Saúde
Programa de atendimento de saúde domiciliar da capital é escolhido para participar de Projeto Piloto do Ministério da Saúde
Published
1 mês agoon
By
Da RedaçãoCuiabá foi um dos municípios escolhidos para a aplicação do Projeto Piloto – Instrumento de Elegibilidade Nacional para análise do perfil dos pacientes atendidos pelo Programa Melhor em Casa. O programa oferece atendimento em saúde no âmbito domiciliar a pacientes acamados e/ou domiciliados que possuam elegibilidade, seja por alguma limitação ou condição de saúde que o impeça de se deslocar até uma unidade de saúde. Também pacientes hospitalizados que estejam estáveis para receber este atendimento com a mesma segurança do ambiente hospitalar no conforto do seu lar.
De acordo com a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Joelma Toledo, o Projeto Piloto que será implantado pelo Ministério da Saúde vai reorganizar os critérios para a elegibilidade dos pacientes, para que seja padronizado em todo o território nacional. “Apesar do Programa ter sido criado pelo Governo Federal em 2011, ainda não há uma Portaria que especifique os critérios e esse Projeto veio para fazer essa normatização”, comentou Joelma.
O Projeto Piloto será aplicado em 10 pacientes novos indicados para o Programa Melhor em Casa, a título de teste. Durante o tempo de duração do teste, que deverá ser realizado em no máximo 30 dias, haverá um trio de profissionais qualificados disponíveis on line em todo o tempo pelo Ministério da Saúde dando suporte aos colaboradores do Melhor em Casa. De acordo com o cronograma do Projeto, ele será finalizado no mês de outubro, quando acontecerá a apresentação da proposta final, validação e publicação.
Em Cuiabá, atualmente 170 pessoas são assistidas pelo Programa Melhor em Casa, que é realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar – EMAD e Equipe Multidisciplinar de Apoio – EMAP. A EMAD é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista e a EMAP consiste em farmacêutico, nutricionista, psicólogo e assistente social. “O Programa Melhor em Casa é desenvolvido em Cuiabá com 6 EMAD e 2 EMAP, com excelentes resultados entre os nossos pacientes. Para nós é uma felicidade e uma honra sermos escolhidos para a implantação deste Projeto Piloto, pois só demonstra que estamos realizando bem o nosso trabalho e que estamos no caminho certo”, finalizou a coordenadora.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Saúde
Hospitalizações por covid-19 mantêm tendência de alta no Norte
Published
4 dias agoon
03/08/2022 - 12:33By
RedaçãoBoletim InfoGripe inclui dados até 30 de julho
A Região Norte ainda apresenta uma tendência de alta na incidência da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), cujas hospitalizações estão predominantemente associadas à covid-19 desde o início da pandemia, em 2020. A análise foi divulgada hoje (3) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Boletim InfoGripe, que inclui dados até 30 de julho.

Foto:Marco Antônio/Secom
Por Vinícius Lisboa – Segundo a Fiocruz, nas demais regiões somente os estados de Mato Grosso, Maranhão e Piauí ainda apresentam sinal claro de manutenção de crescimento, enquanto em Sergipe é possível que a alta seja apenas uma oscilação.
O boletim InfoGripe tem explicado em suas últimas edições que a segunda onda da variante Ômicron, causada por suas subvariantes, chegou primeiro ao Sudeste, Sul e Centro-Oeste, regiões em que também terminou primeiro. No Nordeste e no Norte, o início da onda de infecções começou quase 2 meses depois, o que também levou a descida da curva de casos a ocorrer mais tarde.
O pesquisador Leonardo Bastos explica que, apesar de o cenário ser de tendência de queda na maior parte do país, o cenário ainda requer atenção. “A gente ainda está com indicadores de hospitalizações e óbitos [por SRAG] maiores que o período anterior à pandemia. Já caiu, mas ainda não o suficiente para falar que está tranquilo”.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, o Boletim InfoGripe mostra que oito em cada dez casos virais de SRAG foram causados pelo SARS-CoV-2. A prevalência dos demais vírus foi de 1,9% para influenza A, 0,1% para influenza B, e de 5,6% para vírus sincicial respiratório (VSR).
Óbitos
O painel de dados Monitora Covid-19, também mantido pela Fiocruz, mostra que a média móvel de óbitos se manteve acima das 200 vítimas diárias durante todo o mês de julho e continua nesse patamar no início de agosto.
O número representa um aumento em relação a abril e maio, quando chegou ficou abaixo de 100 vítimas em alguns dias. Para Leonardo Bastos, o platô está relacionado à disseminação das subvariantes da Ômicron, que provocaram uma nova onda de infecções.
“O que a gente espera é que, com a queda das hospitalizações, haja uma queda nos óbitos mais pra frente, mas o quanto mais a frente não dá para saber”, disse. “A gente espera que a queda nas hospitalizações no Sul e Sudeste se reflita nos óbitos daqui a pouco, daqui a algumas semanas”, acrescentou.
O pesquisador explica que ainda é difícil mensurar o impacto do inverno durante a onda de casos causada pelas subvariantes, “porque a covid-19 ainda não possui um comportamento endêmico descrito que pode ser tomado como base”.
“A gente acredita que há esse efeito climático, porque o clima afeta o nosso comportamento, favorecendo a transmissão de vírus respiratórios. O inverno também contribui. Agora, o quanto é do inverno e o quanto é das novas variantes a gente não consegue separar ainda”, disse o pesquisador.
Edição: Fernando Fraga
Saúde
Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
Published
6 dias agoon
01/08/2022 - 11:22By
RedaçãoInicialmente, serão contemplados os casos mais grave
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1º), pelo Twitter, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.
Por Karine Melo – “Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou. O Tecovirimat tem sido oferecido como opção de “uso compassivo [autorização de uso de medicamento novo por agência reguladora, ainda sem registro definitivo]” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
Números
Segundo dados do Ministério da Saúde, até ontem (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Na última sexta (29) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem, de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades que podem ter prejudicado o quadro clínico. O Ministério da Saúde investiga as circunstâncias da morte.
Sintomas
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.
Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Matéria alterada às 11h50 para explicar o que é o uso compassivo do medicamento.
Edição: Kleber Sampaio

O que faz um senador?

PF e PGR deflagram segunda etapa da Operação Q.I.

Kalil encaminha projeto do novo piso salarial para agentes de saúde e agentes de endemias

Kalil Baracat favorece mecanização do cultivo para pequenos produtores de Várzea Grande

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira
Segurança


PF e PGR deflagram segunda etapa da Operação Q.I.
Mais 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR),...


Polícia Federal afasta dois secretários municipais
A PF deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4/8), a Operação No Service, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes...


PF e PGR cumprem 30 mandados de busca e apreensão
Servidores da Justiça Estadual do Pará são alvos de investigação A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República...
MT


Várzea Grande realiza audiência pública para discutir LDO e LOA 2023. Previsão é de até R$ 1,5 bilhão
Com uma previsão orçamentária que está em discussão e ainda será definida após audiência pública e apreciação por parte dos...


Governo de MT suspende publicações nos sites e perfis de redes sociais institucionais
O Governo de Mato Grosso irá suspender a publicação de notícias, fotos, áudios e vídeos, a partir deste sábado (02.07),...


Governo reforça atuação dos bombeiros e entrega novo Batalhão: “fundamental para preservar patrimônio ambiental”
O governador Mauro Mendes entregou nesta sexta-feira (1º.07), Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, a nova sede do Batalhão...
Brasil


MEC prorroga até amanhã inscrição para o Prouni
Medida foi adotada após instabilidade no site do programa O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições...


São Paulo passa a contar com sinal 5G
Cobertura deve atingir, no início, 25% da área urbana da cidade A partir de hoje (4), a cidade de São...


Censo: inscrições para 15 mil vagas no IBGE acabam nesta quarta
Após prorrogar o prazo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta quarta-feira (3) as inscrições para o processo...
Economia & Finanças
Mais Lidas da Semana
-
ARTIGOS & OPINIÕES5 dias ago
Androides sonham com parlamentares digitais?
-
Brasil6 dias ago
Censo 2022 começa hoje
-
Saúde6 dias ago
Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
-
ARTIGOS & OPINIÕES6 dias ago
Gordura branca e gordura marrom
-
Economia & Finanças6 dias ago
Mercado financeiro reduz projeção da inflação
-
Economia & Finanças4 dias ago
Benefício para caminhoneiros começa a ser pago em 9 de agosto
-
Brasil4 dias ago
Censo: inscrições para 15 mil vagas no IBGE acabam nesta quarta
-
Economia & Finanças6 dias ago
Campanha do TSE convida eleitorado brasileiro a atuar como mesário nas Eleições 2022