Connect with us

Cuiabá

Prefeito visita EMEB Joana Dark da Silva e CMEI Engenheiro Oscar Amélito

Publicado em

Integrando uma série de ações na região do Real Parque, o prefeito Emanuel Pinheiro realizou uma visita à Escola Municipal de Educação Básica  – EMEB Profª Joana Dark da Silva na quinta-feira (26).  Na ocasião, o gestor foi calorosamente recebido pelos alunos da unidade de ensino, que fizeram apresentações, entregaram cartinhas e até pediram autógrafos ao chefe do Executivo Municipal.  

“Nossa escola atende desde o pré-um até o quinto ano e temos uma parceria muito grande com a Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Emanuel Pinheiro tem nos dado uma força muito grande. Nós já conseguimos climatizar todas as salas de aula, colocar forros nos pátios e estamos correndo atrás de mais melhorias para nossa escola. Porque a partir do momento em que um aluno está bem assistido dentro da sala de aula, ele vai sentir mais prazer e motivação para vir estudar, tudo isso contribui para que ele tenha um processo de aprendizagem muito melhor”, disse o diretor da EMEB Joana Dark, Valdir Xavier.

Em seguida, Pinheiro se dirigiu ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Engenheiro Oscar Amélito, uma unidade referência pela implantação do programa Hora Estendida. Por meio dele, famílias com jornada de trabalho incompatíveis com o encerramento das atividades educacionais puderam deixar seus filhos a por mais tempo na escola.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

“É com grande orgulho que recebemos a visita do prefeito na nossa unidade, pelo fato de ser um gestor que está sempre preocupado com a nossa educação e com as crianças do município de Cuiabá. A preparação dos espaços de educação infantil de Cuiabá é pensada com muito carinho, temos projetos como o Hora Estendida e a Semana do Brincar. Então, é com muito orgulho que trabalhamos e agradecemos também a secretária de Educação que está sempre junto com a gente apoiando em todos os projetos para fazer uma educação cuiabana de qualidade”, pontuou a diretora do CMEI Oscar Amélito, Denis Moraes.

O prefeito aproveitou a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento tanto da EMEB quanto do CMEI e também para ouvir as reivindicações das coordenações das unidades.  “Estou muito feliz porque aproveitei essa tarde de muito trabalho para visitar a Escola Municipal Joana Dark para ver as melhorias que precisamos fazer na unidade e também poder abraçar todos os professores e profissionais da educação, além daqueles que são muito especiais que são as nossas crianças. Foi uma euforia, o amor desse encontro com o prefeito e as nossas crianças estudantes da rede pública municipal de ensino”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

“Em seguida, aproveitamos para fazer uma visita ao CMEI Oscar Amélito, que é referência por ter sido o projeto-piloto para aquele que foi o compromisso no meu primeiro mandato, que foi implantar a Hora Estendida na rede pública municipal de ensino, que depois se expandiu para toda a rede. É muito bonito e bacana ver o amor e carinho ao qual os profissionais da educação se dedicam a essas crianças. Então, foi uma tarde muito maravilhosa de contato corpo a corpo com a população e que mostra cada vez mais como é o ritmo da minha gestão, e que o maior interessado em vistoriar as minhas obras, sou eu mesmo”, acrescentou Pinheiro.

Também participaram da visita o vice-prefeito, José Roberto Stopa, a secretária de Educação, Edilene Machado, a secretária-adjunta, Débora Vilar e o vereador por Cuiabá, Marcrean Santos.

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana