conecte-se conosco


AGRONEGÓCIO

Senar-MT e Sindicatos Rurais fazem parcerias para beneficiar comunidades nativas

Publicado


Sindicatos Rurais em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm fortalecido comunidades nativas do estado. Em Planalto da Serra foi realizado o primeiro treinamento na Aldeia Sawâpa, da etnia Kura Bakairi. Por meio do conhecimento, a comunidade visa implantar turismo rural na região.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Planalto da Serra, Angelina Benedita Pereira, as demandas estão sendo analisadas para serem inseridas no Plano Anual de Trabalho (PAT) 2022. “Inicialmente fizemos o curso de turismo rural e estamos aproveitando o momento para verificar as demais solicitações e inseri-las no nosso planejamento”.

Estefani Quipie Campos Kuiwra, moradora da Aldeia Sawâpa, agradeceu a parceria que vai capacitá-los a apresentarem os potenciais turísticos da região. “A nossa etnia está presente em três municípios e para nós é muito importante, porque vai nos capacitar e nos preparar para novos projetos”.

De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, Cida Cassiano, o desenvolvimento das comunidades trará melhorias para todo o município. “Nós temos muito potencial turístico e podemos alavancar por meio dessas capacitações. O nível dos treinamentos do Senar-MT é muito bom e acreditamos que esse seja primeiro passo de uma grande mudança para a nossa localidade”.

Leia mais:  Concurso Agrinho 2021 está com inscrições abertas

Cooperativa – Ao oeste de Mato Grosso, o Senar-MT e o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis firmaram parceria para ofertar treinamentos para a Coophihanama, uma cooperativa indígena de agricultura familiar. “Fizemos uma reunião inicial para atender esse público que trabalha com lavouras. Futuramente também prevemos a realização de palestras para as demais aldeias”, afirmou o supervisor regional do Senar-MT, Rodrigo Garcia.

Fonte: CNA Brasil

Comentários Facebook

AGRONEGÓCIO

Senar Roraima realiza primeiro encontro estadual do programa “Jovens Líderes do Agro” – CNA Jovem

Publicado


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Roraima – realizou, no último final de semana, o primeiro encontro presencial da etapa estadual do Programa CNA Jovem.  O evento contou com a participação dos finalistas da etapa nacional 2020/2021, dos egressos do programa, além do vencedor do CNA Jovem 2016, Jaoquim Neto.

No encontro os presentes interagiram com os dois representantes de Roraima na competição nacional dos anos 2020/2021.  O finalista Reinaldo Oliveira é indígena da etnia Macuxi e pós-graduado em Desenvolvimento Regional da Amazônia. Já a finalista Gabriele Medeiros, 24 anos, é Engenheira Agrônoma e, atualmente, mestranda em agronomia.

Durante o evento todos os integrantes participaram da palestra “Liderança em tempos de crise”, ministrada pela Especialista em Gestão Pública, Professora, Palestrante e Facilitadora de cursos gerenciais e oficinas de inovação, Inaiara Sá.

Sobre o CNA Jovem

O CNA Jovem é um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar para estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras. As melhores iniciativas são reconhecidas.

Leia mais:  Campo Futuro levanta custos de produção em nove estados

A quarta edição teve início em 2020 com fases introdutórias sobre o agronegócio brasileiro e oficinas digitais sobre problemas, oportunidades, propósito, liderança empreendedora e desafios.

Assessoria de Comunicação SENAR Roraima

facebook.com/Sistemafaerrsenar

instagram.com/faerr_senar

Fonte: CNA Brasil

Comentários Facebook
Continue lendo

AGRONEGÓCIO

15º Circuito Aprosoja inicia em Cláudia

Publicado


Fortalecimento Institucional

15º Circuito Aprosoja inicia em Cláudia

Aprosoja-MT traz o renomado palestrante e idealizador do Imposto Único, Marcos Cintra

02/08/2021

Iniciado nesta segunda-feira (02.08), o 15º Circuito Aprosoja, em Cláudia, Região norte de Mato Grosso. O Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, destacou a importância do tema “Tributação, quem paga a conta?”

Este ano, a Aprosoja-MT traz o renomado palestrante e idealizador do Imposto Único, Marcos Cintra. O Circuito terá como formato uma mesa redonda que permitirá uma maior integração entre os palestrantes e os produtores rurais. Participarão dos debates, presidente Fernando Cadore, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Daniel Latorraca e delegados coordenadores de cada núcleo. A mediação será feita pelo diretor Executivo da Aprosoja, Wellington Andrade.

Veja a entrevista completa no vídeo:

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: comunicacao@aprosoja.com.br

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Leia mais:  OVOS/CEPEA: Preços têm comportamentos distintos no fim de julho
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262