Connect with us

Cuiabá

Secretário de Inclusão assegura sinalização aguardada há seis meses por escola

Publicado em

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, celebrou as melhorias na sinalização que garantiram a acessibilidade dos estudantes do Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), localizado no bairro Consil, em Cuiabá. A solicitação do serviço foi feita na semana passada e concluída nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Cuiabá.

Andrico Xavier foi procurado pela comunidade escolar, que reivindicava a instalação de faixas de pedestres e a sinalização do espaço há seis meses. A direção da unidade escolar manifestou preocupação, especialmente com o retorno das aulas.

“A sinalização representa um respeito à escola bilíngue. As vans não conseguiam parar, e os alunos com deficiência auditiva não conseguem ouvir o barulho da buzina ou dos carros passando. Com a sinalização, a segurança dos alunos fica mais garantida”, afirmou o secretário.

O serviço de implantação de faixas de pedestres, sinalização indicando estacionamento regulamentado para vans escolares e colocação de placas para idosos e pessoas com deficiência foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

“O prefeito Abilio Brunini nos deu liberdade para essa articulação. Ele abriu as portas de outras secretarias e, em conjunto com a Semob, conseguimos realizar o serviço tão aguardado pela direção da escola. Recebemos o ofício do diretor na semana passada e, prontamente, mobilizamos a equipe e trouxemos a solução”, destacou Andrico.

O diretor Vitor Tavares Machado afirmou que os 57 alunos matriculados na unidade escolar, que atende principalmente estudantes surdos e surdos com múltiplas deficiências, iniciarão o ano letivo na próxima semana com mais segurança.

“Inclusive, temos uma aluna surda e cadeirante que precisa ter um acesso adequado, por isso solicitamos a instalação das placas de sinalização. Foram seis meses difíceis pedindo à gestão anterior, mas não fomos atendidos. Agora, essa conquista é muito significativa para a escola. As pessoas da região, especialmente aquelas que passam por essa rua, precisam entender que aqui temos uma escola diferenciada e que requer uma visão especial sobre acessibilidade”, concluiu o diretor.

#PraCegoVer

A imagem mostra o secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier apontando a sinalização da vaga exclusiva para pessoas com deficiência em frente ao Centro Estadual de Educação Inclusiva. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos do local sinalizado.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura e Câmara se unem para fortalecer políticas para mulheres

Published

on

A secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, e a coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal, Maíra Scardelai, se reuniram nesta semana para alinhar ações conjuntas voltadas à valorização e proteção das mulheres. O encontro ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença da presidente, Paula Calil, e da secretária de Apoio à Cultura, Rayhana Arnuti.

A secretária Hadassah teve a oportunidade de conhecer as instalações da Sala da Mulher Maria Nazareth Hahn e da Sala de Apoio à Amamentação, recentemente reinaugurada, para acolher e amparar os servidores da Casa e a população cuiabana.

Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de apoio às mulheres, além da colaboração entre a Câmara e a Secretaria Municipal da Mulher em eventos e ações realizadas por ambas as instituições. Também foram abordados os recursos e serviços de suporte disponíveis para o atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

A secretária Hadassah destacou a importância de integrar todos os serviços de acolhimento, como psicólogos e assistentes sociais, para garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade tenham o suporte necessário para reconstruir suas vidas.

Mãe da recém-nascida Sara Liriel, Hadassah também aproveitou para conhecer a Sala de Apoio à Amamentação da Casa de Leis. Ela enfatizou que as políticas públicas voltadas para as mulheres precisam atender a todas as necessidades.

“A Sala de Apoio à Amamentação da Câmara é um exemplo. E em parceria com a Sala da Mulher precisamos avançar em políticas públicas em todos os sentidos. Não somente para mulheres vítimas de violência, mas para todas as mulheres: aquelas que precisam recomeçar, que querem empreender, que precisam de apoio com os cuidados dos filhos. Precisamos estreitar os laços com a Câmara para fortalecer os trabalhos”, afirmou Hadassah.

Maíra Scardelai destacou as ações da Sala da Mulher e sugeriu parcerias para participação mútua da Câmara Municipal nos eventos da Secretaria da Mulher.

“A Sala da Mulher desenvolve ações sociais, oferece acolhimento e incentiva o empreendedorismo feminino, sempre de portas abertas para a população cuiabana. A reunião de hoje foi muito produtiva, pois alinhamos agendas para integrar nossos eventos e reforçar nosso compromisso com a proteção das mulheres e crianças, além de promovermos a educação como ferramenta essencial de transformação”, afirmou Maíra Scardelai.

A presidente da Câmara, Paula Calil, fez questão de participar da reunião entre as agendas da presidência e apresentar as instalações da Sala da Mulher. Ela destacou que a reabertura do espaço, que ficou fechado por dois anos, representa o acolhimento da Câmara Municipal.

“É fundamental que acolhamos aqueles que estão dentro da nossa Casa. Quero trazer para a Sala da Mulher as experiências de nossos projetos sociais, como rodas de conversa com psicólogos, ações de autocuidado para as mulheres, e atividades especiais durante o mês das mulheres, como aulas de funcional e ritmos. Queremos envolver ainda mais a comunidade e as lideranças femininas nas ações da Sala da Mulher”, declarou Paula Calil.

#PraCegoVer

A foto desta reportagem ilustra a secretária da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah sentada com terno em tom intenso azul royal durante a conversa a presidente da Câmara de Cuiabá, Paula Calil, que também usa terno em tom azul marinho e calça cinza. Do outro lado da mesa se encontra a coordenadora da Sala da Mulher da Câmara Municipal, Maíra Scardelai, que usa preto. Abaixo tem uma galeria de fotos que mostra todas as mulheres que participaram da reunião, entre elas, a secretária de Apoio à Cultura da Câmara de Cuiabá, Rayhana Arnuti, as assessoras da Secretaria da Mulher, Eduarda Butakka e Fabiana Martins Soares.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Agentes de saúde inspecionam mais de 2 mil imóveis no Pedra 90

Published

on

Agentes comunitários de saúde e agentes comunitários de endemias realizaram neste sábado (15) vistorias em 2.332 residências localizadas na segunda etapa do bairro Pedra 90. A ação é desdobramento do Dia D de combate à dengue, onde é feito o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika, chikungunya, conhecidas como arboviroses.

A Vigilância Sanitária ainda procedeu com notificações em cinco imóveis. A Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) promoveu a retirada de vários pneus com água parada que favoreciam o desenvolvimento do mosquito. Até o meio dia deste sábado, 28 pacientes foram atendidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro. Ainda foram registradas 12 coletas laboratoriais e quatro crianças de 10 a 14 anos vacinadas contra a dengue.

A ação também apresentou caráter educativo, pois, todos os agentes receberam a missão da Secretaria Municipal de Saúde de fornecer informações aos moradores para evitar água parada em seus domicílios.

“São visitas domiciliares para fazer tratamento de 100% dos criadouros dos quais precisamos de auxílio dos moradores para remover. Neste sábado, também teremos a unidade de saúde aberta para avaliar quadros de arboviroses e disponibilizar a vacina contra dengue para as crianças de 10 a 14 anos”, explica a coordenadora da vigilância de Zoonoses, Alessandra Carvalho.

A ação integra um conjunto de medidas emergenciais para conter a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, que deposita seus ovos à beira de água parada. Houve um aumento significativo de dengue, zyka e chikungunya nas primeiras semanas de 2025.

São medidas de prevenção ao mosquito da dengue:

Eliminar água acumulada em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas, piscinas e tampas de garrafas

Tampar caixas d’água e lixeiras

Colocar areia nos pratos de plantas

Recolher e acondicionar o lixo do quintal

Limpar as calhas

Cobrir piscinas

Usar repelentes

#PraCegoVer#

A foto ilustrada é a de um agente de saúde vestido com camisa azul clara inspecionando uma caixa d” água de tampa azul numa ação de combate ao mosquito da dengue.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262