conecte-se conosco


Cuiabá

Projetos de resolução preveem testagem e proteção para servidores da Câmara

Publicado


Carol Siqueira/Secom Câmara

As propostas foram apresentadas pela vereadora Edna Sampaio.
Tramitam na Câmara Municipal de Cuiabá dois projetos de resolução de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT) que estabelecem medidas de proteção contra a Covid-19 para servidores e prestadores de serviços da Casa.

Os servidores estão trabalhando presencialmente, em sistema de rodízio, desde 20 de abril. O trabalho presencial havia sido suspenso e a Câmara fechada para atendimento ao público em 17 de março. O prazo de dez dias foi prorrogado duas vezes diante da piora no quadro da pandemia.

Um dos projetos determina que os funcionários sejam submetidos a testes semanais de Covid, e que os casos positivos sejam imediatamente encaminhados para atendimento médico. Outro PR prevê que sejam fornecidas máscaras de proteção dos modelos PFF2/N95 e higienizador à base de álcool 70% aos servidores.

Os projetos de resolução foram lidos nas duas últimas sessões da Câmara e serão encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O objetivo, segundo a vereadora, é evitar que a Câmara se torne um foco de contaminação pela doença, como ocorreu com a Assembleia Legislativa.

Segundo ela, durante o período em que a Câmara esteve fechada ao público, as atividades de seu gabinete continuaram normalmente, com a maioria dos servidores em regime de home office, e, no momento, apenas uma pequena parte deles está fazendo atividades presenciais.&nbsp&nbsp

&nbsp“A Câmara deve dar algumas garantias, assim como o poder executivo deve dar, aos trabalhadores que retornem às atividades presenciais. Nosso decreto legislativo é para que a Câmara ofereça máscaras, daquelas que são indicadas como as mais seguras e não deixe para cada um ‘se virar’ para conseguir as suas, pois muitos trabalhadores não têm recursos para comprar máscaras adequadas”, disse ela.

Edna Sampaio alertou que o espaço da Câmara é pequeno e propício a aglomerações e a testagem em massa seria uma forma eficaz de evitar a circulação de pessoas assintomáticas e contaminadas.

“Este é um instrumento fundamental para termos o controle da pandemia. O Brasil é um dos países que menos testa no mundo e, por isso, estouramos nos casos de Covid. Ficamos à espera das internações apenas e não tomamos medidas eficazes para o controle e o combate à pandemia”, disse ela.

Projetos de iniciativa popular

A testagem e a geração de renda são temas de projetos de lei de iniciativa popular propostos pela vereadora, que foram lançados no último sábado (1º) e estão sob consulta pública, recebendo assinaturas da população.&nbsp&nbsp

“Propomos que o poder público municipal possa fazer a testagem ativa, em massa, saber exatamente quais são os vírus que circulam e conter a contaminação, fazendo busca ativa, isolamento daqueles que foram contaminados, a rede de relações desta pessoa, para evitar que ela se torne um agente propagador do vírus”, disse ela.

Outro projeto de iniciativa popular prevê a criação de políticas de geração de renda para a população mais pobre, visando combater a miséria.

&nbsp“Esses dois projetos estarão em todas as intervenções que iremos fazer nas ruas, chamando a atenção da população para esta situação da testagem e da renda, colhendo assinaturas para que nós possamos chegar ao percentual do eleitorado que nos permita apresentá-los enquanto projetos da população cuiabana”.

Neusa Baptista/Ascom Vereadora Edna Sampaio

Leia mais:  Prefeitura abre pré-cadastro de vacinação para pessoas de 45 a 54 anos com comorbidades

Comentários Facebook

Cuiabá

Pra Frente Cuiabá: Pinheiro lança programa com primeira ação de serviços itinerantes do Sine Municipal

Publicado


Gustavo Duarte

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro lançou na tarde desta sexta-feira (7) o programa Pra Frente Cuiabá, executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico que pretende transformar o desenvolvimento econômico da capital por meio do investimento em geração de emprego, apoio a agricultura familiar, ao micro e pequeno empreendedor e também qualificação profissional e a aulas de reforço para quem pretende prestar o vestibular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A primeira ação executada é o Sine da Gente, uma van que levará os serviços de captação e oferta de vagas aos bairros de Cuiabá, levando os serviços da Prefeitura aos que mais necessitam.

“Esse é mais um passo no cumprindo de uma promessa de campanha. A minha gestão não para. Temos que projetar no período pandêmico a Cuiabá para o pós pandemia. E hoje lançamos o Pra Frente Cuiabá e sua primeira ação, o Sine da Gente. Com ele, vamos desenvolver o eixo comercial de onde a pessoa mora, melhorando a oferta e demanda de empregos. Estamos criando uma ponte entre o comerciante e o morador local, para minimizar o tempo de deslocamento também dos trabalhadores”, explicou o prefeito de Cuiabá.

No Pra Frente Cuiabá, a proposta é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, que serão anunciadas respectivamente: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Agro da Gente e Cuiabanco.

O CRAS Getúlio Vargas, no bairro Novo Horizonte por exemplo, recebeu a van do Sine da Gente em dia de teste e o sucesso foi comprovado com os vários encaminhamentos para entrevistas de emprego, em poucas horas de atendimento. Muitos ali buscavam a primeira oportunidade de colocação no mercado de trabalho, foi o caso de Kauane Cardoso de Matos, jovem de 18 anos que saiu com um agendamento de entrevista para uma vaga de empacotadora.

Leia mais:  Prefeitura abre pré-cadastro de vacinação para pessoas de 45 a 54 anos com comorbidades

“Consegui um encaminhamento para entrevista nesta tarde já. Não demorou nem 10 minutos o atendimento e para encontrar uma vaga. Fui bem tratada e agora é ir atrás do dinheiro para ajudar minha família”, disse Kauane.

Coordenados pelo diretor Rafael Miranda, os servidores a bordo do Sine da Gente vão levar até os bairros da capital os serviços de balcão de empregos, cadastro e formalização de Microempreendedores (MEI), captação de vagas no comércio local, orientação para utilização dos aplicativos e plataformas de oferta de emprego, de solicitação de carteira de trabalho que agora é digital e solicitação de seguro desemprego.

“A primeira ação do Pra Frente Cuiabá é o Sine da Gente, que já é comprovadamente um sucesso. Estivemos com a van de serviços em um dia de teste no CRAS Getúlio Vargas e nas primeiras horas de atendimento já tivemos várias pessoas encaminhadas para entrevistas, muitas delas para o primeiro emprego. Nós vamos melhorar o que já é bom. Mesmo na pandemia, com atendimento em home office o Sine dobrou seu número de atendimento e fechamos parcerias que ampliaram a oferta de vagas. Agora, vamos levar os serviços até aqueles que muitas vezes, não conseguem se deslocar até uma agência. É a Prefeitura de Cuiabá, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e sua gestão humanizada chegando a todos os cuiabanos, principalmente aqueles que mais precisam”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Leia mais:  Primeira-dama lança campanha "Cuiabá por Elas" voltada para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Estiveram presentes no evento o secretário de Governo, Luis Claudio de Castro Sodré, o secretário-adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Ivo Olavarria, o secretário-adjunto de Agricultura, Gustavo Padilha, os vereadores Mario Nadaf e Eduardo Magalhães e o superintendente regional do Trabalho, Eduardo de Souza Maria. 

Confira um pouco mais das cinco ações do programa Pra Frente Cuiabá:

– Sine da Gente: Implantação de uma unidade móvel que atuará nos bairros para atender a oferta e demanda de emprego por região.

– Enem Digital 5.0: Ensino no modelo híbrido; Suporte técnico e personalizado; 2.000 alunos.

– Qualifica Cuiabá: Programa da Secretaria de Assistência Social, em parceria com SESI, SENAI, SEBRAE e FECOMÉRCIO; Desenvolver as habilidades dos cidadãos para o fomento na geração de renda para família; Preparar a mão-de-obra para o mercado de trabalho.

– Agro da Gente: Fortalecimento do apoio à agricultura familiar; Qualificação técnica na produção do campo; Incentivo à atividade da agroindústria; Programa de incentivo para quatro cadeias produtivas: Peixe, FLV (fruta, legume e verdura), Frango e Leite.

– Cuiabanco: Linha de Crédito para o pequeno empreendedor com juros zero; PAA – Programa de aquisição de alimentos.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Pessoas que vivem com HIV devem informar unidades às quais estão vinculadas para vacinação contra a covid-19 em polo específico

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

A vacinação contra a covid-19 das pessoas que vivem com vírus da imunodeficiência humana (HIV), que estão na faixa etária de 55 a 59 anos, será no SAE Grande Terceiro, durante o mês de maio. A vacinação em um local específico visa garantir o sigilo do diagnóstico desses pacientes, o que é assegurado por lei e também na nota técnica nº 282/2021 do Ministério da Saúde. 

“Existe toda uma mobilização nacional para que a vacinação seja feita nos SAEs justamente para não expor o usuário. Como ele já é vinculado no Serviço, onde faz o tratamento, ele vai ser vacinado no Serviço. E assim o Ministério da Saúde regulamentou para minimizar a quebra do sigilo do diagnóstico, que é um direito do paciente assegurado por lei”, explica Mariela Padilha, coordenadora do Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Para serem vacinadas no SAE Grande Terceiro, essas pessoas precisam seguir o seguinte passo-a-passo: 

1.Acesse o site cadastro.vacinacuiaba.com.br

2.Clique em “Aceitar e Continuar” no quadro pré-cadastro

Leia mais:  Prefeitura abre pré-cadastro de vacinação para pessoas de 45 a 54 anos com comorbidades

3.Selecione a opção “Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos” e clique em próximo passo

4.Selecione a opção “Centro de Evento do Pantanal – Portaria” e clique em próximo passo

5.Preencha todos os dados do solicitante destacados como “obrigatório”. Na opção “Estabelecimento”, informe qual unidade está vinculado (SAE Grande Terceiro, SAE Regional Norte ou CERMAC) e na seção “Comorbidade Relacionada” selecione a opção “Imunossuprimidos”

6.Clique em “Enviar Cadastro”. 

Após o cadastramento, a pessoa deve aguardar a confirmação do agendamento, acompanhando diariamente no site da campanha “Vacina Cuiabá”, na aba “Consultar Cadastro”. Na data da vacinação, o paciente deverá estar munido dos seguintes documentos: 

– QR Code com as informações de data, horário e local de vacinação

– Documento oficial com foto

– Guia de encaminhamento para vacinação assinado por profissional de saúde, disponível no SICLOM, em caso de usuários vinculados na unidade do CERMAC.

Quem já realizou o cadastro e foi agendado para ser vacinado em outro polo de vacinação será atendido normalmente nesses locais. Mas caso a pessoa queira mudar o local de vacinação para o SAE Grande Terceiro, deve entrar em contato com a equipe da unidade, pessoalmente ou pelo telefone (65) 3634-0497. Importante destacar que, mesmo que a pessoa queira o sigilo de seu diagnóstico, também terá esse direito assegurado nos demais polos de vacinação. 

Leia mais:  Pessoas que vivem com HIV devem informar unidades às quais estão vinculadas para vacinação contra a covid-19 em polo específico

A vacina da covid-19 é contraindicada para pessoas com HIV que sejam menores de idade (lembrando que, no momento, estão sendo vacinadas aquelas com idade entre 55 e 59 anos); que estejam com sintomas relacionados à infecção oportunista ou com sintomas gripais. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262