SEGURANÇA
Como vai funcionar a GLO nos portos e aeroportos do RJ e de SP
Publicado em
05/11/2023por
Da RedaçãoA partir da próxima segunda-feira (6), 3,7 mil militares da Aeronáutica, do Exército e da Marinha passarão a atuar em ações de combate ao crime em três portos e dois aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como no Lago de Itaipu. O objetivo é prevenir e reprimir o tráfico de drogas e de armas e outros tipos de crimes.
A instituição da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e atuação das Forças Armadas nos portos e aeroportos foram autorizadas por meio do Decreto nº 11.765, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos ministros José Múcio Monteiro (Defesa) e Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública).
Nas últimas semanas, foi registrada uma escalada de violência. No Rio de Janeiro, por exemplo, criminosos queimaram 35 ônibus e até uma cabine de trem, provocando o caos em sete bairros da zona oeste da capital fluminense, depois de um líder miliciano ter sido morto em uma operação da Polícia Civil.
Como será a GLO?
A atuação de militares em ações preventivas e repressivas ocorrerá nos portos de Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Itaguaí (RJ); bem como nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim (RJ).
O decreto estabelece que Exército e Aeronáutica devem incrementar as operações que já realizam ao longo das fronteiras brasileiras. A Marinha deve fortalecer as ações preventivas e repressivas nas baías de Guanabara e de Sepetiba, ambas no Rio de Janeiro; nos acessos marítimos ao Porto de Santos e na porção brasileira do Lago de Itaipu.
Os militares não farão policiamento de ruas e bairros.
Por quanto tempo?
O emprego das Forças Armadas nas operações de segurança em portos e aeroportos ocorrerá de 6 de novembro a 3 de maio de 2024.
Como fica o trabalho dos órgãos de segurança dos estados?
Segundo o governo federal, esta será a primeira vez que uma missão de GLO contempla áreas específicas de controle federal, e não interfere na atuação dos estados ou do Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Defesa, trata-se de uma operação “específica” para os três portos e os dois aeroportos. Toda a missão será realizada de forma articulada com órgãos de segurança pública, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“As competências estaduais estão totalmente preservadas”, assegurou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante a cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que autoriza a GLO e anunciou outras medidas para a segurança pública, nesta quarta-feira (1º).
“O que já estamos fazendo é ter presença em áreas federais. Não vamos suprimir a área de competência das polícias do estado ou do município”, concluiu Dino, explicando que, mesmo portos e aeroportos já sendo policiados por órgãos federais, a medida possibilitará uma maior integração entre militares e agentes da segurança.
O que é uma GLO?
Previstas na Constituição Federal, as GLOs conferem às Forças Armadas a autonomia necessária para que atuem com poder de polícia, por tempo predeterminado, em área previamente definida.
A Carta Magna estabeleceu, em seu artigo 142, que Aeronáutica, Exército e Marinha devem zelar pela manutenção da lei e da ordem, em qualquer parte do território brasileiro, quando acionadas “por qualquer um dos poderes constitucionais (Executivo, Legislativo e Judiciário).
Contudo, em agosto de 2001, o então presidente da República Fernando Henrique Cardoso regulamentou o mecanismo das GLOs, fixando suas diretrizes por meio do Decreto nº 3.897.
A partir daí, a decisão sobre o emprego de militares neste tipo de ação passou a ser de competência exclusiva dos presidentes da República em exercício – que pode decidir por iniciativa própria ou em resposta a pedido de governadores ou dos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados ou do Supremo Tribunal Federal (STF).
O mesmo decreto presidencial de 2001 também estabelece que as missões só devem ser autorizadas “em graves situações de perturbação da ordem” e se as forças de segurança públicas estaduais e federais tiverem “esgotado” os instrumentos e meios disponíveis para “preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio”.
Quantas GLOs já tivemos no país?
Um levantamento do Ministério da Defesa mostra que, entre 1992 e 2022, foram autorizadas 145 missões de Garantia da Lei e da Ordem no país.
– 11 ocorreram em 2000, ano em que foi registrado o maior número de operações;
– 26 GLOs (17,9%) foram motivadas por greves de policiais militares;
– 39 missões (27%) reforçaram a segurança durante grandes eventos no país: Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro; Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (Rio + 20), em 2012; na visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em 2013; e na Copa do Mundo de Futebol, em 2014;
– GLOs são frequentemente autorizadas para assegurar a tranquilidade e a lisura de processos eleitorais em município sob risco de perturbação da ordem.
Fonte: EBC GERAL
SEGURANÇA
Sefaz adere ao Vigia Mais MT para instalação de câmeras próximas a postos fiscais
Published
21 horas atráson
30/11/2023By
Da RedaçãoO termo de cooperação foi assinado pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, que destacou a importância da parceria com a Sesp para o combate à sonegação fiscal. Gallo explicou que o videomonitoramento vai trazer mais efetividade e potencializar as ações de fiscalização em todo o estado e em tempo real.
“O uso de um sistema de registro de passagem de veículos, de monitoramento com tecnologia de inteligência artificial, trará ganhos extraordinários à fiscalização. Vamos ampliar a nossa atuação, aumentando a disseminação do risco fiscal e o combate à sonegação, para reduzir o transporte de mercadorias sem documento fiscal e outras irregularidades que prejudicam a economia de Mato Grosso”, disse o secretário de Fazenda.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, a adesão da Sefaz ao Vigia Mais MT é importante, pois aumenta os pontos de instalação das câmeras no estado, contribuindo também para a ações feitas pelos órgãos de segurança pública. A partir da instalação dos equipamentos, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tem acesso a todas imagens captadas.
“A cooperação com a Sefaz é muito importante porque vamos fazer uma muralha digital em Mato Grosso. Os algoritmos vão trabalhar tanto para a equipe de segurança, como para a Secretaria de Fazenda. Então, teremos um controle fazendário muito maior e isso vai impulsionar o trabalho dos fiscais e policiais, dando um melhor resultado na arrecadação do estado e na devolução desses recursos arrecadados para nossos contribuintes”, afirmou.
Das 284 câmeras entregues à Sefaz, 224 são do tipo OCR (que permitem a leitura de placas de veículos) e 60 são do modelo speed dome. Também compõem o termo de cooperação a entrega de equipamentos como switchs, nobreaks e armários, que fazem parte dos equipamentos do Vigia Mais MT.
O termo de cooperação foi assinado durante reunião realizada na sede da Sesp. Na ocasião, foram apresentadas todas as especificações das câmeras e operacionalidade da plataforma gerida pela Sesp, incluindo acesso e captação das imagens.
Acompanharam a reunião os secretários adjuntos da Sefaz Vinícius Simioni (Projetos Estratégicos) e Kleber Geraldino (Transformação Digital e Inovação Fazendária). Também participaram o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Carneiro, o secretário adjunto de Inteligência, delegado Valter Furtado e o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Álvares.
Fonte: Governo MT – MT
SEGURANÇA
PM prende homem e apreende adolescente e recupera veículo roubado
Published
23 horas atráson
30/11/2023By
Da RedaçãoPoliciais militares do 11º Batalhão prenderam um homem de 35 anos e apreenderam um adolescente de 16 anos por roubo, receptação e porte ilegal de arma, na noite desta quarta-feira (29.11), em Sinop. Na ação, a PM recuperou um veículo Ônix que havia sido roubado pela dupla.
Por volta de 20h, a equipe do 11º BPM recebeu denúncias sobre o roubo de um veículo no bairro Residencial Florença. Segundo as informações, os suspeitos teriam chegado ao local armados, renderam o condutor do Ônix preto e anunciaram o roubo.
Em diligências, as equipes do Grupo de Apoio (GAP) do 11º BPM localizaram e abordaram o veículo, com as mesmas características do carro roubado momentos antes, transitando em direção ao centro da cidade.
Com os suspeitos foi localizada uma pistola de calibre .380 carregada com 13 munições. Ainda na abordagem, os policiais identificaram que um dos suspeitos fazia uso de tornozeleira eletrônica, que estava desligada, e que a arma utilizada no crime tinha queixa de furto, registrada em Colíder.
Diante dos fatos, os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de Sinop para registro da ocorrência e demais providências. A vítima do roubo também compareceu ao local e fez a recuperação do veículo.
Fonte: Governo MT – MT

Justiça intima Braskem por danos causados pela exploração de sal-gema

Justiça intima Braskem por danos causados pela explroração de sal-gema

Metalúrgicos da GM aprovam abertura de Programa de Demissão Voluntária

Unemat publica edital de concurso com 140 vagas para nível médio, técnico e superior

Maceió está em alerta máximo devido ao risco de afundamento de solo
Segurança


Sefaz adere ao Vigia Mais MT para instalação de câmeras próximas a postos fiscais
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) assinou nesta quinta-feira (30.11) a adesão ao Programa Vigia Mais MT,...


PM prende homem e apreende adolescente e recupera veículo roubado
Policiais militares do 11º Batalhão prenderam um homem de 35 anos e apreenderam um adolescente de 16 anos por roubo,...


Blitz da Lei Seca na Avenida Miguel Sutil flagra 11 motoristas dirigindo embriagados
A Operação Lei Seca realizada na madrugada desta quinta-feira (30.11), na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, terminou com 11 motoristas...
MT


Unemat publica edital de concurso com 140 vagas para nível médio, técnico e superior
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (1º.12), o edital do concurso com...


Fiscalização multa 72 motoristas e remove 50 veículos na madrugada desta sexta-feira (01)
A Operação Lei Seca, realizada na Avenida das Torres, em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (30.11), resultou na prisão de...


Governo de MT entrega 17 novos veículos para reforçar estrutura do Corpo de Bombeiros em todo o estado
O Governo de Mato Grosso entregou, nesta sexta-feira (01.12), 17 novos veículos para o Corpo de Bombeiros Militar. A entrega...
Brasil


Maceió decreta estado de emergência por risco de colapso em mina
A prefeitura de Maceió (AL) decretou situação de emergência por 180 dias por causa do iminente colapso de uma mina...


Conheça as 10 melhores rodovias do país
O ranking de rodovias de 2023 divulgado na quarta-feira (29) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra a concentração das...
Cerca de 50 pessoas ficam feridas em tombamento de ônibus
O tombamento de um ônibus na zona norte do Rio de Janeiro no final da tarde de quarta-feira (29) deixou...
Economia & Finanças
Mais Lidas da Semana
-
GERAL3 dias atrás
Centenários brasileiros: envelhecimento acelerado desafia o país
-
GERAL3 dias atrás
Brasileiros centenários: envelhecimento acelerado desafia o país
-
ARTIGOS & OPINIÕES4 dias atrás
Cibersegurança, uma questão de consciência
-
Economia & Finanças7 dias atrás
Como empresários e trabalhadores avaliam o veto à desoneração
-
ARTIGOS & OPINIÕES4 dias atrás
Do Integrado ao Inteligente: O próximo passo para a gestão corporativa
-
ARTIGOS & OPINIÕES4 dias atrás
Ação e reação (que nem sempre é aquela que você espera)
-
Economia & Finanças4 dias atrás
Mato Grosso mantém crescimento acima da média nacional, revela IBGE
-
CIDADES4 dias atrás
Prefeito Roberto Dorner e governador Mauro Mendes inauguram quarta-feira pavimentação das Estradas Nanci e Ângela