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Cuiabá

Procon orienta sobre direitos do consumidor em caso de dano por conta de queda de energia

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Com a temporada de chuvas e tempestades, é comum que ocorram quedas de energia em diversas regiões do país. Essas interrupções podem causar prejuízos aos consumidores, como perda de alimentos perecíveis, danos a aparelhos eletrônicos, e até mesmo impactos na produtividade de empresas que dependem da energia elétrica.

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Cuiabá alerta os consumidores sobre seus direitos e como agir em casos de danos provocados por quedas de energia elétrica. As orientações visam informar os cidadãos sobre como buscar ressarcimento e quais medidas tomar para evitar prejuízos decorrentes desse problema.

Em casos de prejuízos decorrentes de queda de energia, o consumidor deve seguir os seguintes passos: Entrar em contato com a concessionária de energia para registrar a ocorrência; guardar o protocolo; solicitar o ressarcimento.

“É importante ressaltar que a legislação brasileira estabelece que as concessionárias de energia são responsáveis por fornecer um serviço de qualidade e indenizar os consumidores quando ocorrerem danos devido a problemas no fornecimento”, informou o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Genilto Nogueira.

Em casos de dúvidas ou necessidade de assistência adicional, os consumidores podem procurar o Procon para obter orientações e apoio na defesa de seus direitos.

“Diante de prejuízos causados por quedas de energia, os consumidores têm direitos garantidos por lei e devem estar cientes de como agir para obter o ressarcimento adequado. A informação e a busca por soluções são fundamentais para que os consumidores não sejam lesados diante dessas situações recorrentes”, concluiu Genilto.

O Procon Municipal está situado na Rua Joaquim Murtinho, 554, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá reforça o compromisso, integridade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos

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Quanto à apreciação das contas da gestão municipal referente ao exercício de 2022, a Prefeitura de Cuiabá:

  • -Reforça o compromisso com a eficiência, integridade e responsabilidade na gestão dos recursos públicos;
  • -Considera como premente a exposição feita pelo conselheiro Valter Albano ao solicitar pedido de vistas do processo durante a tarde desta terça-feira (28), e que sugeriu que as particularidades para apreciação das contas de cidades onde a gestão seja plena, ou de municípios onde a descentralização da gestão seja acima de 60%, sejam apreciadas de forma diferenciada, como se fossem as contas de governador;
  • -Durante o pedido, o conselheiro ponderou a complexidade histórica, que é bem mais exigente do que qualquer outra cidade no que tange à Saúde Pública, já que a capital mato-grossense recebe praticamente o estado inteiro, além de ter procedido algumas descentralizações, como no caso da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) e das deliberações por parte do governo federal, e que impactam a receita compartilhada dos Municípios;
  • -Reforça que a capital mato-grossense ainda sente os impactos da situação atípica, emergencial e brutal gerada pela pandemia de COVID-19, que acarretaram no exponencial aumento das despesas com Saúde Pública de 49,94% em relação ao gasto em 2019, período não atingido pela pandemia, sendo que os repasses do SUS, Estado e União, cresceram somente 19,68%, representando um considerável déficit em desfavor do Município;
  • -Mais uma vez, esclarece que a única alternativa do Município foi a de custear a diferença, para dar o suporte necessário à população e salvar vidas;
  • Cuiabá, por absorver a alta complexidade e alto custo da COVID-19, e ser praticamente o único município a ofertar estes serviços, responde agora ao ônus da geração de déficit orçamentário e financeiro da ordem de R$ 191 milhões, que ainda são referentes ao ano de 2022 e reflexo do período pandêmico;
  • -Mediante estudos e alertas feitos pela Associação Mato-grossense dos Municípios de que haveria uma frustração significativa da arrecadação do ICMS e consequentemente na cota parte municipal, que de fato se iniciou a partir de setembro/2022, foi instituído o Comitê de Eficiência dos Gastos Públicos;
  • -E, por meio de estudos realizados pelo Comitê, foi quando a gestão tomou conhecimento de que a Secretaria Municipal de Saúde e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública represavam dívidas de despesas realizadas, inclusive de exercícios anteriores e não empenhadas até o momento;
  • -Por fim, é crucial elencar a dedicação da administração em promover uma gestão eficiente, transparente, ética e orientada para o interesse público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Cuiabá

8º Mutirão do Consumidor será realizado de 13 a 15 de dezembro

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28/11/2023
8º Mutirão do Consumidor será realizado de 13 a 15 de dezembro

O vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) promoverá o 8º Mutirão do Consumidor de 13 a 15 de dezembro, no Ginásio Dom Aquino (ao lado do Shopping Popular), das 9 horas às 17 horas.&nbsp

“Essa será uma oportunidade para que as pessoas possam fechar o ano de 2023 e começar 2024 com as contas redondinhas”, comentou o vereador, que também é presidente da Comissão do Direito do Consumidor e do Contribuinte.&nbsp

Durante o mutirão, a população tem a oportunidade de negociar dívidas com abatimento de juros e multas, parcelamentos, consultar o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), conferir vagas de emprego, receber orientação jurídica sobre o direito do consumidor. Além de emissão gratuita de documentos, entre outros serviços.&nbsp

A Defensoria Pública (DPMT) prestará o serviço de revisão de contratos e o Procon, dará a orientação e assessoria jurídica. Também haverá balcão de emprego, teste de visão gratuito, regularização do Título Eleitoral, Carteira de Reservista e oportunidade de doar sangue ao Hemocentro.

A 1ª edição ocorreu em 2021 em frente à Câmara de Vereadores de Cuiabá.

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá


Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

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