O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizou, na manhã desta segunda-feira (2.6), uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas, em Estocolmo, na Suécia.
A ação dos policiais militares ocorreu na Avenida Beira Rio, em Cuiabá, e contou com distribuição de diversas mudas frutíferas como de ingá, pitomba e pitanga, típicas da região do cerrado mato-grossense. O comandante da unidade, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, explicou que a blitz tem como objetivo conscientizar a população para a preservação e cuidado do meio ambiente. A iniciativa também ocorre no interior do Estado.
“Os policiais militares da unidade realizam essa grande campanha durante a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente para alertar a população e trazer a reflexão dos cuidados para com o meio ambiente”, comentou o tenente-coronel Fagner.
A gerente comercial Andreia Monteiro parabenizou os policiais militares do Batalhão Ambiental pela iniciativa e agradeceu pela muda de ingá. “Essa é uma iniciativa muito bacana que inclui distribuição de mudas frutíferas. Vou aproveitar para plantar no quintal de casa e garantir uma sombra daqui um tempo”, comentou.
O vendedor Daniel Guimarães também ficou contente em adquirir a muda de pitanga. “É muito boa essa campanha de conscientização e preservação ao Meio Ambiente. Eu não tinha conhecimento da data no dia 5 de maio e vou compartilhar os conhecimentos com amigos e familiares”.
O comandante da unidade também ressalta que os policiais militares do Batalhão Ambiental promoverão palestras e gincanas com estudantes das escolas militares sobre temáticas voltadas ao cuidado com o Meio Ambiente.
“Todos os anos desenvolvemos um calendário para conscientização. A ideia é promover integração, trocar conhecimento e fazer uma competição de forma saudável”, frisou o tenente-coronel Fagner.
De acordo com o tenente-coronel Fagner, paralelamente às ações educativas, desta semana, os policiais militares do Batalhão Ambiental intensificarão as fiscalizações nas zonas rurais e fluviais por todo o Estado.
“O policiamento não para e será intensificado as ações de fiscalização contra crimes ambientais para preservação do meio ambiente e contra as invasões de terras no programa Tolerância Zero”, declarou.
A Polícia Civil de Mato Grosso divulga o resultado definitivo de classificação da primeira rodada de interessados em remoção interna dos cargos de Delegado, Escrivão e Investigador de Polícia.
Segue abaixo a lista dos municípios vinculados à Diretoria do Interior com vagas abertas para a segunda rodada.
A inscrição para participar dessa última rodada de seleção será entre os dias 18 a 23 de junho, conforme calendário, por meio de link de inscrição que será enviado na véspera aos e-mails institucionais de todos os servidores.
Poderão se candidatar para a segunda rodada, policiais civis em exercício, exceto formandos da Acadepol e servidores já classificados na primeira rodada.
As remoções ocorrem em razão do ingresso dos novos servidores em Curso de Formação Técnico Profissional 2025 da Academia de Polícia Civil.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), prendeu dois irmãos gêmeos que usaram uma espada para praticar um roubo na quarta-feira (11.6), no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.
Com antecedentes criminais e reincidentes em delitos contra o patrimônio, os dois suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de roubo majorado em concurso de pessoas e uso de arma branca.
A vítima compareceu na Derf de Várzea Grande para registrar a ocorrência de roubo. Ela relatou que estava transitando no bairro Cristo Rei quando foi rendida por dois homens, aparentemente jovens, armados com uma espada. Agindo com truculência e ameaça a dupla subtraiu o celular e outros pertences da vítima.
Com base nas informações, os policiais civis realizaram diligências e localizaram os dois autores do roubo. Com eles foram apreendidos o celular da vítima e a espada usada para cometer o crime.
Diante dos fatos, os irmãos gêmeos foram encaminhados para a Derf de Várzea Grande para esclarecimentos. Os conduzidos foram interrogados e presos em flagrante por roubo majorado.
Após confecção dos autos os irmãos foram apresentados e colocado à disposição da Justiça, sendo representado pela conversão da prisão em flagrante por prisão preventiva dos autuados visando a preservação da ordem pública.