Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro entregará mil filtros à famílias em situação de vulnerabilidade social sem acesso a água potável

Publicado em

Na tarde desta quinta-feira (28), a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, acompanhada da secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa, realizou a entrega de 150 filtros de barro para famílias em situação de vulnerabilidade social, na Comunidade Reserva do Coxipó. A iniciativa faz parte do Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, promovido pelo Fundo Social Solidário do Município, criado pela Lei Municipal nº 6.416/2019.

O programa tem como objetivo reduzir os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e melhorar sua qualidade de vida. Até o momento, está prevista a entrega de mil filtros para atender comunidades que não possuem acesso a água potável. “Muitas dessas famílias utilizam fontes alternativas, como poços, nascentes e córregos, para obter água, o que agrava os riscos à saúde. Essa ação reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população mais carente. Água potável é um direito fundamental e, com esses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso essencial para sua saúde e bem-estar. Estou feliz por poder contribuir com essa entrega e por fazer parte de uma gestão que sempre priorizou o social”, declarou Márcia Pinheiro.

Entre os beneficiados estão famílias brasileiras, colombianas, venezuelanas e haitianas. Dona Maria de Lourdes Sampaio, uma das primeiras a receber o filtro, destacou a importância do equipamento para sua casa. “Aqui não temos água encanada, então dependemos de encanamentos improvisados que nós mesmos fizemos. Com esse filtro, vou poder oferecer água filtrada para meus netos. Vai melhorar muito nossa qualidade de vida”, afirmou emocionada.

A entrega também foi marcada por discursos que evidenciaram o esforço conjunto da comunidade e da administração pública para melhorar as condições de vida local. Segundo Paulo Wielder, proprietário dos terrenos que foram doados para essas famílias, sendo a maioria delas estrangeiras, ações como essa são fundamentais para oferecer dignidade às pessoas em situação de extrema pobreza. “Essas famílias precisam do nosso apoio. As doações desses filtros de barro, para muitos, podem parecer simples, mas para eles, que não têm acesso, irá proporcionar um tratamento digno e humanizado a essa população cuiabana vulnerável, considerando que o acesso à água de qualidade contribui para uma vida com dignidade e igualdade”, declarou.

Altide Cadete, moradora da Reserva do Coxipó, vive com o marido e seus três filhos. Durante a entrega dos filtros de barro promovida pela Prefeitura de Cuiabá, ela expressou sua gratidão pela ação que beneficiou a sua família e muitas outras em situação de vulnerabilidade. “Para nós, é algo muito importante. Agradeço a Deus e a toda a equipe que está com a primeira-dama, ao Paulo, a todos que contribuíram com esse momento. É muito difícil comprar água todos os dias, especialmente com três filhos e o calor intenso. Agora, com o filtro, poderemos ter água de qualidade sem a necessidade de economizar tanto. Esse filtro vai tratar a água para nós, e isso faz toda a diferença. Só tenho a agradecer a Deus, à primeira-dama e a toda a equipe dela. Muito obrigada, e que Deus continue abençoando a todos.”

O Fundo Social Solidário continuará promovendo iniciativas voltadas para o combate às desigualdades e ao fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade. Serão contempladas as famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos, Programa Siminina e nos bairros carentes da capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Dia Nacional da Assistência Social: Márcia Pinheiro celebra avanços e reforça legado da gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá

Published

on

Neste sábado, 7 de dezembro, Dia Nacional da Assistência Social, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, celebrou os avanços da política de assistência social no município. A data marca os 31 anos da promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em 1993, e ressalta o papel de Cuiabá na consolidação da Política Nacional de Assistência Social e na criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implementado em 2005.

“Hoje é um dia de celebração e reflexão. A gestão Emanuel Pinheiro, ao longo de quase oito anos à frente de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tem investido maciçamente em serviços que transformam a vida de quem mais precisa”, destacou Márcia.

A primeira-dama ressaltou o trabalho na reestruturação da rede sócio-assistencial como um dos grandes marcos. “Nosso maior orgulho é termos reestruturado a rede de serviços no município. Investimos na reestruturação dos 14 CRAS, no CREAS, reabrimos o Centro POP e revitalizamos os quatro Centros de Convivência para Idosos (CCIs). Contamos ainda com cinco equipamentos para atendimento da Proteção Social Especial de Média Complexidade. O município de Cuiabá dispõe de 16 equipamentos para atendimento e acolhimento na Proteção Social Especial de Alta Complexidade. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. É um compromisso que assumimos e honramos diariamente”, afirmou Márcia.

A reabertura do Restaurante Popular Elza Fortunato Biancardini, em novembro de 2023, foi citada como exemplo desse compromisso. “Esse restaurante é um alívio para a população de baixa renda, oferecendo refeições completas por apenas R$ 2,00. Em um ano, servimos cerca de 200 mil refeições, e hoje atendemos 900 pessoas diariamente”, enfatizou.

Outro marco significativo foi o primeiro concurso público exclusivo para a assistência social, realizado em 2019, com a convocação de quase 300 servidores. “Esse concurso garantiu a recomposição das equipes e a melhoria do atendimento em programas como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Acessuas Trabalho. Isso fortaleceu ainda mais nossa rede de proteção social”, disse Márcia.

Os avanços nos Centros de Convivência para Idosos (CCIs) também foram destacados. Atualmente, os quatro espaços – Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira – atendem 1.217 idosos cadastrados. “Com o programa Viva a Vida na Melhor Idade, oferecemos atendimentos médicos, odontológicos, atividades integrativas como auriculoterapia e palestras educativas. Só nesta ação, realizamos cerca de 1.200 atendimentos”, explicou Márcia.

A ampliação da rede de acolhimento foi outro ponto destacado. “Solicitamos a criação de novas unidades de acolhimento para crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e adultos em situação de rua.”

Desde 2022, o Centro POP realizou mais de 63 mil atendimentos a pessoas em situação de rua, comprovando o impacto direto das ações da gestão. Segundo o Registro Mensal de Atendimentos (RMA), desde sua reabertura, foram realizados 63.752 atendimentos: 17.176 em 2022, 23.550 em 2023 e 23.026 até o mês de outubro deste ano. “Esses números mostram que a assistência social é uma prioridade para nós. Estamos comprometidos com cada vida que tocamos por meio desses serviços”, completou Márcia.

A primeira-dama ainda homenageou os trabalhadores da rede de assistência social, destacando o papel essencial de cada profissional. “Neste Dia Nacional da Assistência Social, celebramos não apenas os avanços da legislação que transformou a assistência no Brasil, mas também o legado de uma gestão comprometida com as pessoas. Esse trabalho coletivo, que leva dignidade e esperança a quem mais precisa, será um marco deixado pela administração Emanuel Pinheiro para Cuiabá. O desafio que está posto é garantir a continuidade dos processos em curso, valorizando o planejamento, a inovação e a melhoria contínua de seus processos de trabalho, sempre com o objetivo de gerar valor público para as famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá entrega mais 100 filtros de barro para idosos no CCI Aidee Pereira

Published

on

Em uma solenidade simbólica realizada na tarde desta sexta-feira (06), a Prefeitura de Cuiabá entregou 100 filtros de barro aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte, região Norte da capital. A ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, promovido pelo Fundo Social Solidário do Município, criado pela Lei Municipal nº 6.416/2019. Ao todo serão entregues mil filtros.

O programa tem como objetivo minimizar os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e melhorar sua qualidade de vida. Ao todo, está prevista a distribuição de mil filtros de barro para atender comunidades que não possuem acesso a água potável.

“Desde o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, o compromisso com a qualidade de vida e o atendimento de excelência à população da melhor idade tem sido uma prioridade. Muitas famílias, especialmente as mais carentes, ainda recorrem a fontes alternativas, como poços, nascentes e córregos, para obter água, o que aumenta os riscos à saúde. Essa ação demonstra o cuidado da gestão em atender às necessidades fundamentais dessas pessoas. Água potável é um direito essencial, e, com a entrega desses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso básico e indispensável para sua saúde e bem-estar. É uma alegria contribuir com essa entrega e fazer parte de uma gestão que coloca o social no centro de suas ações, trabalhando incansavelmente para oferecer mais dignidade e qualidade de vida à população”, destacou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Entre os beneficiados, Santino de Almeida, de 74 anos, viúvo e morador do bairro Planalto, expressou sua satisfação. Ele frequenta as atividades do CCI, como ginástica, e comemorou o recebimento do filtro: “É uma surpresa maravilhosa. A água filtrada é muito melhor, e o filtro de barro tem uma qualidade incrível. Estou muito feliz por receber esse presente.”

Nelly Cetubal da Rocha, de 73 anos, que também frequenta há muito tempo o CCI Aidee Pereira, compartilhou sua gratidão. Solteira, mãe, avó e bisavó, Nelly participa das atividades físicas e aguarda ansiosa pela retomada das aulas de dança. Sobre o filtro de barro, ela comentou: “É um benefício maravilhoso. Água filtrada de qualidade faz toda a diferença. Estou muito feliz por ter sido agraciada com esse presente.”

Ao todo, cada CCI da capital será contemplado com 100 filtros, totalizando 400 já destinados a idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social Solidário continuará promovendo iniciativas voltadas para o combate às desigualdades e ao fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

“A ação reforça o compromisso da gestão em promover dignidade e saúde para as pessoas que mais precisam. Já entreguemos na semana passada, 150, para uma comunidade. Ao todo serão mil filtros de barro, entregues às famílias de baixa renda atendidas pelas unidades socioassistenciais da capital. Serão contempladas as famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos, Programa Siminina e nos bairros carentes da capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência”, concluiu a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262