Connect with us

Cuiabá

Secretária de Educação encontra materiais armazenados indevidamente e determina levantamento de estoque

Publicado em

A secretária Municipal de Educação, Solange Dias, vistoriou na terça-feira (7) a Coordenadoria Técnica de Nutrição Escolar e o Almoxarifado do órgão. A verificação faz parte das ações visando o retorno das aulas na rede pública municipal de Cuiabá, no próximo dia 3/02. Após vistoriar os dois setores, a gestora determinou que seja feito um levantamento dos materiais em estoque, principalmente no Almoxarifado, onde a situação é considerada precária.

Uniformes escolares, livros, móveis de escritório, equipamentos de cozinha, bebedouros, armários, materiais de limpeza (entre eles 7 mil litros de hipoclorito de sódio, que deveriam estar acondicionados em locais específicos por se tratar de material abrasivo). Além de materiais pedagógicos como livros, brinquedos, parquinhos e colchonetes utilizados pelas unidades educacionais que atendem crianças em idade de creche e outros que se encontram estocados inadequadamente em barracão.

A gestora determinou que seja feita a limpeza do local e organização dos materiais encontrados. Para realizar esse trabalho, mais servidores foram designados para o setor.

“Após esse levantamento e visitas nas unidades educacionais a fim de verificar a gravidade da situação, já que em algumas estão faltando equipamentos e materiais pedagógicos, esses itens serão redistribuídos para sanar o déficit existente no momento”, explica Solange Dias.

Na Coordenadoria de Nutrição Escolar, a gestora determinou que seja realizada a manutenção dos equipamentos, inclusive das câmaras frias e de dois caminhões utilizados para o transporte da alimentação para as unidades educacionais.

Acompanharam a vistoria a secretária-adjunta de Educação Vilmara Vidica e assessores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura retira 480 toneladas de resíduos do Córrego do Gambá

Published

on

Em pouco mais de 10 dias de trabalho intensivo, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras Públicas, realizou a retirada de 480 toneladas de material contaminado de áreas urbanas. Somente na quarta-feira (22), cerca de 30 toneladas de resíduos foram removidas do córrego do Gambá, localizado na região da Avenida Beira Rio.

Mais de 50 viagens de caminhão já foram realizadas, removendo uma combinação de areia e resíduos sólidos acumulados no leito do córrego. Para a execução dos trabalhos, a equipe utilizou duas retroescavadeiras hidráulicas, caminhões caçamba, que transportaram os detritos diretamente para o aterro sanitário. O objetivo principal é restaurar a capacidade de escoamento do córrego. No temporal de 12 de janeiro, o córrego transbordou e alagou casas, tingindo principalmente o bairro São Mateus.

“O trabalho é essencial para evitar novos alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais. Estamos atentos às necessidades dos bairros e empenhados em oferecer respostas rápidas à comunidade, priorizando ações que combinem eficiência e sustentabilidade”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira.

A iniciativa integra o plano de ações preventivas da nova gestão municipal para minimizar os impactos das chuvas, proteger áreas vulneráveis e preservar o meio ambiente. Além de garantir a segurança dos moradores, a limpeza reduz a poluição do córrego e de áreas adjacentes, contribuindo para a sustentabilidade local.

A Prefeitura também reforça o apelo à colaboração da população para combater o descarte irregular de resíduos em córregos, rios e áreas públicas. “A ação não apenas reduz o impacto das chuvas, mas também promove a conscientização ambiental entre os moradores, destacando a importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento urbano de Cuiabá. Pedimos à comunidade que nos ajude a manter a cidade mais segura e limpa”, concluiu o secretário.

#PraCegoVer

Na imagem, quatro homens estão envolvidos em uma obra de construção ao ar livre.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Prefeitura e MP discutem estratégias de atendimento para crianças autistas e com deficiência na educação

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reuniu-se com o Ministério Público do Estado (MPE), representado pelo promotor Miguel Slhessarenko Júnior, vereadores, representantes da sociedade civil e famílias atípicas para discutir estratégias que garantam o acesso das crianças autistas e com deficiência às Cuidadoras de Alunos com deficiência (CADs) nas escolas e creches da rede municipal de ensino.

Rennan Oliveira

O encontro, realizado na terça-feira (21), contou com a participação das vereadoras Maysa Leão e Samantha Iris e Coronel Dias. Além da presidente da Associação dos Amigos dos Autistas Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras Presidente (AMAND-MT), Helena Amaral, e da secretária municipal de Educação, Solange Pereira.

“Queremos garantir o acompanhamento adequado das nossas crianças e, ao mesmo tempo, valorizar as profissionais que trabalham com elas. A inclusão e acessibilidade são pilares fundamentais da nossa gestão, e estamos abertos ao diálogo com o Ministério Público, vereadores e toda a sociedade para garantir ações transparentes e eficazes”, afirmou o prefeito Abilio Brunini.

Durante a reunião, os participantes debateram alternativas para melhorar os serviços de apoio na educação inclusiva, especialmente na atuação das CADs, profissionais que acompanham e auxiliam os alunos com necessidades especiais. O prefeito também anunciou que não renovará o contrato com a empresa Conviva, responsável pela contratação e gestão das CADs. A decisão foi tomada após diversas reclamações de pais e mães sobre a qualidade do serviço no último ano, incluindo denúncias de falta de valorização das profissionais, cobertura insuficiente de crianças e acúmulo de funções.

A vereadora Maysa Leão destacou a importância da iniciativa: “Esse encontro no Ministério Público foi fundamental para as mães e as CADs de Cuiabá. Discutimos com o prefeito e a equipe da educação as melhores soluções para avançarmos na educação inclusivo”.

Samantha Íris reforçou o compromisso da gestão em atender às famílias atípicas: “Estamos cientes de todas as necessidades e buscando as melhores soluções para atender às famílias. Ainda há um longo caminho, pois herdamos uma gestão que negligenciou essa área por muito tempo”.

A prefeitura busca implementar novas estratégias para garantir que o retorno às aulas em 2025 já tenha um modelo de inclusão estruturado e eficiente. A valorização das CADs e a cobertura integral das crianças da rede municipal permanecem como prioridades.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

N O T A

A Conviva Serviços informa que cumpriu rigorosamente as cláusulas contratuais firmadas com a Prefeitura de Cuiabá, na prestação dos serviços de Cuidadores de Alunos com Deficiência na rede municipal de ensino. Esclarece ainda que no período do contrato não recebeu qualquer notificação ou denúncia de inconformidade. A empresa zela pela capacitação constante de seus profissionais com base em critérios que garantem inclusão, bem-estar e autonomia aos alunos assistidos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262