomonitoramento interno.
Durante as diligências, que incluíram a análise de imagens e oitivas de testemunhas, os policiais da Derf Primavera do Leste identificaram o funcionário como autor do crime. O cargo conferia a ele acesso irrestrito a áreas sensíveis da empresa, incluindo depósitos e setores de expedição, além da posse de chaves internas, o que caracterizou abuso de confiança, qualificadora prevista no Código Penal.
Com base nas provas reunidas, o delegado responsável pelas investigações, Rodolpho Bandeira, representou judicialmente pelo mandado de busca na residência do suspeito, que foi deferido pela Justiça. No endereço localizado no bairro São Cristóvão, os policiais abordaram o suspeito, que inicialmente negou estar em posse dos objetos, afirmando que já os havia vendido.
Contudo, durante as buscas, os policiais localizaram um aparelho celular ainda lacrado, bem como as caixas originais dos demais aparelhos furtados, escondidos dentro de um saco utilizado em treinos de boxe. A nota fiscal dos produtos, emitida pela empresa remetente foi confrontada com os itens localizados, comprovando a origem ilícita do material.
O suspeito teve seu aparelho celular pessoal apreendido e o inquérito policial segue em andamento para identificar eventuais receptadores dos aparelhos revendidos.
A ação integra o compromisso da Polícia Civil com o programa estadual de Tolerância Zero contra o Crime, intensificando o combate aos delitos patrimoniais na região.
A Polícia Civil de Mato Grosso divulga o resultado definitivo de classificação da primeira rodada de interessados em remoção interna dos cargos de Delegado, Escrivão e Investigador de Polícia.
Segue abaixo a lista dos municípios vinculados à Diretoria do Interior com vagas abertas para a segunda rodada.
A inscrição para participar dessa última rodada de seleção será entre os dias 18 a 23 de junho, conforme calendário, por meio de link de inscrição que será enviado na véspera aos e-mails institucionais de todos os servidores.
Poderão se candidatar para a segunda rodada, policiais civis em exercício, exceto formandos da Acadepol e servidores já classificados na primeira rodada.
As remoções ocorrem em razão do ingresso dos novos servidores em Curso de Formação Técnico Profissional 2025 da Academia de Polícia Civil.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), prendeu dois irmãos gêmeos que usaram uma espada para praticar um roubo na quarta-feira (11.6), no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.
Com antecedentes criminais e reincidentes em delitos contra o patrimônio, os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo majorado em concurso de pessoas e uso de arma branca.
A vítima compareceu na Derf de Várzea Grande para registrar a ocorrência de roubo. Ela relatou que estava transitando no bairro Cristo Rei quando foi rendida por dois homens, aparentemente jovens, armados com uma espada. Agindo com truculência e ameaça a dupla subtraiu o celular e outros pertences da vítima.
Com base nas informações, os policiais civis realizaram diligências e localizaram os dois autores do roubo. Com eles foram apreendidos o celular da vítima e a espada usada para cometer o crime.
Diante dos fatos, os irmãos gêmeos foram encaminhados para a Derf de Várzea Grande para esclarecimentos. Os conduzidos foram interrogados e presos em flagrante por roubo majorado.
Após confecção dos autos os irmãos foram apresentados e colocado à disposição da Justiça, sendo representado pela conversão da prisão em flagrante por prisão preventiva dos autuados visando a preservação da ordem pública.