Connect with us

Cuiabá

Prefeito comemora licença para instalação da extensão da Ferrovia Senador Vuolo e destaca fomento econômico

Published

on

O prefeito Emanuel Pinheiro e o presidente do Fórum Pró-Ferrovia e secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Franciso Vuolo, comemoraram a informação divulgada pela empresa Rumo Logística na manhã desta terça-feira (14), que conseguiu a licença de instalação da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Mato Grosso.

A licença autoriza o início da instalação dos trilhos nos primeiros oito quilômetros do projeto de extensão da ferrovia que ligará Cuiabá a Rondonópolis, passando por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. No mês passado, Pinheiro e Vuolo foram recebidos pelo presidente da Rumo, Beto Abreu e diretores da empresa, durante uma reunião para debater sobre o plano para expansão dos trilhos aquedados ao Plano Diretor do município de Cuiabá.

“Esse é mais um passo para a tão sonhada chegada da ferrovia na nossa capital. Já apresentamos a Rumo os estudos da revisão do Plano Diretor onde foca Cuiabá para os próximos 30 anos. Queremos não só conhecer os planos de expansão dos trilhos que a Rumo tem para Cuiabá e adequá-los ao nosso Plano Diretor, como também adequar o Plano Diretor com o traçado desse sonho de todos os cuiabanos. Em breve, teremos uma visita técnica da equipe da Rumo a nossa capital e traremos mais detalhes para toda a população cuiabana”, destacou o prefeito.  

Leia mais:  Prefeito destaca reforço na Saúde e UPA Leblon entra na fase de acabamento

Um dos maiores entusiastas do projeto, Francisco Vuolo, filho do senador Vicente Emílio Vuolo, afirma que a partir de agora, começa a contagem regressiva para a chegada da ferrovia a Cuiabá, que deve receber os trilhos em até cinco anos.

“A partir de agora a gente começa a materializar o sonho de transformar toda essa região em um grande potencial econômico em função da chegada desse modal.  É um dia de muita alegria, vamos pisar no acelerador para preparar a nossa cidade, fazer adequações junto ao nosso Plano Diretor, investir em qualificação da mão de obra e, em breve, vamos comemorar a chegada dos trilhos na nossa querida Cuiabá”, comemorou Vuolo.

FERROVIA

Conforme o projeto elaborado pela Rumo Logística, serão implantados cerca de 730 quilômetros de linha férrea, ligando Cuiabá a Rondonópolis, passando ainda por Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Estão previstas também a conexão dos trilhos com a malha ferroviária nacional (Porto de Santos) e a construção de pelo menos três terminais, sendo um na capital mato-grossense.

Leia mais:  Obra da UPA Leblon entra na fase de acabamento e de instalação de mobiliário

A extensão dos trilhos será executada via Lei Complementar 685/2021, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que regulamenta o Subsistema Ferroviário de Mato Grosso, regulamentado pelo Decreto Estadual 881/2021. A previsão é que a obra com investimentos de R$ 11,2 bilhões seja iniciada em 2022 e entregue em 2025.

Comentários Facebook

Cuiabá

Novas entregas de reformas de unidades básicas estão previstas para os próximos meses

Published

on

Desde que assumiu o primeiro mandato, em 2017, o prefeito Emanuel Pinheiro vem trabalhando arduamente para cumprir o compromisso firmado com a população, de promover uma saúde pública de qualidade para Cuiabá. Para isso, ele tem investido pesado nas reformas das unidades básicas de saúde, que há bastante tempo não eram reformadas.

Neste segundo mandato, o prefeito continua firme com o mesmo propósito e segue inaugurando as unidades reformadas e ampliadas. A inauguração mais recente foi a USF do Parque Cuiabá no dia 20 de junho, 40ª unidade básica de saúde entregue durante sua gestão, entre reformas e ampliações de unidades novas.

Nos próximos meses estão previstas novas entregas e mais unidades sendo reformadas. “Muito em breve vamos entregar para a população mais 5 unidades totalmente reformadas e ampliadas, duas unidades novas, e a parte da odontologia de uma UBS, que até então não oferecia o serviço no bairro. Estou muito feliz, satisfeito com o trabalho que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo para melhorar a saúde pública. Sabemos que ainda temos muito a melhorar, mas ninguém pode negar que hoje está muito melhor do que quando iniciei o primeiro mandato, em janeiro de 2017”, disse Emanuel.

Leia mais:  Requalificação da rede de drenagem da Palmiro Paes de Barros avança e trânsito no local é modificado provisoriamente

Segundo o secretário adjunto de Atenção Básica, Edemir Xavier, as próximas unidades que serão entregues reformadas e ampliadas são: PSF Santa Isabel I, II e III, PSF Pedra III e IV, PSF Jardim Vitória II e III, CS Cohab São Gonçalo, UBS CPA IV e a odontologia no PSF Baú/Lixeira. “Todas estas já estão em fase final de acabamento e serão inauguradas nos próximos meses. Além destas, vamos entregar a UBS Nico Baracat e a UBS Jardim Imperial II, que são novas”, comentou Xavier.

Ele revelou ainda que outras unidades vão começar a ser reformadas agora no segundo semestre. “Estão no nosso cronograma a reforma do Centro de Saúde do Planalto, Centro de Saúde Cidade Alta e PSF Canjica / Terra Nova. E estão em processo de licitação a construção da UBS Real Parque e da UBS Jardim Passaredo, que são obras que estão no esqueleto. O prefeito determinou que todas as unidades básicas sejam reformadas até o final do seu mandato e estamos trabalhando intensamente para isso”, concluiu o secretário.

Leia mais:  Prefeitura recebe emenda para implantação de pontos de acesso à internet gratuita em Cuiabá

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Comunidade do Chaparral é contemplada com a construção de travessia de concreto

Published

on

Dando sequência ao atendimento das demandas da zona rural municipal, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras Públicas  (SMOP), executa, na Comunidade do Chaparral, a construção de uma travessia de concreto sobre o Córrego Capitão. Os trabalhos estão concentrados no procedimento de fixação das aduelas e, posteriormente, seguirá para a parte de compactação das cabeceiras. 

O secretário e vice-prefeito, José Roberto Stopa, enfatiza que a gestão Emanuel Pinheiro tem se dedicado com afinco para fazer com que as ações da Prefeitura de Cuiabá, especialmente as de infraestrutura, alcancem todas as regiões da cidade, inclusive aquelas afastadas do perímetro urbano.

“Estamos com olhares atentos às comunidades rurais, levando dignidade, oportunizando melhores condições de vida. No Chaparral, estamos colocando as aduelas, com equipes trabalhando diariamente para dar condições seguras de passagens aos moradores. Continuaremos firmes até que esteja 100% concluída e entregue”, disse o gestor. 

Morador há mais de 40 anos da comunidade, José Gonçalves, resgatou um pouco do cenário anterior no local. Segundo ele, durante o período chuvoso, as famílias ficavam ilhadas, em razão da estrutura precária antes existente. “Ninguém conseguia passar, era uma dor de cabeça muito grande para nós todo mês que chovia e hoje o pessoal está aqui fazendo uma ponte de verdade e eu, particularmente, só tenho agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro por tudo. Estou muito contente”, acrescentou. 

Leia mais:  Prefeito destaca reforço na Saúde e UPA Leblon entra na fase de acabamento

Importante destacar que logo nos primeiros meses deste ano, a administração atual entregou quatro pontes de concreto, sendo estas, abrangendo os  perímetros urbano e rural. Além disso, outras duas, localizadas no bairro Altos da Serra II e Comunidade das Laranjeiras estão em fase de levantamento. 

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262