conecte-se conosco


MT

Seciteci certifica 31 novos técnicos em agropecuária em Novo Horizonte do Norte

Publicado


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), realizou nesta segunda-feira (25.10), a entrega de 31 diplomas de conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Sinop (ETE), referente a unidade fora de sede, no município de Novo Horizonte do Norte.

A Escola de Sinop trabalha com a formação presencial nas áreas de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Recursos Naturais, Saúde e Infraestrutura, e na oferta de cursos técnicos de Formação Inicial Continuada (FIC), e de Aperfeiçoamento ministrados nas unidades fora de sede localizadas em Marcelândia, Nova Guarita, União do Sul, Juara, Juína, Novo Horizonte do Norte, Feliz Natal e Peixoto de Azevedo.

“Mato Grosso é o Estado que mais cresce no Brasil, somos a locomotiva do agronegócio no país, e essa pujança econômica exige que tenhamos profissionais qualificados e prontos para lidar com as novas tecnologias e as exigências do mercado de trabalho. Infelizmente temos uma gama de profissionais, que não acessam o mercado por falta de qualificação. Os diplomas entregues hoje, irão garantir mudanças diretas na vida do produtor, otimizando o potencial produtivo e assegurando competitividade aos produtos, ao município e consequentemente, ao Estado. Vocês, a partir de agora, são o elo de uma das cadeias produtivas mais importante de Mato Grosso”, definiu o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (SECITECI), Stephano do Carmo.

Leia mais:  Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

“Um momento singular na vida dos nossos formandos, que a partir da certificação terão ainda mais segurança e o reconhecimento exigido pela sociedade para o ingresso no mercado de trabalho. Parabéns ao Governo do Estado, e a todos os envolvidos na formação dos nossos jovens, que enfrentaram momentos difíceis para chegar até aqui. Vocês conseguiram. Tenham orgulho disso. Sucesso, e que venham novos cursos”, comemorou o prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves.

Na oportunidade, a SECITECI anunciou para Novo Horizonte do Norte a realização do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) para Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas. O curso terá início no próximo ano, e fará parte do quadro de novas formações que serão ofertadas para o município.

“O Governo do Estado não tem medido esforços para potencializar as oportunidades de emprego e renda à população, seja para os jovens em busca do primeiro emprego e que dependem da qualificação profissional para serem aceitos no mercado de trabalho; seja para aqueles que já ocuparam uma vaga e que por falta de aperfeiçoamento acabaram excluídos pelo mercado. Estamos trabalhando para que o cidadão se sinta assistido, e mais do que isso, receba do Estado a condição necessária para dar o primeiro passo”, definiu a diretora da ETE de Sinop, Ivanir Latanzi.   

Leia mais:  Assembleia vai discutir teletrabalho em audiência pública proposta por Barranco

Nesta quarta-feira (27.10), será a vez de União do Sul realizar a certificação de 16 novos profissionais, formados também no curso Técnico em Agropecuária. A solenidade será realizada a partir das 19h, na Câmara Municipal. 

Com a entrega dos certificados, os novos profissionais recebem a validação necessária para não só, garantir o acesso a uma vaga no mercado de trabalho, como também ser o ponto de partida para o aprimoramento da profissão. Além de capacitar para o domínio prático, os cursos possibilitam uma inclusão mais rápida no mercado.  

A solenidade contou a presença do secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (SECITECI), Stephano do Carmo, do prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves, o vice-prefeito Felipinho Honório, do presidente da Câmara Municipal, vereador João Carlos, do secretário municipal de Educação, Reinaldo Aparecido, da diretora da ETE de Sinop, Ivanir Latanzi, da coordenadora de Desenvolvimento Educacional/ETE Sinop, Débora Malagutti e da coordenadora municipal do Curso Técnico em Agropecuária, professora Bernadete Lazarini, além da presença de amigos e familiares dos formandos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

MT

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicado


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia mais:  Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia mais:  Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MT

Empaer promove encontro para fomentar o turismo rural em Mirassol D´Oeste e região

Publicado


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promove no dia 07 de dezembro, em Mirassol D´Oeste (a 300 km de Cuiabá), o 1º Encontro Regional de Turismo. O evento será no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a partir das 8h.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal e a Prefeitura Municipal e tem o objetivo de capacitar os interlocutores municipais e conselheiros de turismo. O Encontro é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional.

Na abertura do evento, o turismólogo da Empaer Robson Junior Hartmann irá falar sobre o Plano de Desenvolvimento do Turismo Regional. Logo em seguida, o agente técnico e turismólogo da Secretaria Estadual Adjunta de Turismo (Seadtur), Diego Augusto Orsini Beserra irá explanar sobre o Programa de Regionalização e atualização do mapa do turismo brasileiro.

O especialista em turismo rural, o técnico da Empaer, Geraldo Lúcio Donizete falará sobre a História da evolução das políticas públicas do turismo rural.

As 10h30, a servidora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luciana Viegas vai abordar sobre o Papel do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) no desenvolvimento turístico municipal.

Leia mais:  Mato Grosso conquista 21 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2021

No período da tarde os temas serão: Oportunidades de negócios no turismo rural e a Criação do Conselho Regional de Turismo, com Geraldo Lucio.  Já Luciana Viegas, falará sobre Como fazer e pra que serve o inventário turístico municipal. O encerramento está previsto para as 16h30. Interessados em participar inscrição pelo link

Serviço:

1º Encontro Regional de Turismo
Quando: 7 de Dezembro (terça-feira)
Onde: Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) – Rua Bento de Alexandre dos Santos, nº 867


 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262