Connect with us

Cuiabá

Portaria autoriza primeiro atendimentos com dispensa de agendamento

Publicado em

Por ordem expressa do prefeito Abilio Brunini, a Secretaria Municipal de Saúde assinou portaria determinando que os postos de saúde sejam obrigados a oferecer um primeiro atendimento independente de agendamento prévio. A regra vale para consultas com médicos, enfermeiros e dentistas que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Nossa proposta é garantir agilidade na atenção primária, dispensando assim que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) por motivos mínimos”, explica a secretária municipal de saúde, Lucia Helena Barbosa Sampaio.

A secretária também explica que, pelas regras da portaria, será realizada uma triagem, semelhante à realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Em seguida, o paciente será avaliado pelo médico, receberá o tratamento e, na impossibilidade deste, receberá o devido encaminhamento.

A portaria foi elaborada levando em consideração o princípio constitucional de acesso à saúde pública e a lei 8080/90 que disciplina as regras do SUS (Sistema Único de Saúde).

Entenda

A Atenção Primária à Saúde – APS é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Câmara de Cuiabá treina servidores sobre o Regimento Interno

Published

on

23/01/2025
Câmara de Cuiabá treina servidores sobre o Regimento Interno

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp

Com o início de uma nova legislatura, a Câmara de Cuiabá reuniu os servidores da Casa na manhã desta quinta-feira (23) para um treinamento sobre Técnica Legislativa e Regimento Interno.

O curso, realizado no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho), foi ministrado pela Secretária de Comissões Permanentes, Fabiana Orlandi.

“Esse treinamento vai abordar esse aspecto do trabalho legislativo de como redigir um projeto de Lei. De tudo que um projeto deve ter e dos erros que devem ser evitados. O desejo é que os vereadores legislem, para que cheguem ao final do objetivo deles com êxito”, afirmou Fabiana.

Outro ponto destacado pela secretária é sobre a necessidade de conhecer as normas do regimento para dar fluidez nos trabalhos da Casa.

“Todos os projetos vão passar pela Comissão que analisa não só a parte legal do projeto, mas também a parte redacional. A parte redacional pode fazer com que uma ideia boa, que não tenha sido veiculada da melhor forma, acabe sendo prejudicada. Nós temos causas de prejudicialidade da tramitação que ela vai ser arquivada e o parlamentar terá que apresentar de novo. Então, é muito importante, para fluidez, conhecer, dominar e aplicar as normas de técnicas legislativas”, destacou Fabiana.

Fabiana Orlandi garante a eficácia do curso para termos leis benéficas para sociedade.

“Os vereadores estão aqui para produzir leis em benefícios à sociedade. Nós estamos hoje fazendo esse treinamento de como eles irão elaborar essas leis. Uma lei bem feita é bom para sociedade. Uma lei lacunosa, que eu tive uma ideia mas não consegui expressar, é prejudicial para sociedade. Então, o que nós estamos fazendo aqui vai refletir na sociedade. A gente quer mostrar um trabalho de excelência, da melhor forma possível”, finalizou a secretária.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Câmara convoca Sessão Extraordinária para esta sexta (24) será a terceira durante o recesso

Published

on

23/01/2025
Câmara convoca Sessão Extraordinária para esta sexta (24) será a terceira durante o recesso
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
A Câmara Municipal de Cuiabá convocou os vereadores para mais uma sessão extraordinária, marcada para esta sexta-feira (24). Será a terceira realizada durante o recesso parlamentar.&nbsp
Os 27 vereadores vão votar dois projetos de lei encaminhados pela Prefeitura.
Um deles é o Projeto de Lei – PL (nº 040/2025) que delibera sobre o pagamento e parcelamento dos débitos da Prefeitura Municipal referente às contribuições previdenciárias ao – Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Cuiabá (Cuiabá-PREV).&nbsp
O outro Projeto de Lei (n° 041/2025) propõe a autorização do poder executivo em firmar acordo de parcelamento ou reparcelamento de dívidas relacionadas de tributos federais.
Do que se tratam os Projetos de Lei&nbsp
O PL 040/2025 trata de uma compreensão ao equilíbrio financeiro a Previdência Social dos Servidores de Cuiabá. São autorizados para a firmação de termo e confissão e parcelamento de débito das contribuições previdenciárias relativas à parte patronal e aportes financeiros não recolhidos ao CUIABÁ-PREV, referentes às competências de maio/2024 a dezembro/2024, visando garantir sua adimplência.
A PL 041/2025 planeja o parcelamento junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de tributos e contribuições sociais referente a PASEP e INSS devidos, vencidos e não pagos de competências até dezembro do exercício de 2024.
A justificativa apresentada pelo executivo, que ao assumir a administração municipal em 01/01/2025 recebeu o Município sem disponibilidade de caixa e ainda com dívidas, além de outras, com o funcionalismo público referente à folha de pagamento do mês de dezembro/2024 e respectivos encargos patronais, não pagos.
VOTAÇÃO ONLINE
Os vereadores que não estiverem presentes na Câmara poderão votar de forma online, como previsto na resolução que permitiu a realização de sessões híbridas convocadas nos períodos de recesso parlamentar.&nbsp
Os vereadores não recebem nenhum valor financeiro a mais por participarem dessas sessões.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262