conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria da Mulher, IPDU e Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias abrem discussões sobre mobilidade em Fórum ‘Mulheres Que Transformam a Cidade’

Publicado


A Secretaria Municipal da Mulher em parceria com o  Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e a Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias realizam o primeiro fórum ‘Mulheres Que Transformam a Cidade’. Durante o evento serão debatidas políticas públicas de mobilidade para tornar a cidade mais igualitária. O  primeiro evento será realizado nesta quinta-feira (14) no Centro Comunitário do CPA I, às 19h. E na sexta-feira (15),  o encontro ocorrerá na sede da  União Coxipoense de Associação de Moradores (UCAM), ao lado da Escola Municipal Cívico Militar Maria Dimpina no bairro Coxipó,  às 19h. 

A  mobilidade para as mulheres é uma preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro. E por isso,  Plano Diretor, que está sendo revisado, é o instrumento que vai determinar todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento em longo prazo do município. Sendo assim, será possível pensar em uma Cuiabá do Futuro e para todos. 
 
O secretário adjunto do IPDU, Marcio Puga, comenta que o fórum é uma provocação para que o público feminino seja ouvido. “Vamos ouvir e trazer à tona alguns assuntos que achamos pertinentes, de como a cidade lida com a cidade e como as mulheres lidam com o universo urbano, como elas encaram isso, é um ambiente seguro ? Se transita de todas as formas, a mãe, a mulher que trabalha e outros.  São várias facetas, e geralmente, as cidades são pensadas mais para o carro, e quando pensamos no humano é mais para os homens. E a nossa  civilização já não é patriarcal, as mulheres participam da economia e  queremos ouvir as  percepções das mulheres. Vamos levantar os pontos fracos e fortes e planejar uma cidade daqui 10, 20 anos. Estamos no momento de revisão do Plano Diretor e vão ser trazidas para a conclusão do  Plano”, comentou. 
 
A Secretária da  Secretaria Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, conta que às mulheres que participarão deste fórum irão responder a  um questionário que irá indagar sobre a segurança,  as calçadas, meios de transportes, dentre outros. “Se bem sucedidos na tarefa de melhorar o espaço público urbano de Cuiabá, pela ótica feminina, com ênfase nas desigualdades entre homens e mulheres, estaremos na verdade contribuindo para a ação mais ampla em torno dos processos de planejamento participativo com esse olhar mais humano e gentil, que possam se fazerem presentes no novo Plano Diretor através de propostas de possíveis soluções ou políticas públicas voltadas a enfrentar os desafios que possam ser identificados. Esse é o desejo do prefeito Emanuel E da primeira-dama, Márcia Pinheiro. Vamos falar sobre as ruas e calçadas, bem como o transporte público quando precários prejudicam de forma mais intensa a mobilidade das mulheres, seja das mães que carregam seus filhos ou carrinhos de bebês, das acompanhantes de idosos ou pessoas portadoras de deficiências, e das chefes de família que carregam as compras para abastecimento da casa.”,  concluiu Zamproni. 

 

Leia mais:  Câmara realiza ação em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Comentários Facebook

Cuiabá

Novos estagiários são recepcionados na Câmara

Publicado


Na presidência da Casa, os estudantes assinaram o termo de compromisso de estágio

Oito estagiários aprovados no último processo seletivo foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (18), na Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), pelo secretário de Ações Institucionais, Leonardo Pio Arnuti, e pelo chefe do Núcleo da Escola do Legislativo, Danilo Monlevade.

“Para nós é muito gratificante receber esses jovens que vieram para contribuir conosco, com certeza, vamos aprender com eles e eles vão aprender com os nossos servidores, com secretários e os vereadores”, destacou o presidente da Casa.
Os estudantes foram aprovados na última seletiva realizada pela Câmara e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nesta segunda, eles assinaram o termo de compromisso de estágio.
O estudante de jornalismo, Matheus Fin, foi designado para a Secretaria de Comunicação da Câmara. “É muito gratificante ter conseguido essa vaga, poder entender mais sobre a Casa de Leis e também aprender mais sobre a área que estou estudando”, disse.
Já o estudante Maicon Douglas, que faz o curso técnico em Meio Ambiente no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), ingressou na Secretaria de Ações Institucionais. “Espero colocar em prática tudo aquilo que aprendi no meu curso e espero contribuir mais para a população cuiabana e para a Câmara também”, frisou.

Secom Câmara

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca 49 candidatos aprovados; Veja a listagem

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá convoca 49 candidatos aprovados; Veja a listagem

Publicado


A Prefeitura de Cuiabá publica nesta segunda-feira (18) os editais de convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários da Secretaria Municipal de Educação, para os cargos de Professor Pedagogo, Professor com Especialização em Atendimento Educacional Especializado e/ou Educação Especial (AEE), Professores de Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa e Técnico de Desenvolvimento Infantil (TDI). No total estão sendo convocados 49 aprovados.

Os convocados devem comparecer na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 292, bairro Bandeirantes, na próxima quarta-feira (20) para admissões e contratações, conforme especificado nos editais.

Os convocados devem ler atentamente os editais, que trazem todas as informações, inclusive sobre os documentos que devem ser entregues. É importante lembrar que, de acordo com os editais, o candidato deve apresentar toda a documentação exigida. A idoneidade dos documentos apresentados é de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente por quaisquer declarações falsas, irregularidades ou ilegalidades que eventualmente forem constatadas.

Leia mais:  Vereadores participam da abertura da campanha "Leitura da Bíblia"

O candidato que não comparecer no dia e horários previstos ou não entregar toda a documentação exigida será eliminado, pois não haverá segunda chamada. Nesse caso, serão chamados os classificados na sequência.

As convocações se referem ao Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários de Prestação de Serviços por Tempo Determinado e Formação de Cadastro de Reserva, Nº 005/2020/GS/SME.

Os candidatos aprovados irão atuar em unidades educacionais da rede pública municipal de ensino atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, suprindo vagas em substituição, de profissionais efetivos.

Processo Seletivo

O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária da Prefeitura de Cuiabá ofereceu 1.924 vagas, além da formação de cadastro de reserva. A Prefeitura de Cuiabá já convocou 1.700 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para diversos cargos.

Confira anexo os editais de convocação.

Serviço:

Convocação de candidatos do Processo Seletivo Simplificado

Data: quarta-feira (20), conforme convocação nos Editais

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262