Connect with us

Cuiabá

Secretarias de Planejamento de Cuiabá e VG iniciam cooperação para projetos

Publicado em

Pela primeira vez, representantes das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande se reuniram oficialmente para discutir projetos integrados entre as duas cidades. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Planejamento de Cuiabá e envolveu a Secretaria Municipal de Planejamento de Várzea Grande, visando promover estratégias entre as administrações na busca por soluções conjuntas.

As duas cidades são separadas geograficamente pelo Rio Cuiabá, mas enfrentam desafios semelhantes que podem ser superados por meio da cooperação. O encontro ocorreu na quarta-feira (14), com a presença de técnicos e representantes de ambas as administrações, além do secretário de Planejamento de Cuiabá, Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior, e da secretária de Planejamento de Várzea Grande, Drielli Martinez.

“Fomos convidados para acolher as propostas de Cuiabá, que deseja integrar alguns projetos com Várzea Grande. Discutimos temas como tecnologia, startups, sistemas de aplicativos e transporte, que podem ser estruturados em parceria. A ideia é iniciar um trabalho conjunto que futuramente será apresentado à prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, e ao prefeito de Cuiabá, Abilio”, explicou Drielli.

Segundo o secretário Nivaldo, é essencial que Cuiabá busque soluções em conjunto com Várzea Grande para problemas que afetam ambas as cidades. “Isso proporcionará mais racionalidade e eficiência nos gastos públicos, além de maior força política para pleitos junto a outros poderes e esferas federativas”, destacou.

Durante o encontro, também foi discutida a construção dos instrumentos de planejamento de ambas as cidades. Enquanto Cuiabá trabalha na finalização da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista para o final do mês, Várzea Grande já concluiu a entrega do seu Plano Plurianual (PPA). Ou seja, seguiram caminhos inversos: agora, Cuiabá elaborará seu PPA e Várzea Grande, sua LDO.

A troca de experiências sobre os processos e metodologias utilizadas foi um dos pontos centrais do encontro.

“Estamos discutindo o planejamento estratégico de Cuiabá, alinhado ao programa de governo do prefeito Abílio. Com Várzea Grande já tendo entregue seu PPA, temos a oportunidade de trocar ideias, compreender os diferentes momentos e buscar convergência”, destacou a diretora técnica de planejamento da Prefeitura de Cuiabá, Silvina Maria dos Anjos.

Apesar da divisão geográfica, as duas cidades compartilham características. “A única coisa que divide as duas cidades é o rio. Temos muitos problemas e características em comum. Por isso, essa aproximação técnica é fundamental para pensarmos em soluções conjuntas”, afirmou Drielli Martinez.

Ao final do encontro, os participantes reforçaram a importância do alinhamento contínuo. “Estamos construindo uma base de estudos para futuros projetos. A decisão política caberá aos chefes do Executivo, mas já demos o primeiro passo. E quem ganha com isso é a população das duas cidades”, concluíram.

Indicadores e próximos passos

Entre os pontos de convergência já identificados estão os projetos ligados ao GPE (Gerenciamento do Planejamento Estratégico), do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que visa à gestão por resultados com base em indicadores compartilhados.

A expectativa é de que o alinhamento avance para outras áreas, com a participação de diferentes secretarias das duas prefeituras.

Esta foi a primeira reunião formal entre as equipes técnicas de planejamento das cidades. Até então, os diálogos eram pontuais e isolados. Agora, o objetivo é institucionalizar esse canal de comunicação e consolidar uma base sólida para o desenvolvimento de projetos integrados.

#PraCegoVer

A foto mostra os participantes da reunião reunidos em volta de uma mesa grande na sala do secretário de Meio Ambiente de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Coral Municipal de Cuiabá abre audições para novos integrantes

Published

on

O Coral Municipal de Cuiabá está retornando às suas atividades e abre audições para seleção de novos integrantes. Jovens a partir de 16 anos, com experiência em canto ou canto coral, (e também sem experiência) podem se inscrever para participar do processo seletivo, que busca fortalecer o grupo com novos talentos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o dia 30 deste mês, até o meio-dia. Nesta mesma data, das 14h às 18h, acontecem a seletiva das audições, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na Rua Barão de Melgaço, nº 3677 (esquina com a Rua Campo Grande).

“Reativar o Coral Municipal de Cuiabá é mais do que resgatar uma tradição cultural; é investir no fortalecimento da identidade cuiabana e promover a inclusão social por meio da arte. Esse projeto terá impacto direto na valorização do nosso patrimônio imaterial, fomentará a economia criativa, criará oportunidades de aprendizado e proporcionará bem-estar à nossa população. Além disso, reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que incentivem a participação da comunidade e a preservação da nossa cultura. Queremos que o Coral seja um símbolo de união, orgulho e enriquecimento para toda a sociedade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson.

O coral é uma atividade cultural permanente (não um curso), com ensaios regulares sempre às quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75. Inclusive, os novos integrantes, começarão os ensaios já no dia 02 de julho.

Trabalha com repertório diversificado, com ênfase especial na música mato-grossense, tanto regional quanto popular. Além da regência de Carlos Taubaté, o grupo conta com a preparação vocal do professor Romulo Aguiar.

“Este é o momento mais importante, o da admissão. Quanto maior o número de interessados inscritos, mais competitiva será a audição e maior a chance de formar um coral com excelência”, destacou o maestro Carlos Taubaté.

Com mais de 30 anos de história, embora tenha ficado inativo por um período, o Coral Municipal foi retomado há 12 anos sob a regência do maestro Carlos Taubaté, que permanece à frente do trabalho.

Formulário de inscrição

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_ytDAHCUc6WkRVVWZ2FEOe8WdVldskObQWM7jNYs8L5BlMA/viewform ou pelo whatsapp (65) 99809-8810, com Hermes Proença. Basta preencher os requisitos básicos como nome completo, telefone, email, endereço e informar se já teve alguma experiência com coral.
Após o preenchimento é só enviar.

#PraCegoVer

A imagem retrata uma apresentação do coral, em palco de teatro, com o maestro Carlos Taubaté na regência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Oficina de cerâmica encanta crianças e famílias no Museu do Rio

Published

on

O barro parecia apenas um monte disforme diante dos olhares curiosos. Mas bastava um toque, uma pressão suave com os dedos e um giro na roda de oleiro para a mágica começar. Foi assim, de forma lúdica e encantadora, que dezenas de crianças viveram uma experiência única durante as oficinas da Feira Viva Mulher, realizadas no Museu do Rio, em Cuiabá.

A programação, que começou na quinta-feira (12), é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Mulher. Gratuita e aberta ao público até o dia 29 de junho, a feira promove atividades de formação, cultura, empreendedorismo e arte — com destaque para a oficina de cerâmica, que transformou pequenos em grandes artistas.

“Isso aqui é uma coisa mágica”, disse o ceramista Osmar Virgílio, que há mais de 30 anos molda histórias em barro. “A criança olha um montinho de barro e, de repente, aquilo vira uma algo bonita. Parece mágica. É lúdico, é acessível. A gente está trazendo nosso trabalho pra rua, pras crianças tocarem, criarem, experimentarem. Isso é política pública chegando onde precisa”.

Quem também se encantou foi o técnico mecatrônico Eider Pereira, que acompanhava o filho Isaque na oficina. “A primeira vez que viemos aqui, ele já ficou empolgado. Agora, quando soube que teria oficina, quis voltar. É incrível ver como incentiva a criatividade das crianças”, contou.

E Isaque confirmou com um sorriso de barro no rosto: “Eu fiz uma tigela. Vou levar pra casa!” Já Ana, de olhos brilhando, declarou: “Minha mão ficou toda suja, mas tá bonito demais!”

Entre risos, mãos sujas e olhares atentos ao torno girando, a oficina mostrou que o barro ensina mais do que arte — ensina paciência, cuidado e a alegria de transformar algo simples em algo único.

Ao longo dos dias, a Feira Viva Mulher segue com palestras, oficinas de beleza, rodas de conversa e exposições, com foco especial no protagonismo feminino e na valorização de saberes populares. Mas, entre uma atividade e outra, será difícil esquecer a alegria pura de uma criança vendo o barro virar sonho nas próprias mãos.

#PraCegoVer

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262