Connect with us

Mato Grosso

Secel realiza mais uma etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-Grossenses

Published

on

Chegou a vez dos estudantes da região esportiva Médio Norte disputarem as etapas regionais dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses. Realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e sediadas em Tangará da Serra, as competições reúnem 61 equipes de nove municípios da região.

A abertura do evento com entrada oficial das delegações ocorre neste sábado (30.04), às 19h30, no Estádio Municipal Mané Garrincha, em Tangará da Serra. Com presença de público, a solenidade conta com a participação de representantes da Secel, de autoridades locais e de municípios vizinhos. 

As competições prosseguem até quinta-feira (05.05) com disputas de equipes masculinas e femininas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. Participam das competições representantes dos municípios de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Diamantino, Jangada, Nobres, Nova Olímpia, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

Formadas por atletas de 12 a 14 anos, 22 equipes de escolas públicas e particulares da região disputam os Jogos Escolares. Já os Jogos Estudantis contam com 39 seleções municipais com atletas de 15 a 17 anos. As equipes campeãs em cada modalidade e gênero avançam para a fase estadual de sua respectiva competição. 

Leia mais:  Detran-MT altera horário e local do curso de instrutor de trânsito para profissionais com formação em Libras

“É com muita satisfação que realizamos mais uma etapa regional dos Jogos Escolares e dos Jogos Estudantis. São competições que, além de definirem os representantes de Mato Grosso nas fases nacionais, incentivam a prática esportiva estudantil. Agradecemos ao município de Tangará da Serra por sediar e nos ajudar na realização desses eventos tão importante para a formação de jovens atletas no Estado”, enfatiza o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Etapas dos Jogos Escolares e Estudantis

Com programação que vai de abril ao início de julho, a fase regional envolve equipes escolares dos municípios de todas as regiões de Mato Grosso que competem por vagas para a etapa estadual. Os estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções.

Até agora, já foram realizadas duas etapas regionais. De 08 a 13 de abril, em Campo Verde, os estudantes de 12 a 14 anos das regiões sul e sudeste iniciaram a programação do evento esportivo. E, de 16 a 21 de abril, estudantes de 12 a 17 anos disputaram a etapa regional Centro Norte, sediada no município de Sorriso.

Leia mais:  FGV fecha avaliação sobre Educação Básica de Mato Grosso

Após a realização da etapa regional Médio Norte, que acontece nesta semana em Tangará da Serra, estão programadas mais sete fases de disputas regionais, que serão sediadas nos municípios de Alta Floresta, Juara, Canarana, Confresa, Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Alto Garças.

Nas fases estaduais, os Jogos são divididos de acordo com a faixa etária. A etapa estadual dos Jogos Escolares ocorre em Sorriso, de 16 a 22 de julho. E a dos Jogos Estudantis de Seleções serão realizadas em Lucas do Rio Verde, de 24 a 30 de julho.

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Estudantis da Juventude acontecem no início de setembro, em Aracaju (SE). Já os Jogos Escolares Brasileiros, que são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), ocorrem no mês de novembro, em local a definir.

Fonte: link

Comentários Facebook

Mato Grosso

Detran-MT altera horário e local do curso de instrutor de trânsito para profissionais com formação em Libras

Published

on

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alterou o período e o local de realização do Curso de Formação de Instrutor de Trânsito para capacitação de profissionais tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A alteração foi publicada no Diário Oficial, em edital complementar que circula nesta quinta-feira (23.06).

O curso será realizado pela Escola Pública de Trânsito de forma presencial, agora no período noturno, das 18h às 22h, nas dependências do Detran-MT (avenida Kaytto Guilherme Nascimento Pinto, nº 150, bairro Paiaguás, em Cuiabá). A capacitação é gratuita e será de 08 de agosto a 10 de outubro com carga horária de 180 horas/aula.

A inscrição no curso pode ser feita até sexta-feira (24.06) através da plataforma virtual de ensino da Escola Pública de Trânsito CLIQUE AQUI. Ao acessar o link, o interessado deverá escolher o formulário de pré-inscrição para preenchimento.

São ofertadas 50 vagas exclusivas para tradutores e intérpretes de Libras. Para se inscrever, os interessados devem ter idade maior que 21 anos, ensino médio completo, formação comprovada em Libras e ser habilitado, no mínimo, há dois anos, além de ter sido aprovado em avaliação psicológica para fins pedagógicos. Os requisitos estão estabelecidos na Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Leia mais:  Seduc apresenta aos Diretores Regionais plano de ação para os próximos 10 anos da Educação em MT

O Curso de Formação de Instrutor de Trânsito voltado para os profissionais tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) será realizado em atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 008/2022 firmado entre o Detran-MT e o Ministério Público Estadual (MPE) com a finalidade de oportunizar a atuação desses profissionais junto aos Centros de Formação de Condutores para atendimento e acompanhamento das pessoas surdas nas etapas do processo de habilitação de condutores.

Servidores do Detran também poderão realizar a inscrição no curso (cadastro de reserva) no caso de haver vagas remanescentes.

Mais informações: (65) 3631-1020 ou pelo e-mail: secretaria.escola@detran.mt.gov.br.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

FGV fecha avaliação sobre Educação Básica de Mato Grosso

Published

on

A Fundação Getúlio Vargas, contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para implementar o sistema estruturado de ensino, finalizou os dados sobre a “Avaliação Diagnóstica” de todas as unidades de ensino e alunos da rede estadual. Os dados irão subsidiar as decisões pedagógicas a serem adotadas no estado.

A avaliação foi feita entres os meses de maio e junho e revela a realidade de cada escola e de cada aluno da rede estadual, com a volta às aulas após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. Os dados serão apresentados nesta quinta-feira (23.06), às 08h30, em coletiva à Imprensa, na Seduc, em Cuiabá.

“Essa avaliação é fundamental, porque é com base nela que vamos trabalhar as ações para melhorar a qualidade do ensino que ofertamos e a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A análise faz parte do “Avalia MT”, política de educação implementada pela atual gestão, com foco em melhorar o ensino aprendizagem dos estudantes.

“Para cada situação é preciso uma estratégia e uma intervenção diferente no fortalecimento da aprendizagem. A Avaliação Diagnóstica mostra a realidade e indica as tomadas de decisões nesse sentido”, analisa o ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, José Henrique Paim Fernandes.

Leia mais:  Governo de Mato Grosso lamenta falecimento do ex-deputado e ex-senador Luiz Soares

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262