O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se com o Ministério Público do Estado (MPE), representado pelo promotor Miguel Slhessarenko Júnior, vereadores, representantes da sociedade civil e famílias atípicas para discutir estratégias que garantam o acesso das crianças autistas e com deficiência às Cuidadoras de Alunos com deficiência (CADs) nas escolas e creches da rede municipal de ensino.
Rennan Oliveira
O encontro, realizado na terça-feira (21), contou com a participação das vereadoras Maysa Leão e Samantha Iris e Coronel Dias. Além da presidente da Associação dos Amigos dos Autistas Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras Presidente (AMAND-MT), Helena Amaral, e da secretária municipal de Educação, Solange Pereira.
“Queremos garantir o acompanhamento adequado das nossas crianças e, ao mesmo tempo, valorizar as profissionais que trabalham com elas. A inclusão e acessibilidade são pilares fundamentais da nossa gestão, e estamos abertos ao diálogo com o Ministério Público, vereadores e toda a sociedade para garantir ações transparentes e eficazes”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.
Durante a reunião, os participantes debateram alternativas para melhorar os serviços de apoio na educação inclusiva, especialmente na atuação das CADs, profissionais que acompanham e auxiliam os alunos com necessidades especiais. O prefeito também anunciou que não renovará o contrato com a empresa Conviva, responsável pela contratação e gestão das CADs. A decisão foi tomada após diversas reclamações de pais e mães sobre a qualidade do serviço no último ano, incluindo denúncias de falta de valorização das profissionais, cobertura insuficiente de crianças e acúmulo de funções.
A vereadora Maysa Leão destacou a importância da iniciativa: “Esse encontro no Ministério Público foi fundamental para as mães e as CADs de Cuiabá. Discutimos com o prefeito e a equipe da educação as melhores soluções para avançarmos na educação inclusivo”.
Samantha Íris reforçou o compromisso da gestão em atender às famílias atípicas: “Estamos cientes de todas as necessidades e buscando as melhores soluções para atender às famílias. Ainda há um longo caminho, pois herdamos uma gestão que negligenciou essa área por muito tempo”.
A prefeitura busca implementar novas estratégias para garantir que o retorno às aulas em 2025 já tenha um modelo de inclusão estruturado e eficiente. A valorização das CADs e a cobertura integral das crianças da rede municipal permanecem como prioridades.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
N O T A
A Conviva Serviços informa que cumpriu rigorosamente as cláusulas contratuais firmadas com a Prefeitura de Cuiabá, na prestação dos serviços de Cuidadores de Alunos com Deficiência na rede municipal de ensino. Esclarece ainda que no período do contrato não recebeu qualquer notificação ou denúncia de inconformidade. A empresa zela pela capacitação constante de seus profissionais com base em critérios que garantem inclusão, bem-estar e autonomia aos alunos assistidos.