Connect with us

Saúde

Saúde realiza evento sobre prevenção à Hipertensão na UBS do bairro Alvorada

Published

on

A Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria da Mulher, promovem, neste sábado (14), um evento sobre prevenção à Hipertensão em Cuiabá. A ação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde do bairro Alvorada, aberto à toda população cuiabana, inclusive, de outras regiões também. Na oportunidade serão ofertados diversos serviços, no período das 08h às 17h. 

Dentre os atendimentos ofertados estão as práticas interativas, como auriculoterapia, reiki e cone Hindu, orientações nutricionais, avaliações odontológicas de prevenção ao câncer bucal, atividades com fisioterapia, atualização do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) aos beneficiários, realização de testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B, hepatite C e Covid, atendimentos psicológicos e outros serviços. 

A enfermeira responsável da unidade do Alvorada, Luciana Fonseca afirmou que o intuito da ação é alertar e conscientizar os munícipes sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde, em alusão ao Dia Mundial da Hipertensão, celebrado nesta terça-feira (17). 

“A integralidade tem como foco chamar atenção para o bem-estar de modo geral, bem como o problema da hipertensão. Vamos ter muitos profissionais presentes e os interessados tem a oportunidade de ter acesso a várias patologias em um único lugar e momento. Estamos de portas abertas para recebê-los, com todo amor, cuidado e humanização da Gestão Emanuel Pinheiro”, disse. 

Leia mais:  HMC e Hospital Municipal São Benedito prestam homenagem aos profissionais no dia da enfermagem

 

SERVIÇO

Assunto: Dia D da Hipertensão 

Local: USF Alvorada 

Horário: 08h às 17h 

Data: Sábado (14)

Endereço: Rua Piratininga, s/n, ao lado da Escola Marechal Cândido Rondon

Comentários Facebook

Saúde

Secretaria de Saúde promove evento em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, na manhã de quarta-feira (18), das 8h às 12h, um evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, na Praça 8 de Abril, no bairro Popular, em Cuiabá. O movimento conta com apoio de trabalhadores, usuários dos serviços de saúde mental assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e seus familiares.

As equipes realizarão panfletagem, orientações sobre os serviços de saúde mental e, juntamente com demais parceiros, serão ofertados serviços de  aferição de pressão arterial e glicemia, orientação sobre vacinação, serviço de Consultório na Rua, ações de práticas integrativas – URPICS e Ambulatório de PICS, amostra de artesanatos produzidos nas terapias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço de Residência Terapêutica, dentre outras atividades, totalmente gratuitas, à disposição da população cuiabana, seguindo todos os cuidados sanitários de prevenção ao Covid-19. 

“O movimento caracteriza-se pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, iniciado ao final da década de 70. Esse coletivo lutava pelo fim desse tipo de tratamento, contra o estigma e exclusão de pessoas em sofrimento psíquico e pela instalação de uma rede de atenção à saúde mental de acordo com os princípios e diretrizes do SUS de universalidade, integralidade e equidade”, explicou Darci Bezerra, coordenadora técnica de Saúde Mental da SMS.

Leia mais:  Rede municipal de saúde não registra nenhum paciente internado por Covid-19

O evento é aberto ao público em geral. Para maiores informações, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3617-7356 ou e-mail csm.saude@cuiaba.mt.gov.br.      

Serviço

Assunto: Dia Nacional da Luta Antimanicomial 

Data: Quarta-feira (18)

Onde: Praça 8 de Abril, Avenida Getúlio Vargas, bairro Popular, Cuiabá-MT

Horas: 8h às 12h 

Comentários Facebook
Continue Reading

Saúde

Saúde relata tentativa de acesso indevido a plataformas do SUS

Published

on

O Ministério da Saúde informou ter identificado uma tentativa de “acesso indevido” em algumas de suas plataformas e que, “para resguardar as informações” suspendeu alguns acessos e deu início a uma “manutenção corretiva” nas plataformas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI.

De acordo com o ministério, a tentativa de acesso indevido ocorreu ontem (16), e a previsão de retorno das plataformas é para esta terça-feira (17), às 16h.

Em nota, o ministério informou que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nesta segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e, para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada.

“Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, acrescentou o ministério.

O Conecte SUS Cidadão é uma ferramenta que disponibiliza o conjunto integrado de informações em saúde do país. Por meio de um dispositivo móvel ou acesso web, é possível visualizar histórico clínico dos cidadãos, o que pode abranger desde o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 até a Carteira Nacional de Vacinação Digital, passando por resultados de exames, medicamentos dispensados e outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

Leia mais:  Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 23,3 mil novos casos e 126 mortes

O e-SUS Notifica é uma ferramenta online de registro de notificação de casos de síndrome gripal leve suspeitos e confirmados de covid-19.

Já o Sistema de Informações do PNI permite que gestores envolvidos no programa avaliem riscos relativos à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado. Possibilita também o controle do estoque de imunos necessários aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262