Connect with us

Cuiabá

Secretário de Turismo debate com o setor econômico estratégias de fomento para o projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’

Publicado em

O secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, e a equipe técnica da pasta, receberam na  tarde de quinta-feira (26), representantes de diversos setores para elaborar e incluir ideias ao projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, que visa movimentar a cidade em feriados prolongados com a abertura do  comércio em geral, bares, restaurantes, pontos turísticos da Capital. O projeto é uma medida adota pela gestão Emanuel Pinheiro, para ajudar os setores prejudicados na pandemia a se recuperarem. Também integram o  projeto as Secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), sob o comando do secretário Francisco Vuolo e também  Cultura, Esporte e Lazer, o secretário Aluízio Leite. 

“O projeto, na semana passada, foi apresentado ao trade turístico, ao comércio e outras entidades, como a Fecomércio, CDL, Associação Comercial e Sebrae. Explicamos o projeto ‘Viva o Feriado’ em Cuiabá. Este projeto foi uma solicitação do prefeito Emanuel Pinheiro que não mediu esforços para ajudar os setores visando que se recuperarem dos dois anos perdidos por causa da pandemia. Esse projeto, com a ajuda de vocês, com ideias e comprometimento, iremos trazer turistas do interior e segurar os cuiabanos na nossa cidade. As pessoas vão ter uma lista de coisas e atrativos para se fazer nos feriados prolongados. Precisamos de ideias, e queremos ouvi-los”, comentou Zito Adrien. 

O diretor regional do Sesc e Senac Mato Grosso, Carlos Rissato, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá e avisou que  o Sesc será parceiro do evento.  “Colocamos à disposição toda nossa atenção a este projeto. Temos que analisar como iremos receber essas pessoas nos feriados, pois, temos que capacitar a mão de obra para o serviço. Essa é uma grande preocupação do nosso presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior”, comentou ele. 
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT), Lorena Bezerra, afirmou que irá convocar os estabelecimentos para participação ao projeto ‘Viva o Feriado em Cuiabá’, e ainda, prevê a realização do Festival do Peixe, na Orla do Porto, como parte da programação. “Estamos de acordo e teremos alguns feriados prolongados ainda neste ano. Estamos com um festival gastronômico em andamento, e queremos sim participar desta grande ideia.  O Viva o Feriado em Cuiabá, irá movimentar o seguimento econômico, pois, desde o salão de beleza irá ser beneficiado. Podemos realizar novamente o Festival do Peixe no próximo feriado”, contribuiu ela. 

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira
 
Participaram da reunião:
  
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio)
 
 Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)
 
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)
 
 Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
 
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT)
 
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)
  
SESC Mato Grosso
 
SESI- SENAC – MT
  
Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá

 
Gestor do Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá, Alex de Deus
 
Assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo, João Eduardo Sá Costa Moreira Brito

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana